Sede Firmes, Inabaláveis e Sempre Abundantes

Sede Firmes, Inabaláveis e Sempre Abundantes

Texto: 1 Coríntios 15:58

Introdução: Muitas vezes, a vida é assim, problemas, mágoas, estresse e dificuldades são como chuva em solo escorregadio. Nossa fé luta para permanecer sólida e estável, e nosso serviço ao Senhor sofre.

A igreja em Corinto estava lutando com muitas questões escorregadias, uma das quais era a incerteza sobre a ressurreição. O apóstolo Paulo escreveu uma longa defesa da ressurreição no capítulo 15. Quando ele começou a encerrar sua primeira carta aos crentes atribulados, ele os deixou com este desafio. Leia 1 Coríntios 15:58.

Neste versículo, o apóstolo Paulo deu a eles uma exortação e um encorajamento dos quais nós também podemos nos beneficiar em tempos de provações.

I. Primeiro, Paulo Deu a Eles Três Exortações.

A. Ele os desafiou a se tornarem firmes.

1. Ser firme é ser sólido. Descreve algo que se estabeleceu ou se fundamentou. A grande mangueira em frente à nossa casa é um bom exemplo de algo que é firme. Suas raízes são longas e profundas. Ela está fortemente enraizada. Quando os ventos fortes sopram, ela nunca se move.

2. O Espírito Santo fez com que Paulo exortasse seus amigos a se tornarem firmes em sua caminhada com Cristo. Durante os anos, aquela mangueira tem cravado suas raízes profundamente no solo, crescendo mais e mais forte. Da mesma forma, tornar-se espiritualmente firme e sólido também não acontece instantaneamente; você deve trabalhar nisso dia após dia.

3. Em que você deve ser firme ou sólido?

a) Você precisa de uma sólida garantia de salvação. Se você não tem 100% de certeza de que se arrependeu de seus pecados e recebeu o dom de Deus da vida eterna por meio da fé em Cristo, é aqui que você deve começar.

b) Você precisa de uma sólida compreensão dos eventos futuros. Em 1 Coríntios 15, Paulo provou a ressurreição de Cristo e garantiu aos crentes que eles também seriam ressuscitados e transformados um dia (v.51-53). Ele garantiu que Deus dará vitória sobre a morte por meio da fé em Jesus Cristo (v.57). Isso dá paz sólida.

c) Você também precisa de uma caminhada sólida com o Senhor. Quando você conhece um cristão que está obviamente caminhando com o Senhor e que conhece bem sua Bíblia, ele desenvolveu essa caminhada sólida passando muito tempo crescendo em sua caminhada com o Senhor. Quando se trata de estudo da Bíblia, alguns afirmam que ler um capítulo por dia manterá o diabo longe. Não é tão simples, mas é um começo. A leitura da Bíblia e a oração não são opções. Elas são um requisito para uma caminhada sólida com o Senhor.

d) Você precisa desenvolver convicções sólidas. Com isso, quero dizer que você deve estar comprometido em obedecer a Deus em áreas de pureza, moralidade, honestidade e sexualidade. Deus toma uma posição firme nesses tópicos para nossa proteção. Precisamos de convicções sólidas para permanecer com Deus.

4. Há muitas outras áreas nas quais precisamos nos tornar firmes e sólidos para o Senhor. Eu desafio você a adicionar à lista.

B. Ele os pressionou a se tornarem inabaláveis.

1. Ser “inabalável” é ser estável. Descreve aquilo que não está se movendo de um lugar para outro. Aquela mangueira na frente de nossa casa é inabalável e estável. A estabilidade aumenta com o estresse.

2. A estabilidade espiritual vem com a prática e o tempo. Vemos isso em nosso filho enquanto ele estava aprendendo a andar. Seus primeiros passos foram muito vacilantes, mas a cada semana ele se tornava mais estável.

3. Se não formos espiritualmente estáveis, cairemos em qualquer coisa.

4. Como crentes, nossa palavra deve ser inabalável e estável. Devemos ser confiáveis. Os cristãos não devem voltar atrás em suas promessas.

5. Devemos ser inabaláveis ​​em nossa frequência à igreja, dizimando, contribuindo para missões, testemunhando, etc. Se você estiver fazendo essas coisas para glorificar o Senhor que o salvou, você permanecerá inabalável e estável mesmo quando seu pastor não estiver vendo. A igreja é sobre adorar o Senhor. Não é sobre nos entreter.

C. Ele os exortou a sempre abundar na obra de Deus.

1. Agora mesmo, a mangueira está abundante em mangas. Ela é extremamente frutífera e transbordante. É exatamente isso que essa palavra significa espiritualmente.

2. Deus quer que você e eu transbordemos em nossa obra para o Senhor. A palavra "sempre" nos lembra que não podemos ser preguiçosos. Devemos sempre abundar na obra de Deus.

3. Qual é a obra do Senhor? Bem, o que o Senhor deu aos cristãos para fazer? O que a Bíblia diz. O que devemos compartilhar com os outros? Como devemos agir? Se casados, como devemos tratar nosso cônjuge? Como devemos criar nossos filhos? Como as crianças devem responder às instruções dos pais? Como devemos tratar nossos inimigos? A lista continua, mas Deus quer que você e eu abundemos nesses deveres.

Reveja as três exortações de Paulo.

II. Então, Paulo Deu a Eles Três Encorajamentos.

A. Ele os lembrou de que eles eram seus amados irmãos.

1. Se você é um verdadeiro cristão, você está entre os irmãos. Somos irmãos espirituais. Compartilhamos a fé comum em Cristo.

2. Os crentes de Corinto eram amados por Paulo. Ele os amava. Eles também eram amados por Deus. Você também é amado. Eu te amo e Deus te ama.

B. Ele elogiou seu conhecimento das Escrituras.

1. Paulo disse que os crentes de Corinto sabiam que Deus recompensaria o serviço fiel.

2. Ele estava elogiando seu conhecimento da Bíblia. Nenhum de nós sabe tudo o que poderia ser conhecido sobre a Bíblia, mas se você frequenta nossa igreja há algum tempo, você sabe muito mais sobre a Bíblia do que muitas pessoas sabem hoje.

3. Quanto melhor você conhece a Bíblia, mais fácil será para você ser firme, inabalável e abundante espiritualmente.

C. Ele lhes garantiu uma recompensa futura.

1. Paulo assegurou-lhes que seu trabalho não seria em vão no Senhor.

2. Esta palavra “trabalho” descreve trabalho intenso unido a problemas e labuta. Viver uma vida cristã que seja firme, inabalável e abundante na obra do Senhor exige trabalho duro. Para alguns de vocês, esse trabalho duro inclui doença e dor. Para outros, inclui dificuldades, solidão, rejeição ou fardos. Viver uma vida cristã que honra a Deus é um trabalho de amor pelo Senhor.

3. Paulo assegurou a seus leitores, incluindo você e eu, que nosso trabalho pelo Senhor não é em vão. Em outras palavras, seremos ressuscitados para uma vida nova e eterna. Pecado, doença e tristeza serão deixados para trás. O Senhor recompensará todo serviço fiel no Tribunal de Cristo. Tornar-se firme ou sólido será recompensado. Permanecer inabalável ou estável em seus compromissos por Cristo será recompensado. Abundar na obra do Senhor valerá a pena quando nos encontrarmos com Cristo.

Conclusão: Se todo cristão verdadeiro fosse tão firme, inabalável e abundante na obra do Senhor quanto a mangueira em frente à minha casa é, imagine o impacto que eles causariam na sociedade.

Com a ajuda de Deus, você pode se tornar tão estável e frutífero quanto aquela mangueira. Para se tornar sólido em sua caminhada com o Senhor, que mudanças você fará em seu tempo bíblico, em oração e em suas convicções? Para se manter espiritualmente estável, seja fiel em sua frequência à igreja, dízimo, testemunho e vida piedosa, não permitindo que nada o mova. Procure ser abundante na obra do Senhor. Pesquise na Bíblia as coisas que Deus quer que você faça e então transborde nessas coisas. Vai dar trabalho, mas mantenha seus olhos no objetivo. Todo o seu trabalho árduo para o Senhor não será em vão. Deus o recompensará abundantemente. Valerá a pena quando virmos Jesus face a face.

Esta mensagem foi para os cristãos. Se isso ainda não inclui você, pode se você colocar sua fé em Cristo hoje. Ficarei feliz em ajudá-lo.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem