Texto: Filipenses 4:4-8
Introdução: O mundo sempre foi um lugar de turbulência, estresse e preocupação. Parece que os problemas apenas se agravaram nos dias atuais. No entanto, Paulo disse aos irmãos em Filipos que se regozijassem SEMPRE e não ficassem ansiosos por NADA. Como os cristãos podem ter tanta alegria e paz? Vamos examinar esta passagem para descobrir.
I. Dois Caminhos
A. O caminho de Cristo - alegria e paz
B. O caminho do mundo - tristeza e ansiedade
C. Isso não significa que os cristãos nunca se sintam tristes ou ansiosos - também não significa que é pecado se sentir assim; mas precisamos reconhecer as armadilhas / perigos
D. Outros perceberão como lidamos com a adversidade - torne seu "espírito gentil" conhecido por outros (v. 5; cf. 1 Pedro 3:15)
II. Alegrai-vos no Senhor. v. 4
A. Pode parecer estranho dizer a alguém para se "alegrar" para ter alegria - mas isso é mais do que apenas "colocar uma cara feliz"
B. Trata-se de ter alegria em Cristo - estar sempre atento às bênçãos que temos como cristãos; temos perdão e não somos mais escravizados ao pecado ou tememos a punição pelo pecado (João 8:34-36; Romanos 6:23); temos esperança além desta vida muito melhor do que qualquer coisa que possamos esperar aqui (2 Coríntios 4:17-18)
C. Se não temos essa alegria, precisamos dedicar mais tempo às bênçãos que temos em Cristo.
III. Orar ao Senhor. v. 6-7
A. Faça isso “em tudo” - para qualquer coisa que possa causar ansiedade, devemos orar (1 Tessalonicenses 5:17)
B. Faça isso “com ação de graças” - refletindo sobre o que Deus fez, prometeu e está proporcionando
C. Ao fazer isso, "a paz de Deus ... guardará seus corações e suas mentes"
D. Se não temos essa paz, precisamos passar mais tempo em oração
IV. Refletir Sobre as Coisas Certas. v. 8
A. Muita alegria e paz se resumem às coisas certas - o que é verdadeiro é encontrado na palavra de Deus (Salmo 119: 160); o que é honroso é ser inculpável diante dos outros (Filipenses 2:14-15); o que é certo é justo de acordo com a lei de Deus (2 Timóteo 3:16); o que é puro está livre do pecado (1 João 3:3); o que é amável é agradável para os outros (Colossenses 3:14); o que é de boa reputação é o que nos permite brilhar a luz de Cristo (Mateus 5:16)
B. Também precisamos eliminar (o máximo possível) o contrário - não devemos encher nossa mente com o que é falso, desprezível, perverso, pecaminoso, odioso ou depreciativo ao nome de Cristo; nosso entretenimento, notícias, mídias sociais e conversas podem ser saturados com essas coisas; se é isso que chama nossa atenção, como podemos esperar ter alegria e paz em Cristo?
Conclusão
A. Seguir a Cristo não nos isenta da turbulência, estresse e a preocupação desta vida
B. Mas seguir a Cristo nos dá um estado de espírito a partir do qual abordar essas coisas
C. Vamos nos alegrar no Senhor, oferecer nossas orações a Ele e focar no que é bom enquanto o servimos aqui.