Como me Preparo Para O Fim Dos Tempos?

Como me Preparo Para O Fim Dos Tempos?

Em seu livro Mundo em Chamas, Billy Graham contou sobre um incidente quando o presidente Dwight Eisenhower estava de férias em Denver. Eisenhower leu uma carta aberta em um jornal local de Paul Haley, de seis anos, morrendo de câncer, que desejava ver o presidente dos Estados Unidos. Em um gesto espontâneo e gracioso, o presidente decidiu atender ao pedido do garoto. 

Numa manhã de domingo, uma limusine parou em frente à casa de Haley e dela saiu o presidente Eisenhower. O presidente bateu na porta, e Donald Haley, o pai do menino, abriu. Ele estava usando jeans azul, uma camisa velha e uma barba por fazer. Atrás dele estava o pequeno Paul. Eles ficaram surpresos ao ver o presidente dos Estados Unidos na porta deles!

“Paul,” disse ao presidente, “Estou feliz em vê-lo”. Ele apertou a mão de Paul, e os dois caminharam juntos e conversaram por um tempo. Eles apertaram as mãos novamente, e o presidente partiu.

O ato gentil e atencioso do presidente Eisenhower foi comentado por muitos anos depois. Apenas uma pessoa não ficou totalmente feliz com isso — o Sr. Haley, pai do menino. Ele nunca conseguia esquecer como estava vestido quando abriu a porta. “Jeans velho, aquela camisa desbotada, meu rosto com barba por fazer. Que maneira de cumprimentar o presidente dos Estados Unidos”, lamentou.

Posso lhe dizer algo ainda mais embaraçoso do que isso. Um dia, a Bíblia diz, a trombeta soará, os céus se abrirão e veremos o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Quando isso acontecer, tragicamente, muitos cristãos ficarão envergonhados de suas vidas. Eles estarão vestidos de imoralidade, ganância e ambição pessoal em vez de estarem vestidos com os atos justos dos santos. 

Deixe-me perguntar-lhe isto: quando você encontrar Deus face a face, seja através da sua morte ou através do arrebatamento, você ficará envergonhado sobre a vida que você viveu até este ponto? Se sim, agora é a hora de fazer essas mudanças que garantirão que você esteja pronto para seu próximo encontro com Deus. 

O apóstolo João escreveu aos cristãos: “Filhinhos, agora, pois, permanecei nele, para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e dele não nos afastemos envergonhados na sua vinda” (1 João 2:28).   

Deus deu a você e a mim a habilidade agora mesmo de fazer mudanças em nossas vidas que podem mudar como esses eventos do fim dos tempos nos afetam. Agora mesmo, podemos examinar se estamos realmente salvos, se estamos focados nas coisas de Deus e como podemos fazer mudanças nessas áreas que impactarão nossa eternidade. 

1. Duas Verdades Sobre a Vinda de Cristo (1 Tessalonicenses 4:13-17 ; Zacarias 14:4)

Lembre-se, a palavra traduzida como “vinda” (Parousia) é usada para descrever tanto o arrebatamento quanto a segunda vinda. Cristo vem no ar no arrebatamento (1 Tessalonicenses 4), e Ele vem à terra no arrebatamento (Zacarias 14).

A Bíblia diz duas coisas sobre a vinda de Jesus para nos dar esperança enquanto aguardamos Sua vinda. 

A. A vinda de Cristo é certa (João 14:1-3)

Jesus prometeu: “Eu voltarei”. E vemos essa promessa sobre o retorno triunfante do Senhor em toda a Bíblia. 

Você sabia que só no Novo Testamento há mais de trezentos versículos que falam sobre o retorno de Jesus? Um em cada 13 versículos no Novo Testamento tem algo a ver com o retorno do Senhor. E embora os cristãos difiram em alguns dos mínimos detalhes de Seu retorno, o refrão constante desde o início do cristianismo tem sido que Jesus está voltando. 

Em Atos 1, vemos essa certeza sobre o retorno do Senhor. Nessa época, Jesus estava na terra 40 dias após Sua ressurreição. Ele estava em Seu novo corpo, e milhares de pessoas O viram. Finalmente, Ele se reuniu com Seus seguidores no Monte das Oliveiras, e ascendeu aos céus. 

Você consegue imaginar como era aquela cena quando os discípulos olharam para cima e viram o Senhor elevado ao céu? E enquanto os discípulos estavam olhando para o céu, dois anjos disseram a eles em Atos 1:11: “e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir”

Claro, eles estavam olhando para o céu! Quem não estaria depois de um evento tão milagroso? 

Os anjos estavam dizendo: “Este mesmo Jesus, aquele com quem vocês estiveram nos últimos três anos, vai voltar do céu da mesma forma que subiu ao céu”

Como Jesus subiu ao céu? Ele foi figurativamente ao céu? Não, Seu corpo ascendeu ao céu. Jesus subiu literalmente, visivelmente e corporalmente ao céu. E os anjos disseram que Ele retornará da mesma forma. Os anjos disseram que Jesus está voltando literalmente, visivelmente e corporalmente, para todos verem. Essa é a promessa das Escrituras. Sua vinda é certa. 

B. A vinda de Cristo está próxima (Romanos 13:11-12)

A Bíblia promete que Sua vinda é em breve. Como posso dizer isso com tanta certeza? Lembre-se, não há profecias que precisam ser cumpridas antes que o arrebatamento aconteça. O arrebatamento é iminente. Pode acontecer antes de você terminar de ler este texto. Então, nesse sentido, Sua vinda é em breve. 

Pense desta forma: se há dois mil anos, os apóstolos estavam falando sobre a vinda do Senhor, quão mais próxima está Sua vinda hoje do que estava naquela época? Paulo aludiu a isso em Romanos 13:11–12. 

Paulo tinha feito as contas de cabeça. Ele tinha descoberto que a vinda do Senhor estava mais próxima, e é fácil ver por que ele acreditava nisso. Se há uma data fixada no calendário de Deus quando Cristo está voltando, então cada segundo que passa nos move mais perto daquele dia. Então Paulo estava dizendo que nossa salvação — significando nossa libertação deste mundo infectado pelo pecado que ocorrerá quando Cristo retornar — está mais perto de nós hoje do que quando cremos há alguns anos. O tempo está passando. Ele está nos movendo em direção ao breve retorno de Jesus Cristo. 

Imagine que o apóstolo Paulo estivesse escrevendo para nós hoje. O que ele nos diria? Ele diria: “Acorde! Remova o sono dos seus olhos. Se eu pensava que o retorno do Senhor estava próximo quando escrevi aos romanos dois mil anos atrás, então quão mais próximo está hoje? O retorno do Senhor está próximo. Ele virá em breve”. 

Enquanto aguardamos o retorno de Jesus, devemos viver com expectativa, sabendo que horas são. Certa vez, li uma história sobre uma família que tinha um relógio de pêndulo. O relógio badalava a cada hora: à uma hora, ele badalava uma vez, às duas horas, ele badalava duas vezes, e assim por diante. Uma noite, nas primeiras horas da manhã, o relógio de pêndulo apresentou defeito e badalou treze vezes. O garotinho da casa acordou e correu pela casa gritando: "Levantem-se! Levantem-se, pessoal! Está mais tarde do que nunca!"

É isso que Paulo estava nos dizendo: “Acordem! Estamos mais perto hoje da vinda do Senhor do que nunca”. A vinda do Senhor é certa, e a vinda do Senhor será em breve.

2. Quatro Princípios Para Viver os Últimos Dias

Como devemos viver à luz da vinda certa e breve do Senhor? Ao olharmos através das Escrituras, encontramos quatro qualidades que devem caracterizar todo crente que esteja vivendo nestes últimos dias.

A. Viva com Esperança (Romanos 15:13)

B. Viva com Compreensão (1 Crônicas 12:32)

C. Viva com Ação (Mateus 5:13-14)

D. Viva com Coragem (João 16:33 )

3. A Prioridade Para os Últimos Dias   

Como nos preparamos para a vinda certa e breve do Senhor? A preparação mais básica que podemos fazer é garantir que estamos no relacionamento certo com o Rei dos Reis, Jesus Cristo.    

Há uma velha fábula sobre Satanás se encontrando com três novos demônios aprendizes. Ele disse aos demônios que o trabalho deles era enganar as pessoas para que não se voltassem para a verdade e conhecessem a Cristo como Salvador. Então ele disse aos demônios: “Agora, como vocês propõem enganar as pessoas?” 

O primeiro demônio levantou a mão e disse: “Vou dizer às pessoas que não há Deus”. Satanás disse: “Não, isso não vai funcionar. Todos podem olhar ao redor e saber que tem que haver um Deus que criou tudo isso”. 

O segundo demônio levantou a mão e disse: “Vou dizer às pessoas que não existe inferno”. Satanás disse: “Isso também não vai funcionar. No fundo, todo mundo sabe que tem que haver um lugar de juízo para os descrentes e malfeitores”. 

O terceiro demônio levantou a mão e disse: “Vou dizer às pessoas que não há pressa”. Satanás sorriu e disse: “Com isso, você enganará milhões”.  

Você pode estar pensando, eu sei que preciso acertar as coisas com Deus algum dia. Eu sei que as coisas não são o que deveriam ser, e eu vou resolver isso um dia. Mas eu tenho minhas responsabilidades familiares. Eu tenho esse problema no trabalho. Eu tenho esse problema de saúde com o qual estou lidando. Eu tenho uma vida que eu quero viver. Eu vou resolver isso eventualmente. Não há pressa. 

Esse é o engano de Satanás. A verdade é que hoje é o único dia que você tem. E hoje pode muito bem ser o último dia que você tem. É por isso que a Escritura diz que hoje é o dia da salvação (2 Coríntios 6:2). 

Jesus ESTÁ voltando!

Você está pronto? 

Passagem completa: 2 Pedro 3:11-12

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem