Tempos Desesperados, Oração Desesperada

Texto: Neemias 1:4-11

Introdução

O que você faz quando um fardo esmagador cai de repente no seu colo? O médico diz que é câncer, ou o telefone toca às 2 da manhã com a notícia de que um ente querido morreu de repente, ou você tropeça em uma sequência de mensagens de texto no celular onde seu cônjuge está flertando com um colega de trabalho, ou seu filho começa a entrar em padrões tolos e destrutivos.

Às vezes choramos, às vezes ficamos com raiva, talvez ambos. Você provavelmente começa a planejar para resolver o problema. Mas Deus nos diz na passagem de hoje que, acima de tudo, você deve orar. Tempos desesperados exigem oração desesperada e que honra a Deus (vv. 1–11).

No último domingo, apresentei Neemias, e falamos sobre os tempos desesperados de Neemias. Muito provavelmente Esdras inspirou os israelitas a reconstruir Jerusalém. Mas seus inimigos enviaram ao rei Artaxerxes uma carta caluniosa, e ele interrompeu o trabalho. O versículo 3 pode indicar que eles até destruíram o trabalho que Israel havia feito recentemente.

Foi um golpe esmagador. Jerusalém estava em ruínas há 140 anos, e a pequena e fraca comunidade judaica ali lutava para sobreviver. Agora Artaxerxes se voltou contra eles. E muito mais está em jogo do que projetos de construção e economia. As promessas de Deus a Abraão, Davi e os profetas estão todas em jogo. Se Israel se dissolver, o plano de redenção de Deus também se dissolverá. De uma perspectiva humana, os propósitos de Deus dependiam dessa pequena e exposta comunidade, e eles mal conseguiam sobreviver.

Mas Neemias não era pobre ou estava exposto. Ele era o copeiro do rei Artaxerxes, e ele vivia na casa mais poderosa e luxuosa de seu tempo. No entanto, o relato de Hanani o esmagou, como se ele estivesse lá, lutando para sobreviver. Ele estava desesperado. E em seu desespero, ele começa a orar. No processo, Neemias dá um exemplo maravilhoso. Tempos desesperados exigem orações desesperadas. Além disso, ele nos desafia a sempre orar orações verdadeiramente honrosas a Deus. Este é um padrão maravilhoso para suas orações. Eu quero que você sempre imite 5 marcas de oração honrosa a Deus sempre que orar, não apenas quando se sentir desesperado.

Tempos Desesperados, Oração Desesperada

I. Devoção (v. 4)

A Tristeza de Neemias: Neemias diz que quando ouviu o relato de Hanani, “assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias”. Embora Neemias estivesse seguro e confortável, ele lamentou profundamente por Jerusalém. Ele amava seu povo, e era zeloso pelas promessas de Deus.

Provavelmente é um bom momento para mencionar que podemos aprender muito com esta passagem sobre como pensar e orar pelo Brasil. Como Neemias, você deve amar seu país, você deve realmente lamentar sua rebelião e todas as dificuldades que enfrentamos, e você deve orar pela saúde, paz e prosperidade do Brasil.

Mas não se esqueça de que o Brasil não é Israel. Deus trabalha principalmente hoje por meio da igreja, não de uma nação. Sua primeira prioridade é a igreja e a Grande Comissão, não o Brasil. Então, chore pelo Brasil e ore pelo Brasil da mesma forma que Neemias ora por Israel. Mas entenda as diferenças. Caso contrário, você perderá de vista as prioridades de Deus e cairá em uma espiral de idolatria. Dito isso, Neemias desafia nossa devoção à oração de duas maneiras.

1. Ore primeiro. Quando ele ouviu o relato, ele “chorou e lamentou”, mas também jejuou e orou. Ele foi direto para a oração.

Isso é importante porque meu primeiro impulso é frequentemente me preocupar e então começar a planejar uma solução. Às vezes, nunca consigo orar, ou espero até não ter outra opção. Talvez seu primeiro impulso seja reclamar, reclamar e ficar com raiva.

Mas não Neemias. Seu primeiro impulso foi orar. Ele caiu de joelhos e clamou a Deus. Faça disso seu hábito também. Quando um fardo esmagador o atingir, ore primeiro. Corra para Deus antes de correr para si mesmo.

E faça o mesmo quando um irmão compartilha seus fardos. Coloque seu braço em volta dele e ore. Não há melhor maneira de amá-lo do que orar junto e ancorar seus pensamentos no caráter de Deus. Ore primeiro. 

2. Ore muito. Neemias jejuou e orou “por alguns dias”. De fato, 4 meses se passaram entre o mês de Quisleu, quando ele recebeu o relatório, e o mês de Nisã, quando ele apelou ao rei. Então, por 4 meses, Neemias se dedicou à oração e ao jejum.

A maioria de nós não tem ideia de como é ser tão devoto à oração. Estamos tão ocupados e tão distraídos que não conseguimos orar por 4 minutos, muito menos por 4 meses. Mas Jesus alertou que você nunca conhecerá o Senhor e o poder de sua graça, até que trabalhe em oração.

Marcos 9 conta uma história sobre como os discípulos falharam em expulsar um demônio. Os versículos 28–29 dizem: “Quando entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram em particular: Por que não pudemos nós expulsá-lo? Respondeu-lhes: Esta casta não pode sair senão por meio de oração [e jejum]”. Deus não distribui sua bênção incomum como alguém distribui balas. Seu poder total só vem por meio da devoção de todo o coração à oração.

Você quer a mão de Deus em sua vida? Você quer que Deus se mova em nossa comunidade e nossa igreja por causa do evangelho? Jesus diz que esse poder só vem por meio de oração séria.

3. Dedique-se à oração. Considere jejuar para aumentar seu desespero por Deus. Se você não puder ajudar no evangelismo esta semana, considere pular uma refeição por dia e passar esse tempo em oração. Eu sei que você está ocupado, mas nada é mais importante do que a oração. Quando você realmente sente sua necessidade de Deus e compartilha o zelo de Neemias pelo propósito de Deus, você encontrará tempo para orar. Dedique-se à oração.

A segunda característica da oração de Neemias é...

II. Reverência (v. 5)

O versículo 5 inicia a oração de Neemias. Lembre-se de que ele orou e jejuou por 4 meses. Obviamente, ele disse muito mais do que 7 versículos em 4 meses. Em vez disso, o verso 11 nos diz que esta é sua oração final antes de apelar ao rei. É um modelo maravilhoso de como você pode honrar a Deus com suas orações.

E a oração que honra a Deus deve ser reverente. Portanto, como muitas outras orações bíblicas, Neemias começa com louvor. Ele não pula para sua lista de desejos, e não vem impetuosamente, exigindo que Deus faça o que ele quer. Em vez disso, ele vem reverentemente.

Lembre-se de que Deus não é Papai Noel, e ele não é a grande máquina de venda automática no céu. Ele é o Senhor, e ele é seu Pai. Você deve ver a oração como, antes de tudo, um ato de adoração e comunhão e, somente secundariamente, como um meio de obter o que você precisa. Além disso, você nunca pensará corretamente sobre seu pedido até que pense corretamente sobre Deus.

Então, desacelere e olhe para a glória de Deus. Louve-o por sua glória, agradeça-o por sua graça e tenha comunhão com seu Pai. Isso o honra, enriquecerá sua experiência e transformará a maneira como você vê seus pedidos. Neemias faz isso primeiro…

Louve a Deus por sua grandeza. Ele começa, “E disse: Ah! SENHOR, Deus dos céus, Deus grande e terrível”. “Deus dos céus” fala da transcendência de Deus. Nós vivemos abaixo, na terra. Mas Deus está no céu, bem acima de nós.

E ele é o “Deus grande e terrível”. Usamos a palavra incrível com tanta frequência que ela dificilmente significa alguma coisa para nós. Ela chama sua atenção. Claro, Deus não é mau, como Ivan, o Terrível. Mas ele é aterrorizante no sentido de que é intimidador e digno de temor.

Nós amamos enfatizar o amor e a graça de Deus, e com razão. Mas eles só significam muito quando você está enfrentando um inimigo avassalador. Se você estivesse em um campo de concentração nazista, a compaixão dos Aliados não seria muito reconfortante, a menos que eles também fossem fortes, justos e aterrorizantes para os nazistas.

Louve a Deus porque Ele é aterrorizante para o mal porque ele é poderoso, santo e justo. Lembre-se disso quando você ora porque a glória aterrorizante de Deus é uma grande âncora para a alma. Desacelere. Contemple a glória de Deus. Louve-o por sua infinita grandeza. Segundo, Neemias desafia você a…

Louve a Deus por sua fidelidade. Neemias adora a Deus como o único, “Que guardas…” A bondade amorosa traduz a importantíssima palavra hebraica hesed. Ela descreve a lealdade misericordiosa de Deus às promessas que ele deu a Israel. Era vital para um homem piedoso como Neemias porque Israel falhou muito. Eles se rebelaram contra Deus e mereciam ira. Então, o amor firme e misericordioso de Deus deu grande conforto e esperança àqueles que eram piedosos.

Louvado seja Deus que você também pode descansar no amor firme e misericordioso de Deus? Não há “nenhuma condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus”. Louvado seja Deus por isso, porque eu falho com Deus todos os dias. Se o amor dele dependesse da minha obediência, ele já teria me abandonado há muito tempo. Se o nosso relacionamento dependesse da minha fidelidade, não haveria relacionamento. Deus segura você; você não segura ele.

Lembre-se disso quando orar. Quando estiver se sentindo um pouco bem demais consigo mesmo, lembre-se de que você é um pecador e um devedor de misericórdia. E quando estiver desesperado ou desanimado, lembre-se das promessas do evangelho de Deus. Deus é fiel. Descanse em sua graça e adore-o por sua graça. Isso honra a Deus, acalmará sua alma e transformará a maneira como você vê seus problemas.

Então, Neemias começa sua oração louvando a Deus. Faça disso sua prática quando orar. Não pule para o que você quer. Deus é o Senhor. Honre seu Pai em oração. Jesus começou a oração do Senhor com louvor. Ele quer que você faça o mesmo. A terceira característica da oração de Neemias é…

III. Humildade (vv. 6–7)

Gostaria de oferecer três desafios baseados no exemplo de Neemias.

1. Venha como um pobre e necessitado. Observe que Neemias pede a Deus para ouvir sua oração. Nos últimos 4 anos, passei muito tempo orando os Salmos, e me chamou a atenção a frequência com que o salmista pede a Deus para ouvi-lo. Isso porque os cristãos de hoje raramente pedem a Deus para ouvir suas orações. Nós apenas presumimos que ele ouve.

Você pode responder: “Por que eu deveria pedir a Deus para ouvir quando ele prometeu que ouvirá?” A razão é que você não merece a atenção de Deus. Você deve se lembrar de que está entrando na presença de um Deus todo-poderoso, onisciente e santo. Você não merece estar lá. Honre a Deus na forma como você vem. Não entre de repente exigindo a atenção de Deus. Venha como um mendigo, pedindo a Deus para ouvir e surpreso que ele ouça. 

2. Identifique-se com seus irmãos. Os versículos 6–7 são principalmente confissão. E é impressionante que Neemias se inclua nessa confissão. Ele diz que está “confessando os pecados dos filhos de Israel que pecamos contra Ti. Eu e a casa de meu pai pecamos. Temos procedido de todo corruptamente contra ti”

É impressionante, porque Neemias não foi quem sacrificou bebês a deuses falsos ou matou os profetas. Neemias é um homem piedoso. Então, por que Neemias se inclui nessa confissão?

Primeiro, Neemias pode não ter sido tão ruim quanto os outros, mas ele ainda era um pecador, e que compartilhava alguma culpa. Isso é bom porque é fácil notar o cisco no olho de todos os outros. Nós nos irritamos com os males em nossa cultura, ou olhamos com desprezo para nossas famílias ou para a igreja.

Mas não se esqueça de que você também é um pecador. Em Lucas 13, Jesus alertou que mesmo se você estiver entre as pessoas mais morais da cultura, “Se não se arrependerem, todos igualmente perecerão” (vv. 3, 5). Mantenha o foco na trave em seu próprio olho mais do que no que estiver no olho de outra pessoa.

Além disso, Neemias está expressando solidariedade corporativa. Gostamos de dizer: "Vocês vencem como equipe e perdem como equipe". Às vezes, um atleta joga muito bem, mas seu time perde. Os grandes não se gabam de quantos pontos marcaram; eles falam sobre o que poderiam ter feito melhor e lamentam a perda. Eles compartilham a derrota.

Foi o que Neemias fez. Ele não era indiferente. Ele se identificou com seus irmãos e compartilhou a perda. É assim que você deve responder quando seu casamento, sua família ou sua igreja estão em dificuldades. Não olhe para baixo e reclame de todos os outros. É tão nauseante ouvir as pessoas reclamarem de seus cônjuges ou da igreja como se fossem tão bons. Nós vencemos como um time e perdemos como um time. Pense, aja e ore como um jogador de equipe. O terceiro desafio é...

3. Confesse seus pecados. Neemias é bem direto sobre o pecado de Israel. Eles agiram “de todo corruptamente” e desobedeceram aos mandamentos de Deus. Gostamos de adoçar nosso pecado, mas Neemias o chama pelo que ele é.

Jesus ensinou na Oração do Senhor que confessar seu pecado é um aspecto essencial da oração. Seu pecado ofende a Deus, é maligno, e você deve reconhecê-lo pelo que é. É isso que significa confessar.

É verdade que a confissão não é a parte mais agradável da oração, mas se você quer se aproximar de Deus, você deve vir com um coração limpo. Se você ama a Deus, você odiará seu pecado e o desejará fora do caminho entre você e Deus. A confissão também o força a se apoiar na graça de Deus. Fazer isso só enriquecerá sua experiência de Deus na oração.

Então, cristão, você ama a Deus e quer honrar a Deus em oração. A confissão é uma maneira importante de declarar a santidade de Deus e magnificar o evangelho. Certifique-se de que a confissão seja uma parte importante da sua rotina de oração. Discipline-se para refletir sobre onde você pecou, ​​peça ao Senhor para perdoar, peça graça para mudar e descanse na graça que ele promete. Ore com grande humildade. Mas então transforme essa humildade na 4ª característica ...

IV. Ousadia (vv. 8–11a)

Esses versículos fornecem um equilíbrio importante para a humildade e a reverência na oração. Sim, Neemias foi a Deus como um mendigo necessitado de graça, mas ele não apresentou seus pedidos timidamente. Você também não deveria. Você deve corajosamente levar seus pedidos a Deus. Mas antes de fazer isso, certifique-se de imitar Neemias ao…

1. Orar biblicamente: Isso é muito importante, e é onde pregadores da prosperidade e até mesmo muitos cristãos erram. Eles começam com o que querem como se a vontade deles fosse o mais importante. “Eu quero boa saúde. Eu quero esse emprego. Eu quero me casar com essa pessoa”. Eles oram com ousadia, mas com o objetivo de dobrar a vontade de Deus à deles. Eles querem o que querem mais do que o que Deus quer.

Neemias é ousado, mas ele chega lá de uma forma bem diferente. Especificamente, os vv. 8–10 consistem quase inteiramente de citações da Lei ou resumos de múltiplas declarações bíblicas. Olhe novamente para seu apelo nos vv. 8–9. É tudo Escritura.

Ele sabia o que Deus exigia, e sabia o que Deus havia prometido. Então ele orou de acordo com a vontade revelada de Deus. Ele foi ousado, mas ele simplesmente clamou a Deus para agir com base em suas promessas e com base em seu propósito de glorificar a si mesmo. Isso é muito diferente de fazer uma exigência egoísta e essencialmente desafiá-lo a fazer o que eu quero.

Por exemplo, há duas maneiras de orar pelas eleições deste ano. Uma seria começar com o que você quer e o que você acha que é melhor. Parte disso provavelmente será bíblico, mas você quase certamente misturará muito egoísmo e exigirá coisas que não são tão importantes para Deus quanto são para você.

Mas se sua paixão é honrar a Deus e você confia que a vontade dele é a melhor, você aprenderá da melhor forma possível como as Escrituras dizem que você deve orar pelas eleições. Você saberá qual é o propósito do governo, como a ética bíblica está em jogo nesta eleição e como as questões se encaixam na estrutura de prioridades de Deus.

Você dobra sua vontade à de Deus. Então você ora pelas coisas que você acredita que as Escrituras priorizariam. Esse tipo de oração honra a Deus. Então, mergulhe na Palavra de Deus. Conheça o coração e a mente de Deus e ore com base na vontade revelada de Deus. Quando você faz isso, Deus o convida a...

2. Ore com ousadia. É exatamente isso que Neemias faz. Ele ensaia a vontade de Deus nos vv. 8–9. Então ele faz seu apelo nos vv. 10–11. Ele não é tímido, é? Novamente, não é porque Neemias está sendo impetuoso ou exigente. Em vez disso, ele sabe quem Deus é e o que Deus prometeu, e ele apela a Deus para agir de acordo.

Esse tipo de oração ousada honra a Deus. Você deveria fazer o mesmo. Ore como se realmente cresse que Deus é bom, onisciente e soberano. Ore como se realmente cresse que Deus está comprometido com suas promessas e que ele as cumprirá.

Muitas vezes, temos medo de realmente apelar a Deus. Achamos que é espiritual apenas dizer timidamente: “O que o Senhor quiser, Deus. Sua vontade seja feita”. Mas não há fé nisso. Você não está declarando a glória de Deus ou seu propósito.

Mas quando você diz algo como: “Deus, a tua Palavra diz que odeias o mal e julgarás a impiedade. Então, por favor, envergonha aqueles que orgulhosamente ostentam sua rebelião contra a tua vontade”, você honra a Deus. Claro, também ore com ousadia, com base nas Escrituras, pelo arrependimento e salvação misericordiosa deles.

Então, quando você estiver desesperado sobre os tipos de coisas que mencionei na minha introdução, ou estiver apenas ansioso e sobrecarregado, considere como as Escrituras falam à sua situação. Qual é a vontade desejada de Deus e o que Deus prometeu? Então lance seu desespero sobre o Senhor com uma oração bíblica e ousada. Você honrará a Deus e encontrará descanso na âncora das Escrituras.

A quinta característica da oração de Neemias é…

V. Especificidade (v. 11)

O comentário de Neemias no final do verso 11 de que ele era o copeiro do rei é muito importante para sua oração. Como José e Ester, Neemias não via seu trabalho confortável como uma forma de se proteger de danos. Em vez disso, ele acreditava que Deus o colocou onde estava, “para um tempo como este”. Deus o fez copeiro para apelar a Artaxerxes.

Portanto, ele faz dois pedidos específicos: “concede que seja bem sucedido hoje o teu servo” e “e dá-lhe mercê perante este homem”. É ousado e específico, mas, novamente, é baseado no caráter e nas promessas de Deus.

Quando você tem um fardo que acredita ser justo diante de Deus, você deve ser tão ousado e tão específico. Você não honra a Deus orando orações insossas e desdentadas. Você o honra quando ora com fé real em quem Deus é e no que ele disse, e pede a Deus para agir especificamente.

Então, que fardos estão pesando em seu coração com base em desejos piedosos e movidos pelo Espírito? Não tenha medo de pedir. Implore corajosamente e especificamente a Deus para trabalhar. Deus pode nem sempre dizer sim. Talvez Deus saiba algo que você não sabe. Talvez você tenha entendido mal suas prioridades. Mas você honrará a Deus. E eu me pergunto o que ele faria, se orássemos mais como Neemias e então déssemos passos ousados ​​de fé como Neemias faz no capítulo 2?

Conclusão

Tempos desesperados exigem orações desesperadas que honram a Deus. Alguns de vocês estão carregando fardos pesados. Dedique-se à oração que honra a Deus. Esteja você sobrecarregado ou não, siga o padrão de Neemias esta semana. Melhore seus padrões de oração. Dedique-se à oração que honra a Deus.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem