Vá e Faça a Diferença Como Neemias

Texto: Neemias 2:11–3

Introdução

Você já conheceu alguém que causa uma ótima primeira impressão? Essas pessoas geralmente são estilosas, amigáveis ​​e divertidas. Você quer que essa pessoa seja sua amiga. Então, você a recebe em sua casa ou planeja um dia de lazer.

Mas então as verrugas começam a aparecer. Você começa a ver que essa pessoa tem falhas profundas de caráter. Tão rápido quanto você se agarrou, você começa a se afastar. Essas decepções machucam. Você começa a pensar que todo mundo é hipócrita. Todos eles perseguem sua própria glória. Não posso confiar ou depender de ninguém.

Então, eu tenho gostado de conhecer Neemias. Isso porque, quanto mais eu o conheço, mais eu fico impressionado. Ele é piedoso, ele é gentil, ele é santo e ele é incrivelmente talentoso. Ele tinha uma rara combinação de piedade genuína e grande capacidade de liderança. Eu queria que Neemias estivesse concorrendo à Presidência! Isso seria incrível.

Neemias deve inspirar você. Espero que você preste atenção a este homem e, pela graça de Deus, aspire ser como ele. Tudo o que tornou Neemias grande brilha no texto de hoje. Vamos cobrir uma longa seção porque o capítulo 3 está cheio de detalhes que podemos cobrir rapidamente. Mas ele conta uma história incrível. Neemias teve uma grande visão do que Deus o havia chamado para fazer. Apesar das probabilidades esmagadoras, ele inspirou uma nação a se juntar a ele naquele chamado.

Claro, a igreja não é uma nação. Não temos o mesmo chamado político e militar. Mas também nos deu uma grande missão. Ele chamou a nossa igreja para impactar esta cidade com o poder do evangelho, para ver almas salvas e vidas transformadas. Ele chamou você individualmente para fazer o mesmo em sua esfera de influência. Então, meu desafio hoje é, unir-se pela causa do evangelho. Podemos causar um impacto poderoso para Cristo ao vermos o chamado de Deus e abraçá-lo. Nosso texto apresenta 3 passos para causar um impacto poderoso.

Vá e Faça a Diferença Como Neemias

O primeiro passo é …

I. Discernir o Chamado de Deus (2:11–16).

Poderíamos tomar esse passo como garantido, mas é realmente importante. Se nós como igreja e você como cristão vamos causar um impacto para Cristo, precisamos saber exatamente o que Deus nos chamou para fazer, e precisamos acreditar que isso importa. É exatamente isso que vemos em Neemias.

1. Neemias acreditava no chamado de Deus. Quando nossa história começa, Neemias tinha acabado de chegar em Jerusalém com a autoridade do rei e com o talão de cheques do rei. Tenho certeza de que quando ele apareceu com oficiais e cavaleiros persas, chamou a atenção de todos. Todos os cafés e pontos de encontro judeus estavam agitados com conversas sobre quem é esse tal de Neemias e por que ele está aqui.

Mas por 3 dias, ele diz, “não declarei a ninguém o que o meu Deus me pusera no coração para eu fazer em Jerusalém”. Por quê? Lembre-se de que apenas alguns anos antes, essas pessoas tentaram reconstruir Jerusalém e o rei as impediu. Então, os judeus certamente se sentiram derrotados. E Sambalate e Tobias estavam em alerta, prontos para causar estragos se tentassem reconstruir novamente.

Então, Neemias sabia que faria algumas ondas, e que ele deveria proceder com cuidado. Mas, novamente, 12 diz que era algo que “meu Deus me pusera no coração para eu fazer em Jerusalém”. Eu amo isso. Ele sabia que sua causa era certa e que importava. Ele acreditava que Deus o havia preparado para liderar e que Deus havia colocado essa paixão em seu coração. Mas por que ele estava tão confiante no chamado de Deus?

É porque sua missão era muito mais do que muros, defesa nacional e política. Em vez disso, você não pode entender Neemias sem apreciar o fato de que a glória de Deus e seu propósito para o mundo estavam vitalmente ligados à glória de Jerusalém. “Grande é o SENHOR e mui digno de ser louvado, na cidade do nosso Deus. Seu santo monte, belo e sobranceiro, é a alegria de toda a terra; o monte Sião, para os lados do Norte, a cidade do grande Rei. Nos palácios dela, Deus se faz conhecer como alto refúgio” (Sl 48:1–3). Jerusalém importava.

Então, Neemias estava, em última análise, lutando pela glória de Deus e pela propagação da fama de Deus por toda a Terra, reconstruindo o lugar de onde Deus havia determinado anunciar sua salvação.

Então, este é um bom momento para dizer que no próximo domingo à noite vamos discutir gastar muito dinheiro em um projeto de construção. Por que faríamos isso? É porque queremos um prédio mais confortável, melhores espaços para ficar e bater papo?

Não, é porque esta cidade deve conhecer a glória de Deus. Queremos dizer aos homens e mulheres que Jesus salva. Queremos cultivar discípulos saudáveis ​​e famílias fortes que vivam no poder do evangelho e possam ajudar outros a fazer o mesmo. A nossa igreja existe para a glória de Deus por meio da propagação do evangelho. Sabemos o que Deus nos chamou para fazer, isso importa, e acreditamos que Deus nos chamou para fazer mais.

Espero que você acredite nesse chamado. Você não está aqui apenas para ficar por aí, cumprir seu dever religioso e depois seguir com sua vida. Você quer que Deus edifique sua igreja. Você quer que o evangelho mude vidas e transforme esta cidade.

Deus tem feito coisas extraordinárias por meio desta igreja nos últimos anos. Louvado seja Deus por isso. Mas se isso vai continuar e aumentar, precisamos permanecer focados no que Deus nos chamou para fazer e por quê. Precisamos acreditar que ele nos dará sucesso. E precisamos nos unir em prol do evangelho.

Além disso, você deve discernir o que Deus pode estar colocando em seu coração para fazer para a glória dele. Como Deus preparou você para servi-lo? Quais responsabilidades ele lhe deu para com sua família, colegas de classe e colegas de trabalho? Quais portas únicas ele abriu com pessoas na igreja ou fora da igreja? Não flutue sem rumo pelos seus dias. Como Neemias, veja o que está acontecendo ao seu redor, ouça o chamado de Deus e coloque alguma convicção por trás disso quando Deus coloca algo em seu coração. A partir daí...

2. Neemias planejou cuidadosamente para cumprir o chamado de Deus. Neemias realmente era um líder incrível. Ele sabia que Sambalate e Tobias sabotaram a última reconstrução, e eles tinham amigos em Jerusalém ansiosos para dedurar Neemias. Então, Neemias sabia que ele deveria fazer uma guerra-relâmpago. Tudo deve acontecer muito rápido antes que seus inimigos possam responder.

Então, ele precisa de um plano claro e específico, mas ele deve planejar em segredo. Então, após 3 dias de descanso, ele embarca em uma missão furtiva para avaliar os muros. Ele vai à noite, com um pequeno grupo e apenas um burro ou mula. Na década de 1960, arqueólogos descobriram partes do muro que Neemias construiu. Eles não conseguiram encontrar tudo porque Jerusalém é uma cidade movimentada, mas temos uma boa ideia de onde Neemias construiu, conforme refletido nesta imagem (slide).

Neemias diz que escapou pelo Portão do Vale no lado oeste de Jerusalém e viajou ao redor da ponta sul da cidade. Ele viajou para o norte até chegar a um lugar onde não conseguia passar. Curiosamente, os arqueólogos encontraram uma enorme pilha de entulho da destruição de Nabucodonosor ao longo do muro oriental. Provavelmente bloqueou Neemias e o forçou a se virar.

A noite toda, ele deve ter pensado: “No que eu me meti? Isso é uma bagunça e um projeto enorme”. Mas ele se recusou a ser influenciado. Ele voltou para o portão do Vale, provavelmente, muito perto de onde ele estava hospedado, porque ele não queria que ninguém percebesse que ele estava fora.

Deus providenciou um líder incrível. Ele não convocou uma reunião e disse a todos para amarem Jesus e verem o que acontece. Sim, uma fé forte muitas vezes parecerá loucura para os descrentes, mas não é tolice. Não, Neemias traduziu sua ampla paixão pelo chamado de Deus para um plano sábio e detalhado para chegar lá.

3. Ele discerniu o chamado de Deus. Você deve fazer o mesmo. Não fique contente vagando sem rumo pela vida fazendo o que quer que pareça bom. Estude sua Palavra, ore por sabedoria, peça conselho e discirna como Deus quer usar você para sua glória eterna.

O segundo passo para causar um impacto poderoso é...

II. Siga Corajosamente o Chamado de Deus (2:17–20).

Novamente, o verso 16 diz que Neemias teve o cuidado de não contar a ninguém o que estava planejando para que seus planos não vazassem para seus inimigos. Então, ele fez sua inspeção. Então ele provavelmente passou um tempinho construindo uma estratégia. Finalmente, ele chamou todos para um discurso importantíssimo.

1. O Discurso (vv. 17–18): Claro, Neemias acerta em cheio. Todo líder poderia aprender algo com Neemias. Primeiro, ele é honesto sobre a situação. Ele não finge que tudo é incrível. Em vez disso, ele diz, é uma “situação ruim… Jerusalém está desolada (uma terra devastada), e seus portões estão queimados com fogo”. Essa honestidade é importante para sua própria vida espiritual, sua família e nossa igreja. Você não pode resolver problemas que se recusa a reconhecer. A honestidade dói, mas é essencial.

Eu também adoro o fato de que, embora ele só estivesse lá por alguns dias e tivesse provisões generosas do rei, ele não fala como um estranho, e ele não é indiferente. Ele diz olhe para a “Estais vendo a miséria em que estamos”. Nós dizemos que estamos nisso juntos. Nós vamos afundar ou nadar juntos.

Se você quer que as pessoas confiem em você e o sigam, você não pode ser indiferente e crítico. Não seja a pessoa que diz às pessoas o que está errado com elas, mas não se sacrifica para ver a mudança. Junte-se à causa, sinta a dor e faça o trabalho sujo. Grandes líderes sempre lideram pela frente, não por trás.

Observe também que Neemias lançou uma visão gloriosa. Adoro o convite em 17b. É muito importante que você ouça a palavra reprovação considerando a teologia que vimos anteriormente no Salmo 48. A condição de Jerusalém não era apenas uma questão de constrangimento pessoal e nacional. A glória de Israel era a glória de Deus, e a glória de Israel era trazer salvação às nações.

Então, Neemias atinge o nervo central de todo israelita piedoso — um zelo pela glória de Deus na nação de Israel. Em nossos dias, essa paixão mais alta é a glória de Deus na Grande Comissão. Queremos que as pessoas vejam a glória e a beleza de Jesus em nós, e queremos que elas compartilhem nossa alegria nele.

É por isso que a nossa igreja existe. Nossa constituição declara: “A Batista Renovada existe para glorificar a Deus, apontando os descrentes para uma nova vida em Cristo e também liderando os crentes para uma vida mais plena por meio de Cristo”. Se você ama o Senhor, seu coração ansiará por ver essa missão se expandir em nossa cidade. Você quer que todos conheçam o Senhor. Então, como Neemias, esteja pronto para investir seu dinheiro, seu tempo e seus dons sacrificialmente para ver isso acontecer.

Além disso, se você quer impactar os outros, siga o exemplo de Neemias reunindo pessoas para uma visão positiva dos grandes propósitos de Deus. É realmente triste que estrategistas políticos tenham aprendido que o medo ganha mais votos do que a visão. Toda a campanha negativa pode ganhar uma eleição, mas não une uma nação ou a torna grande. A igreja deve ser melhor. Chame as pessoas para uma visão elevada e profunda paixão pela glória de Deus na propagação do evangelho.

Por fim, eu amo a confiança de Neemias (v. 18). Ele conta ao povo como Deus já havia respondido às suas orações. Deus estava se movendo, e o rei havia revertido seu decreto anterior. Neemias acreditou em Deus, então ele declarou: “Disponhamo-nos e edifiquemos”

Sim, é importante que sejamos honestos sobre os desafios, seja na sua família, em uma situação de aconselhamento, no crescimento de uma igreja ou em missões. Mas as pessoas que causam impacto para Cristo não passam os dias reclamando dos desafios; elas lançam uma visão de fé.

Eu poderia ficar aqui e reclamar sobre a situação do Brasil todo domingo, e muitas pessoas prestariam atenção. Nós gostamos de reclamar. Mas isso só nos deixa com raiva; não cria zelo pelo ministério. Se você quer liderar outros em direção à alegria piedosa e grande impacto, seja como Neemias. Lance uma visão confiante e bela do que Deus pode fazer entre seus filhos, sua classe, um discípulo e todos os outros. Bem, Neemias faz seu discurso. Então observe...

2. A Resposta: O versículo 18 vai direto ao ponto. “E fortaleceram as mãos para a boa obra”. É incrível. Por 70 anos, Israel ficou sentado de braços cruzados. Mas eles entraram em ação depois que Neemias falou. Deus moveu o rei, deu a eles o líder de que precisavam e agitou seus corações.

Não duvide do poder de Deus. Claro, toda conversa sobre o evangelho não terminará em uma conversão, e todo discípulo não se tornará um Timóteo. Às vezes, Deus tem um propósito diferente. Mas ele sempre é capaz. Então, aborde cada oportunidade de ministério com absoluta confiança em Deus.

Deus pode prover de maneiras maravilhosas para nossa igreja. Olhe para este edifício. Deus fez isso no passado e pode fazer novamente. E Deus construirá sua igreja. Os campos estão brancos para a colheita. Deus tem muitas pessoas nesta cidade. Espero que você acredite no poder de Deus para trabalhar e que responda como a audiência de Neemias. Acredite no poder de Deus. Bem, Deus está se movendo, mas isso não significa que tudo foi fácil. Em vez disso, os vv. 19–20 descrevem…

3. A Oposição (vv. 19–20): Falamos na semana passada sobre Sambalate e Tobias. Agora eles estão unidos a outro inimigo chamado Gesém. Ele também é bem atestado em registros arqueológicos. Ele governou uma grande região ao sul de Judá. Então, Israel tem grandes inimigos ao Norte, ao Leste e ao Sul.

Eles estão bravos, e Neemias não pode convocar um ataque aéreo de Susã. Esses caras vão ficar mais agressivos, mas começam com intimidação. Eles zombaram dos judeus e tentaram semear sementes de medo e dúvida.

Mas Neemias não aceitará. Adorei a resposta de Neemias. Embora tivesse papéis reais e um bom plano, sua confiança está em Deus. “O Deus dos céus é quem nos dará bom êxito…”. Você pode ter essa mesma confiança quando estiver se apoiando nas promessas de Deus. Deus fará o que disse.

Observe também que não houve compromisso. Ele diz: “vós, todavia…” Sabemos que Sambalate e Tobias professavam fé em Deus e estavam envolvidos na adoração judaica, mas também eram pagãos. Então, teria sido muito fácil para Neemias fazer as pazes dando a eles um papel no projeto. Mas Neemias precisava mais do favor de Deus do que do homem. Ele se recusou a comprometer um centímetro.

Não é suficiente que façamos a obra de Deus do nosso jeito. Devemos fazer a obra de Deus do jeito de Deus. Enfrentamos tantas tentações de nos curvar um pouco aqui ou ali com base na esperança de sucesso rápido. Mas sempre que você compromete o método de Deus, está dizendo que sabe mais do que Deus e que a força humana importa mais do que a força de Deus. Não precisamos ser grandes, mas devemos ser obedientes. Nunca comprometa suas convicções. Permaneça na Palavra de Deus e confie que ele será fiel. Em suma, Neemias fez um trabalho incrível reunindo as tropas. O capítulo 3 descreve sua resposta incrível. Ele nos desafia a...

III. Trabalhar em Comunidade (3:1–32).

A habilidade administrativa de Neemias é óbvia neste capítulo. Ele organiza 45 grupos para construir várias seções do muro (slide). Com base em achados arqueológicos, sabemos que a lista começa no muro norte e se move no sentido anti-horário.

Também é claro que todas as seções não eram do mesmo tamanho. Por exemplo, o verso 13 diz que Hanum e os habitantes de Zanoa consertaram toda a seção do Porta do Vale até a Porta do Monturo, mas muitas pessoas trabalharam no muro norte. Isso porque a maioria dos ataques veio do norte, então, aparentemente, algumas partes do muro estavam em pior estado do que outras. Independentemente disso, esta lista fala da historicidade de Neemias. Você não incluiria esse tipo de detalhe em uma fábula, e os detalhes se encaixam nas evidências arqueológicas. Além disso, este capítulo fala do fato de que...

Deus se moveu. O nível de participação é realmente notável. Esta lista destaca o fato de que todos participaram. Observe que no verso 1 começa a lista com a pessoa mais importante da nação, Eliasibe, o sumo sacerdote. O versículo 8 menciona guildas de ourives e fabricantes de perfumes, e os vv. 9, 12 mencionam autoridades da cidade. Na verdade, o verso 12 diz que Salum, um grande líder da cidade, tinha suas filhas trabalhando com ele. Foi realmente um esforço de equipe. Há famílias, cidades, negócios e outros grupos. Todos se envolveram.

Na verdade, a participação foi tão forte que o verso 5 faz uma observação sobre o fato de que os nobres de Tecoa não participaram. Aparentemente, ninguém mais escapou. Deus agiu de forma avassaladora. Há uma boa lição de liderança aí. Se Deus quer que algo aconteça, ele moverá seu povo para fazê-lo. Mas se eles não têm desejo, provavelmente é Deus dizendo não. Deus se importa com sua obra mais do que nós jamais nos importaremos. Você pode confiar em Deus para realizar seu propósito. Mas isso não significa que nos sentamos e não fazemos nada.

Neemias organizou. Novamente, ele organizou cerca de 45 projetos menores. Isso exigiu avaliar cada um e empregar estrategicamente cada grupo. Pense na infraestrutura envolvida para ter suprimentos e ter tantas equipes trabalhando em direção a um único objetivo. Foi muito trabalho. Novamente, Neemias realmente foi um líder incrível. Mas observe especialmente que...

As pessoas trabalharam juntas. É fácil para nós ficarmos entediados com uma lista como essa, mas realmente não deveríamos. Neemias lista todos os nomes para enfatizar o fato de que o dele foi um esforço de equipe. Este projeto não teria sido possível de outra forma. Então, ao ler sobre cada equipe de trabalho, não fique entediado. Em vez disso, acredite cada vez mais na importância do trabalho em equipe.

Agora, o trabalho em equipe é frequentemente frustrante. Você nem sempre concorda com a forma como as coisas estão sendo gerenciadas, e isso o incomoda. Seus companheiros de equipe também o frustrarão, ou talvez eles nem sempre carreguem seu peso. Mas um bom companheiro de equipe não fica bravo; ele pega a folga. O versículo 27 diz que os tecoítas terminaram sua seção e então seguiram em frente e fizeram outra. Meremote e sua família fizeram o mesmo. Quem se importa com o que é justo. A missão importa. Então, supere suas irritações e faça o trabalho.

Eu sei que cada papel no cumprimento dessa missão nem sempre é agradável. Você tem outras pressões. As pessoas são irritantes. Às vezes, poderia ser feito melhor de uma maneira diferente. Você poderia fazer muitas coisas divertidas com uma oferta de 10% do seu salário. A equipe de Neemias entendeu. Este era um trabalho duro e perigoso, e a maioria era de agricultores pobres de subsistência. Mas a glória de Deus na saúde de Israel superou tudo isso, e eles foram trabalhar.

Deus deu à igreja a missão mais importante e maravilhosa do mundo. Estamos aqui para declarar a glória de Deus. Podemos dizer às pessoas que Jesus salva. E podemos fazer isso em uma comunidade com uma rara combinação de carência e receptividade.

Conclusão

Então, unam-se pela causa do evangelho. Talvez você precise começar recebendo a Cristo. Cristo une a igreja, não atividades ou hobbies. Você precisa nascer de novo. Você precisa receber a Cristo e deixá-lo transformar seu coração. Talvez você seja salvo, mas precisa ser batizado e se tornar um membro. Gostaríamos muito de conversar com você sobre como você pode dar um passo muito importante em seu discipulado.

Ou talvez você esteja envolvido, mas se cansou ou se desiludiu. A causa importa. Não há nada melhor que você possa fazer com seu tempo, seus talentos ou seus recursos do que investir na obra do evangelho. Reajuste seu foco, renove e vamos nos unir pela causa do evangelho.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem