Um Foco Bíblico

Um Foco Bíblico

Texto: 2 Coríntios 4:7-18

Introdução: As provações e os fardos da vida podem ser exaustivos. O apóstolo Paulo sabia disso muito bem. Como ele, devemos manter o foco e seguir em frente.

O exemplo de Paulo nos mostra várias ações corretas que podemos tomar para nos ajudar a focar biblicamente durante tempos difíceis.

Para ajudar você a focar biblicamente durante tempos difíceis...

I. Reconheça Que Você é Frágil e Por Quê (V.7)

A. Você vive em um vaso de barro.

1.) O tesouro de Paulo era o ministério de compartilhar o Evangelho (v.1-6). Este “tesouro” é o que lhe causou tantas dificuldades na vida, como ele continua a expor.

2. Um vaso de barro é um frágil vaso de barro. Seu corpo é como um frágil vaso de barro. Paulo descobriu que seu frágil vaso de barro era facilmente danificado, pois ele compartilhava seu tesouro com os descrentes.

3. Como Paulo, nossos corpos são como frágeis vasos de barro. Você fica doente? Você se preocupa? Você está carregando algum fardo? Alguém o machucou? Se sim, você sabe que é frágil. Seu vaso de barro é facilmente quebrado.

B. Deus permite sua fragilidade para o seu bem.

1. A palavra “que” identifica uma razão. O corpo de Paulo era frágil “para que” o poder de sua mensagem pudesse vir de Deus e não dele mesmo.

2. Você é frágil porque Deus quer que você dependa Dele e não de si mesmo (2Co 12:9).

Para ajudá-lo a se concentrar biblicamente durante tempos difíceis...

II. Conte Suas Bênçãos (V.8-9)

A. Você não pode escapar das provações da vida.

1. Veja os quatro exemplos que Paulo deu de sua própria experiência ao pregar o Evangelho (v.8-9).

a. Atribulado (pressionado)

b. Perplexo (sem recursos)

c. Perseguido (perseguido)

d. Abatido (colocado para baixo)

2. Sim, você enfrentará provações na vida. Pode ser o resultado de testemunhar por Cristo. No entanto, pode ser por outros problemas que surgem. De qualquer forma, você não pode escapar dos fardos.

B. No entanto, você pode contar suas bênçãos durante as provações.

1. Paulo escolheu contar suas bênçãos.

a. Não angustiado (agoniado, atormentado)

b. Não desanimado (completamente em desespero, vazio)

c. Não desamparado (abandonado)

d. Não destruído (derrotado)

2. Cada provação tem uma bênção se a procurarmos. Essa bênção pode ser que a provação o force a se aproximar de Deus. Por mais difícil que pareça, devemos contar nossas bênçãos quando sobrecarregados.

Para ajudar você a focar biblicamente durante tempos difíceis...,

III. Lembre-se de Que Você Está Influenciando Outros (V.10-12)

A. Goste ou não, outros estão observando sua vida.

1. De muitas maneiras, Paulo estava carregando em seu corpo a morte do Senhor Jesus. Ele estava sofrendo dificuldades por causa de seu ministério para Cristo.

2. Ao mesmo tempo, Paulo queria que a vida de Cristo se manifestasse em seu corpo. Ele desejava que outros vissem Cristo em sua vida.

3. Mesmo quando não percebemos, as pessoas estão observando nossas vidas. Quando estamos passando por fardos, o que os outros veem em nós?

B. Deixe que eles vejam sua nova vida em Cristo.

1. Com a ajuda de Deus, você deve buscar deixar sua luz brilhar para Cristo. Jesus disse (Mateus 5:16) “Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”

2. O hino de Albert Arsborn expressa bem esta verdade. “Que a beleza de Jesus seja vista em mim, Toda a sua maravilhosa paixão e pureza: Oh, Tu Espírito divino, Toda a minha natureza se refina Até que a beleza de Jesus seja vista em mim. Que o fruto do Espírito seja visto em mim, Conceda-me graça suficiente para que eu possa ser Verdadeiro e fiel a cada dia, A cada passo do caminho, Apontando almas para o Salvador no Calvário”

3. Se outros virem nossa cara emburrada ou observarem nossa atitude frustrada quando estamos suportando uma provação ou fardo, que tipo de testemunho estamos compartilhando com eles?

Para ajudar você a focar biblicamente durante tempos difíceis...,

IV. Pondere Sobre o Dia da Ressurreição (V.13-14)

A. A vida não termina quando seu corpo morre.

1. Muitos descrentes hoje acreditam que morrerão como um cachorro e apodrecerão como um tronco e que esse é o fim. Deus nos diz que isso não é verdade.

2. Você sabia que todos os humanos um dia ressuscitarão dos mortos?

B. Cristo ressuscitará seu corpo.

1. Jesus disse (João 5:28-29) “Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão; os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem feito o mal, para a ressurreição da condenação”

2. Que “bem” Jesus tinha em mente? É batismo, comunhão, bondade, leitura da Bíblia, oração, etc.? Não! É arrepender-se de seus pecados e confiar somente em Cristo para salvá-los. Como pecadores, esse é o único bem que podemos fazer.

3. Os verdadeiros cristãos serão ressuscitados para a vida eterna; os falsos cristãos e todos os descrentes serão ressuscitados para a condenação no inferno. Qual ressurreição você receberá?

4. Se você é um cristão, ponderar sobre sua ressurreição o ajudará a se concentrar biblicamente durante os tempos difíceis.

Para ajudá-lo a se concentrar biblicamente durante os tempos difíceis...,

V. Deixe Deus Renovar Seu Espírito Dia a Dia (V.16-17)

A. Passe um tempo de qualidade com Deus todos os dias.

1. Paulo disse que focar na ressurreição e em glorificar a Deus o impediu de desanimar ou desistir.

2. Ele buscou que Deus renovasse seu homem interior dia a dia. Como? Ele não diz, mas provavelmente passando um tempo de qualidade com o Senhor diariamente.

3. Você também pode ter um relacionamento florescente com Cristo se passar um tempo de qualidade com ele diariamente.

B. Deixe Deus renovar sua atitude diariamente (v.17).

1. Paulo chamou sua aflição de leve (ou seja, uma carga leve).

2. Ele a viu como momentânea. Como ele pôde dizer isso? Bem, foi momentâneo comparado a toda a eternidade. Suas provações e as minhas ocupam apenas um lampejo de tempo comparado aos incontáveis ​​anos da eternidade.

3. Paulo também sabia que sofrer corretamente nesta vida produzirá para nós uma recompensa eterna muito maior.

Para ajudar você a focar biblicamente durante os tempos difíceis...,

VI. Mantenha Sua Mente na Eternidade Invisível (V.18)

A. Pare de centralizar sua atenção nesta vida.

1. Podemos ver claramente as coisas desta vida. Paulo tinha em mente principalmente as dificuldades e fardos da vida cristã. No entanto, outras coisas na vida ocupam nosso tempo e energia, como hobbies, ganhar dinheiro, nossas posses e as coisas que estimamos.

2. Não podemos ver nenhuma das coisas que são prometidas na eternidade, como nosso lar no céu, recompensas, almas que levamos a Cristo, etc. Manter sua mente nessas coisas o manterá firme durante os tempos difíceis da vida.

B. Centralize sua atenção na eternidade.

1. As coisas que você pode ver são temporais - aqui hoje e amanhã não mais.

2. As coisas que você não pode ver são eternas – elas nunca acabarão.

3. Se você está vivendo por coisas que deixará para trás quando morrer, você se arrependerá por toda a eternidade!

Conclusão: Reveja as 6 ações que podemos tomar para nos ajudar a focar biblicamente durante tempos difíceis. A vida cristã tem sua cota de provações e fardos. Se você colocar sua afeição nas coisas do alto e não nas coisas da terra (Cl 3:1-3), você será um cristão muito mais feliz e produtivo agora e por toda a eternidade.

Você será ressuscitado para a vida ou para a condenação? Se você não está convicto, venha e converse comigo sobre isso hoje!

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem