Introdução: Todos os anos, as pessoas fazem resoluções para o Ano Novo. Como cristãos, não precisamos fazer nenhuma resolução; mas devemos nos submeter à vontade de nosso Senhor Jesus Cristo. Podemos ter um abençoado Ano Novo se nos humilharmos diante de Deus e procurarmos fazer Sua vontade todos os dias. O maior erro que podemos cometer é planejar o futuro sem Deus.
I. Pecado da Presunção
A. Exemplo de presunção. (v. 13)
“18 Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens; 19 e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te. 20 Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” (Lucas 12:18-20)
B. Erro da presunção.
1. Falta de conhecimento. (v. 14a)
“Não te glories do dia de amanhã; porque não sabes o que produzirá o dia” (Provérbios 27:1)
“Porque nós somos de ontem, e nada sabemos, porquanto nossos dias sobre a terra, são uma sombra” (Jó 8:9)
2. Duração da vida (v. 14b)
“Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios” (Salmo 90:12)
“Também de pecados de presunção guarda o teu servo, para que não se assenhoreiem de mim; então serei perfeito, e ficarei limpo de grande transgressão” (Salmo 19:13)
II. Pecado do Orgulho
A. Evidência do orgulho.
1. Atitude dos orgulhosos. (v. 16, arrogante)
2. Arrogância dos orgulhosos.
“Olhar altivo e coração orgulhoso, tal lâmpada dos ímpios é pecado” (Provérbios 21:4)
“3 Pois o ímpio gloria-se do desejo do seu coração, e o que é dado à rapina despreza e maldiz o Senhor. 4 Por causa do seu orgulho, o ímpio não o busca; todos os seus pensamentos são: Não há Deus. 6 Diz em seu coração: Não serei abalado; nunca me verei na adversidade. 7 A sua boca está cheia de imprecações, de enganos e de opressão; debaixo da sua língua há malícia e iniquidade. 11 Diz ele em seu coração: Deus se esqueceu; cobriu o seu rosto; nunca verá isto” (Salmo 10:3-4, 6-7,11)
B. Malignidade do orgulho.
1. Resistido por Deus. (v. 6b)
“Todo homem arrogante é abominação ao Senhor; certamente não ficará impune” (Provérbios 16:5)
2. Resultado do orgulho. (Daniel 4:28-37)
“A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda” (Provérbios 16:18)
3. Arrependimento do orgulho. (v. 7-10)
“O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa, eu os odeio” Provérbios 8:13
“17 Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; 19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te” Apocalipse 3:17,19
III. Pecado de Omissão
A. Pecado consciente (v. 17, aquele que sabe fazer o bem)
B. Pecado caro.
“47 O servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites; 48 mas o que não a soube, e fez coisas que mereciam castigo, com poucos açoites será castigado. Daquele a quem muito é dado, muito se lhe requererá; e a quem muito é confiado, mais ainda se lhe pedirá” Lucas 12:47-48
Lições Para a Vida:
1. Como cristãos, somos responsáveis por conhecer e fazer a vontade de Deus.
2. Nosso fracasso em fazer a vontade de Deus é um pecado grave contra Deus.
3. A vida é breve. Nós devemos fazer a nossa vida valer a pena para a glória do nosso Deus.
4. Devemos humildemente nos submeter a Deus e nos aproximar Dele nestes dias iníquos.
5. Um novo ano fala de um novo começo. Podemos começar de novo nos arrependendo de nossos pecados e sendo purificados pelo sangue de Jesus.