Introdução a Neemias

Texto: Neemias 1:1-3

Introdução

(Ler texto) Todo mundo adora ter um herói. Então, crianças pequenas fingem ser o Super-Homem, a Cinderela ou um policial. Você provavelmente parou de se vestir como seus heróis, mas eu adoraria saber se seu marido anda pela casa com uma fantasia de Batman, ou se sua esposa finge ser a Mulher-Maravilha.

Mas os adultos ainda têm heróis. Você reverencia certas pessoas, quer ser como elas e as imita. Isso é bom. A Bíblia está cheia de heróis. Eles tornam a piedade real e nos inspiram a persegui-la.

Um dos melhores heróis bíblicos que você deve abraçar é Neemias. Nas últimas semanas, passei muito tempo conhecendo esse homem, e estou surpreso a cada momento. Nós o conhecemos melhor porque ele reconstruiu os muros de Jerusalém em 52 dias (Neemias 6:15)!

Mas ele era muito mais do que um grande construtor. Ele era um grande líder. E ele era piedoso. Neemias era um guerreiro de oração, ele tinha fé forte e grande paixão pelo propósito de Deus. Ele era sábio e generoso. Ele amava a retidão e desprezava a iniquidade.

Então, estou bastante animado para conhecer junto com vocês esse homem  nas próximas semanas. Você será instruído, condenado e inspirado. Mas Deus é o herói supremo em Neemias. Vamos sair com mais fé em Deus e mais paixão por seu propósito.

Para fazer tudo isso, precisamos de uma boa base. Então, hoje, quero apresentar o livro e orientá-lo para o estudo. Mas, fique comigo porque vamos estabelecer uma base essencial. E chegaremos a algumas aplicações importantes no final. Mas antes de tudo isso, quero lembrar alguns princípios importantes que devemos lembrar sempre que estudarmos histórias bíblicas.

Introdução a Neemias

I. Lembretes Sobre a Narrativa do Antigo Testamento

A Bíblia está repleta de grandes histórias, incluindo algumas das maiores histórias já contadas.

Mas às vezes lutamos para aplicá-las. Afinal, a maioria das histórias nunca diz “A moral da história é…”. Então, precisamos de uma boa estratégia para reconhecer o que Deus está tentando dizer. Primeiro, certifique-se de… 

Olhar para as peças à luz do quadro geral. Muitas vezes, ficamos imediatamente presos aos detalhes. Queremos saber sobre cada cidade ou vila. Queremos saber por que um personagem fez isso em vez daquilo. E nossa única pergunta de aplicação é: "Quais ações devo imitar ou rejeitar?"

Por exemplo, Ester 1 conta uma história fascinante de como a rainha Vasti perdeu seu trono. Ela é cheia de ganância, embriaguez, luxúria e orgulho. E é um aviso sóbrio sobre as consequências do pecado. Mas se isso é tudo o que você vê, você perdeu a floresta por causa das árvores. Em particular, você perdeu a poderosa mão da providência de Deus que sustenta tudo o mais em Ester. Isso seria tão trágico. Você poderia cometer o mesmo erro com Neemias.

Então, mantenha o foco no quadro geral. Quem era o público? O que Deus está dizendo a eles? O que essa história nos diz sobre Deus e sua vontade? Dê um passo para trás e lembre-se do quadro geral. Caso contrário, você frequentemente perderá o ponto principal. Segundo…

Olhe para o quadro geral à luz do propósito eterno de Deus. A história bíblica não é, em última análise, sobre nós. É sobre a busca de Deus por seu propósito. Especificamente, “Por meio dele (Cristo) (Deus está buscando) reconciliar consigo mesmo todas as coisas, tendo feito a paz pelo sangue da sua cruz; por meio dele, digo, tanto as coisas na terra quanto as coisas nos céus” (Cl 1:20).

Deus está desfazendo os efeitos do pecado. Ele está construindo um reino de santos. Eles viverão em uma criação perfeita e desfrutarão de sua presença por toda a eternidade. E a cruz é o centro desta história. Você deve ver cada parte da história bíblica através deste propósito.

Sim, Neemias é uma grande história sobre um grande homem. Mas precisamos fazer mais do que aproveitar uma grande história ou pegar um monte de aplicações práticas sobre liderança e projetos de construção. Precisamos ver Deus, e precisamos ver como Neemias se encaixa na maior e mais definitiva história de redenção de Deus. Para fazer isso, precisamos entender o contexto histórico de Neemias.

II. Contexto Histórico

O primeiro versículo nos diz que a história de Neemias começa “No mês de quisleu, no ano vigésimo, estando eu na cidadela de Susã”. Você provavelmente não está pensando: “Ah, sim, entendi”. Mas essa pequena nota é importante. Em particular, a história de Neemias acontece durante o último estágio da história do Antigo Testamento, um período que frequentemente chamamos de “Cativeiro e Retorno”. Entender esse tempo é vital para entender Neemias.

Um amigo projetou esta linha do tempo para mim há alguns anos, que é muito útil para manter este período em ordem. Ela inclui grandes eventos mundiais, eventos bíblicos e onde os livros da Bíblia se encaixam com essas coisas.

Nenhum evento é mais fundamental para este período ou para Neemias do que a destruição final de Jerusalém em 586 a.C. Nabucodonosor matou o último rei davídico e arrasou Jerusalém. Ele destruiu seus muros, todos os edifícios principais e, mais importante, o templo. Então, ele levou todos os cidadãos habilidosos para o cativeiro. Ele deixou apenas as pessoas mais pobres e fracas da terra.

Israel mereceu por sua rebelião, mas ainda assim foi um golpe devastador para o remanescente fiel. Afinal, as esperanças de Israel dependiam dos reis davídicos e da terra de Israel. Mas agora os herdeiros de Davi estavam em cativeiro, e eles não tinham terra nem templo.

Mas Israel não estava sem esperança. Jeremias profetizou que Deus os traria de volta para casa depois de 70 anos. “Toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto; estas nações servirão ao rei da Babilônia setenta anos. Acontecerá, porém, que, quando se cumprirem os setenta anos, castigarei a iniquidade do rei da Babilônia e a desta nação, diz o SENHOR, como também a da terra dos caldeus; farei deles ruínas perpétuas. Farei que se cumpram sobre aquela terra todas as minhas ameaças que proferi contra ela, tudo quanto está escrito neste livro, que profetizou Jeremias contra todas as nações” (​​Jr 25:1113).

Esta profecia soou absurda. Babilônia parecia invencível. Mas a palavra de Deus se tornou realidade. Os persas conquistaram a Babilônia em 539 a.C., e um ano depois Ciro fez o impensável. Ele fez um decreto permitindo que os judeus retornassem para casa. Ele até pagou para que eles reconstruíssem o templo.

1º Retorno: Alguns meses atrás, nós caminhamos pelo livro de Esdras que conta a história do 1º retorno. Se você ainda não estava por aqui, eu o encorajaria a ler toda essa série porque Esdras e Neemias eram originalmente um livro. Eles contam uma grande história.

Dito isso, Esdras 1–7 conta a história do 1º retorno que começou em 538 a.C. O livro é chamado Esdras, mas ele nem tinha nascido ainda. Em vez disso, Zorobabel, um descendente de Davi, deixou o primeiro retornar.

Foi um grande negócio, considerando a devastação que Israel e Jerusalém sofreram. Deus cumpriu sua promessa e trouxe os judeus de volta contra probabilidades aparentemente impossíveis.

Mas o romance terminou rapidamente porque os retornados se meteram em uma confusão terrível. Para começar, este mapa ilustra o fato de que o território de Israel era apenas um fragmento do que já foi. Era apenas 25 milhas de norte a sul e 32 milhas de leste a oeste.

Como resultado, os retornados tinham apenas uma fração dos recursos financeiros e militares que Israel já havia tido. E seus inimigos estavam mais próximos do que nunca.

Tudo isso é importante para a história de Neemias. Seus inimigos estariam realmente próximos. E permanecer separado dessas nações e ser santo para o Senhor seria desafiador porque Israel era tão pequeno que eles não tinham escolha a não ser negociar e interagir intensamente com seus vizinhos pagãos.

Então, enquanto Zorobabel trouxe 42.000 judeus para casa, e eles reconstruíram o templo com sucesso, eles estavam muito longe da grande e santa nação que Deus havia prometido. Mas eles mancaram até que Deus inspirou o…

2º Retorno: Esdras 8–10 registra a história de Esdras. Ele era descendente do último sumo sacerdote e também foi treinado como escriba. Ele conhecia a Lei e era apaixonado por fazer reformas religiosas.

Então, ele liderou um 2º retorno em 458 a.C., ou cerca de 80 anos após o primeiro retorno. E ele imediatamente começou a ensinar a Lei e a chamar Israel para obedecê-la. Deus o usou para estabelecer uma fundação espiritual para Israel que continuou nos tempos do Novo Testamento. Esdras ainda é uma figura monumental no judaísmo.

Mas ele não era um líder político. Ele fez muito para consertar os problemas religiosos de Israel, mas eles ainda eram pobres e fracos. Então, apenas 13 anos depois, Deus inspirou…

3º Retorno (Ne1:1–3): Por uma variedade de razões, todos concordam que o “ano vigésimo” é o vigésimo ano do reinado de Artaxerxes. Neste momento, encontramos o homem Neemias. O versículo 11 nos diz que ele tem um trabalho importante. Ele é o copeiro do rei.

Podemos pensar que isso significa simplesmente que ele era o boneco de degustação do rei, que tudo o que ele fazia era experimentar a comida do rei primeiro e o rei esperaria para ver se ele morreria antes de comer. Mas registros antigos indicam que o copeiro era muito mais do que isso. Ele ajudava a escolher o menu real. Ele geralmente era bonito e bem treinado em etiqueta real. Ele passava muito tempo perto do rei e estaria familiarizado com conversas políticas. Muitas vezes, ele era um confidente próximo do rei. O copeiro era uma figura importante e bem treinada.

Então, Deus preparou Neemias de algumas maneiras incomuns e incríveis. Ele era quase certamente um líder bonito que conhecia bem os políticos. Ele sabia como os líderes falam e sabia como se comunicar com eles. E ele tinha o ouvido do homem mais poderoso do mundo.

Nada disso é coincidência. Deus é o verdadeiro herói deste livro. Ele colocou um exilado judeu com todos os tipos de habilidades naturais no lugar perfeito para se tornar um líder fundamental. Não há acidentes com Deus. Ele é soberano e sábio. Às vezes você sente que Deus não está fazendo nada, mas ele está sempre trabalhando em seu plano perfeito. Você pode confiar nele mesmo quando não consegue ver o que ele está fazendo.

Então, a história começa com Neemias servindo fielmente ao rei. Então Hanani, seu irmão, visitas de Judá. Como Neemias é um judeu apaixonado, ele quer saber o que está acontecendo em Jerusalém. Infelizmente, Hanani traz notícias angustiantes, e Neemias é esmagado (v. 3–4).

Nessa época, os muros de Jerusalém estavam em ruínas há 140 anos, então seria estranho que Neemias ficasse tão angustiado com notícias de 140 anos atrás. Algo mais está acontecendo. A maioria dos estudiosos acredita que Hanani provavelmente contou a Neemias sobre os eventos descritos em Esdras 4:7–23.

O texto diz que durante o reinado de Artaxerxes, vários inimigos de Israel enviaram uma carta ao rei reclamando sobre seus projetos de construção (Esdras 4:11–13). Muito provavelmente, depois que Esdras chegou, o povo foi inspirado a reconstruir os muros e começou a trabalhar. Esses inimigos não gostaram e enviaram esta carta a Artaxerxes. Ela chamou sua atenção porque em 456 a.C., ele teve que reprimir uma grande revolta não muito longe de Israel na terra do Egito. Então, ele ordenou que Israel parasse de construir.

Foi muito difícil receber aquela carta, e faz todo o sentido que a notícia daquela carta tenha sido o que entristeceu Neemias. Satanás pensou que tinha frustrado os esforços de Israel. Mas Deus tinha planos diferentes. Ele usou aquela carta para mover o homem que ele havia preparado para reconstruir Jerusalém. Neemias entristeceu, então ele orou, e então ele implorou ao rei.

Provérbios 21:1 diz: “Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR; este, segundo o seu querer, o inclina”. Deus voltou o coração de Artaxerxes, e ele comissionou Neemias para liderar o 3º retorno em 445 a.C.

Os inimigos de Israel obtiveram mais do que esperavam com Neemias. Ele era um líder forte e carismático com um coração enorme para Deus. Grande parte de Neemias são suas memórias pessoais, e sua personalidade transparece em tudo isso.

O livro e a obra de Neemias se dividem nitidamente em duas seções. Primeiro, Neemias 1–7 descreve suas reformas políticas. Em apenas alguns meses durante a primavera e o verão de 445 a.C., Neemias reconstruiu o muro inteiro, frustrou uma invasão estrangeira e resolveu uma crise financeira. É bem incrível.

Então, Neemias 8–13 descreve suas reformas religiosas. Esta seção não recebe a mesma atenção, mas é tão incrível quanto, se não mais. Neemias e Esdras trabalham juntos, e Deus inspira um reavivamento radical, cujo ímpeto, carrega todo o caminho até o Novo Testamento. Toda essa história incrível é registrada para nós em Esdras-Neemias.

III. Introdução a Esdras-Neemias

Uma Obra: Estou dizendo dessa forma porque, embora nossas Bíblias as dividam em dois livros, elas eram originalmente um livro. Todas as fontes judaicas antigas as tratam como um livro, e elas são um livro em nossos manuscritos hebraicos mais antigos. Na verdade, o primeiro registro que temos delas sendo separadas não é até o pai da igreja Orígenes, que escreveu no século III d.C. ! Então, devemos presumir que elas eram originalmente um único livro com uma mensagem quase unificada. A seguir, vamos falar sobre...

Autoria: Grande parte de Esdras-Neemias são relatos de 1ª pessoa de Esdras e Neemias, mas há vários relatos de 3ª pessoa misturados. Esse vai e vem inspirou muito debate sobre quem produziu a versão final do livro. O antigo Talmude judaico diz que Esdras é o editor final. Faz sentido porque ele era um escriba bem-educado que se importava em ensinar o povo.

Mas se Esdras foi o editor final, é difícil entender por que ele falaria sobre si mesmo na terceira pessoa. Portanto, a maioria dos estudiosos conservadores acredita que logo após o término dos ministérios de Esdras e Neemias, um discípulo próximo usou suas memórias pessoais e outras fontes para compilar o livro que temos em mãos.

Data (por volta de 400 a.C.): E devemos presumir, por uma questão de precisão, que ele terminou o livro relativamente perto dos eventos, provavelmente por volta de 400 a.C.

Então, embora Esdras-Neemias esteja no meio do nosso Antigo Testamento, ele conta a história final do Antigo Testamento antes dos 400 anos de silêncio. E Esdras-Neemias é um dos últimos livros do Antigo Testamento a ser concluído, muito possivelmente o último. Portanto, essa história é muito importante para preparar o cenário para o Novo Testamento. Finalmente, o que Neemias tem a nos dizer?

IV. Temas Principais

Voltando para onde começamos hoje, é muito importante que mantenhamos nossos olhos nos principais temas do livro enquanto olhamos para sua história. Gostaria de destacar 4 deles.

Propósito da Aliança de Deus: Este tema é crucial para o livro. Neemias inclui muitas histórias fascinantes. Mas esta não é apenas uma história sobre construção de edifícios, defesa nacional e reavivamento da igreja.

Não, as promessas de Deus a Israel unem tudo isso. Isso porque Israel não é uma nação qualquer. Eles são o povo escolhido de Deus, e Deus lhes deu muitas promessas importantes. Essas promessas são muito importantes para nós porque Jesus e sua morte pelo pecado são centrais para todas elas. Se não houver uma nação de Israel vivendo na Terra Prometida, Jesus não vem e nos fornece salvação.

Essa esperança paira sobre tudo em Neemias. E Neemias entendeu isso (Neemias 1:8–9). Você deve manter a mesma perspectiva em nosso estudo. Veja cada desafio e cada bênção neste livro através das lentes da esperança do evangelho. Então, quando Deus trabalha, nunca se trata apenas de muros e economia; trata-se do evangelho. E cada ato de fidelidade testifica o fato de que Deus também cumprirá suas promessas do evangelho a você. Você pode confiar no Senhor para guardar sua alma. Você pode confiar que ele o levará ao céu. Deus é fiel.

Ambição Divina: Novamente, Neemias é um líder impressionante. Acabamos de ver no capítulo 1 que ele conhecia as promessas de Deus e era apaixonado pelo povo de Deus. Mas o que é tão impressionante sobre Neemias é que ele não ficou de braços cruzados. Ele tinha uma visão para o propósito de Deus e era um homem de ação. Ele não deu desculpas sobre o quão difícil ou assustador era. Em vez disso, ele trabalhou por Israel e pelo Senhor. Ele construiu o muro. Ele confrontou o pecado. Ele liderou um reavivamento. Ele fez tudo isso com grande risco pessoal e com grande sacrifício pessoal.

Ele me lembra muito Eúde e Calebe, dois outros homens de grande ambição piedosa que estudamos no início deste ano. Um grande motivo pelo qual escolhi Neemias é porque ele exemplifica nosso tema tão bem. Imite Neemias. Não deixe que o medo, a preguiça e o conforto pessoal atrapalhem o que Deus quer fazer. Seja apaixonado pelo propósito de Deus. Tenha uma visão do que Deus pode fazer e vá atrás disso.

Fé: O fundamento da ambição de Neemias era sua fé. Sua fé o levou a orar muito. Toda vez que Neemias enfrentava um grande desafio, ele orava. Neemias é cheio de pequenas orações rápidas que ele expressa quando surgem desafios.

Então Neemias agiu com base em sua fé. Observe sua resposta quando seus inimigos ameaçaram invadir (Neemias 4:14,20). Neemias não se comprometeu com o inimigo. Ele confiou em Deus para defender seu povo, e agiu com base nessa fé.

Ele nos dá um exemplo tão bom. Espero que sua fé seja real e que faça uma diferença real em como você vive. Você vive como alguém que acredita que Deus é soberano, bom e digno de sua devoção absoluta. Deus quer que você construa uma fé forte e transformadora de vida.

Santidade: Neemias entendeu que mais do que Israel precisava de muros e estratégias econômicas, eles precisavam estar certos com Deus. Ele exigiu que Israel conhecesse a lei de Deus e se comprometesse a obedecê-la.

Portanto, a segunda metade de Neemias é dedicada à sua obra de trazer reavivamento espiritual. É uma história incrível. Esdras leu a lei. O Espírito convenceu. Israel abandonou o pecado e obedeceu à vontade de Deus. Deus fez uma obra radical.

Neemias vai nos ensinar como buscar o reavivamento pessoal e da igreja. Ele vai desafiar você: “Ame a Palavra, erradique o pecado da sua vida e agrade ao Senhor a qualquer custo”. Muitas vezes tememos o ódio do mundo e ansiamos por sua aceitação. Neemias disse: “De jeito nenhum. Vamos confiar em Deus e ser radicalmente diferentes. Seremos santos para o Senhor”.

Essa deve ser sua paixão também. Anseie pelo sorriso de Deus. Então pergunte: “Quais pecados estou tolerando? Talvez você esteja justificando algum tipo de pecado secreto. Preciso disso para lidar com minhas preocupações”. Talvez seu coração esteja cheio de raiva ou preocupação, mas você descarta isso como se não fosse grande coisa. Seja santo como Deus é santo.

Conclusão

Estou animado para passar as próximas semanas aprendendo com Neemias. Oro para que Deus use seu exemplo para inspirar grande paixão, grande fé e grande santidade. Não fique sentado no sofá. Seja zeloso pelo propósito de Deus. Vá atrás do propósito de Deus. Desfrute de sua graça. Faça um impacto para a eternidade.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem