A Necessidade de Transformação Extrema

A Necessidade de Transformação Extrema
Texto: Gênesis 2:15-25

Introdução: A televisão está tendo um auge com toda a sua programação de realidade, os chamados “reality show”. Com isso os programas de transformação extrema tornaram-se muito populares. Uma equipe de transformação se move fazendo reformas extremas em casas, pessoas e carros. Eu vi um programa muito interessante uma vez. Eles fizeram uma transformação em um homem que aparentemente tinha uns 30 anos, um sujeito com dentes podres, quebrados e perdidos e uma barriga de cerveja. Fisicamente ele estava fora de forma. Eles lhe deram implantes dentários, dentes encapados, colocaram-no com um personal trainer e mudaram sua dieta para moldá-lo fisicamente. Quando eles terminaram com ele, ele não era uma pessoa de aparência ruim. Ele estava bastante atraente. Ele era pelo menos capaz de conseguir uma mulher para dançar com ele.

A equipe de extrema transformação das pessoas se move ao ver as possibilidades que uma pessoa perdeu de vista. Eles se movem fazendo coisas que a pessoa não sabia como fazer. Fazendo as coisas que a pessoa não podia pagar.

Deus também é especialista em transformação extrema. Olhando para trás através do registro bíblico da história da salvação, Deus revela isso com extrema clareza. Deus se move na vida das pessoas fazendo transformações extremas.

Deus se moveu na vida de Ester com uma equipe de transformação extrema e ela conquistou o primeiro lugar como Rainha. Deus a usou para fazer uma reforma extrema no palácio do rei para salvar as vidas de todos os judeus.

O plano de salvação tem a ver com seu desejo de uma transformação extrema. O plano de Deus é tão extremo que Ele o chama de uma nova criatura. Deus vê nossas possibilidades - nossas possibilidades reais. Ele pode nos levar a fazer o que não sabemos como fazer. Ele pode fazer por nós o que não podemos fazer por nós mesmos. O mais importante é que Deus paga o preço que não podemos pagar.

Nosso mundo certamente precisa de uma transformação extrema que vai além do melhoramento cosmético. A renovação estética não vai funcionar, a mudança de superfície não é suficiente.

Redescobrindo Nossa Identidade

A extrema transformação de Deus é muito mais profunda à medida que ele nos ajuda a redescobrir nossa verdadeira identidade. O filme "O Homem da Máscara de Ferro" saiu há alguns anos. O pano de fundo do filme era sobre garotos gêmeos idênticos nascidos de um rei, um foi levado no momento do nascimento para ser criado por camponeses para esconder sua identidade para sempre na esperança de eliminar qualquer competição pelo trono do rei entre os gêmeos. Quando o menino criado pelos camponeses ficou mais velho, sua identidade era inconfundível. Era evidente que outras medidas teriam que ser tomadas para esconder sua identidade. Ele foi colocado em uma máscara de ferro e enviado para viver em uma masmorra. Ele nunca conseguia entender porque ele foi colocado em uma máscara de ferro e acorrentado a uma parede de calabouço. Ele não tinha ideia de que ele era o filho de um rei. Até que seu irmão maligno subiu ao trono e seus inimigos procuraram substituí-lo pelo irmão que havia sido acorrentado à parede da masmorra.

A máscara de ferro do irmão gêmeo idêntico foi removida quando começaram a prepará-lo para ser rei. Foi uma reforma extrema. No entanto, eles estavam apenas restaurando sua realeza. Era o seu direito de primogenitura. Ele aprendeu os maneirismos da realeza. Ele foi ensinado a segurar um copo de vinho, a dançar, a saudar aqueles que desejam uma audiência com o rei. Ele foi ensinado essas coisas porque ele era de descendência real. O filme conclui com ele subindo ao trono para substituir seu irmão gêmeo que reinava como um tirano.

Da mesma maneira, precisamos descobrir nossa verdadeira identidade. Sabemos que nossa identidade vai além de nós mesmos - fomos criados nobremente. Nosso mundo pecaminoso mascara nossa verdadeira identidade. Estamos procurando nossas raízes para descobrir nossa verdadeira identidade. Os cientistas estão procurando diariamente descobrir a chave para a vida humana e sua origem. Muitos estão procurando registros fósseis em busca de pistas.

Não pode haver uma transformação extrema até que compreendamos verdadeiramente nossa origem. Os hebreus deixando o Egito precisavam saber que eles foram feitos à imagem de Deus. Eles foram usados ​​e abusados ​​por séculos. Eles só conheciam os deuses demoníacos do Egito que governavam sobre eles com mão de ferro. Eles certamente conheciam a história das promessas de Deus a Abraão, mas estavam experimentando a ira dos deuses do Egito. Os deuses do Egito os haviam reduzido à escravidão na lama dos poços de lodo. Sua imagem estava lamentavelmente mascarada. Quando Moisés conduziu os filhos de Israel para fora do Egito, havia uma necessidade extrema de que eles entendessem sua verdadeira identidade. Eles tinham sido usados ​​e abusados ​​por tantos anos na terra do Egito, eles não tinham ideia. Escrevendo Gênesis, Moisés procurou revelar a imagem de quem eles verdadeiramente possuíam quando apontou para a criação.

Gênesis 1:26-28 26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. 27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28 Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra"

Homens e mulheres são feitos à imagem de Deus. Satanás deslizou até Eva e disse: Deus sabe que quando você comer o fruto proibido, você será como Ele. Ele a cegou para o fato de que ela já tinha a imagem de Deus. Ela carregava a imagem de Deus e foi feita à Sua semelhança. O pecado continua a nos dizer que somos nossos próprios deuses com o poder de nos moldar em qualquer coisa que desejamos ser. Satanás sabe que esta é a única maneira de diminuir a glória de Deus e esconder nossa verdadeira identidade.

Esta é a mensagem da salvação. A Bíblia é escrita para nos dar uma imagem verdadeira do Deus que nos criou e a quem somos semelhantes. Quando perdemos a visão de Deus, perdemos a visão de nós mesmos. Perdemos de vista como a vida realmente deveria ser. Cristo veio para nos revelar a verdadeira imagem de Deus. Satanás procura destruir essa imagem.

O Pecado Destrói Nossa Identidade

Adão foi criado à imagem e semelhança de Deus. O pecado entrou neste mundo distorcendo a imagem de nossos primeiros pais. Tanto é assim que eles se esconderam sob folhas de figueira. Desde aquele momento, tem sido a natureza do pecado esconder o fato de que somos feitos à imagem de Deus.

Os filhos de Adão nasceram carregando a imagem do pecaminoso Adão. Não era que eles não fossem mais feitos à imagem de Deus, mas eles tinham a imagem de seu pai pecaminoso, Adão. Quantas vezes nós carimbamos nossa imagem em nossos filhos. Claro que isso é um pouco diferente. Todos nós descobrimos o pecado de Adão. No entanto, nossos filhos muitas vezes crescem para ser uma imagem cuspida de nós. Os pecados mascaram nossa verdadeira identidade. Deus está procurando nos desmascarar para revelar sua imagem em nós.

Gênesis 2:15-17 15 Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e guardar. 16 Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; 17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás"

Eu gostaria de trazer alguns versos de Paulo ao lado desses versículos em Gênesis. Eles são muito relevantes. Eu acredito que esses versos descrevem concisamente a morte da qual Deus fala. Nestes versículos, Paulo nos diz o propósito do evangelho ao dar um breve resumo da morte espiritual.

Romanos 1:16-32 16 Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. 17 Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. 18 Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça. 19 Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. 20 Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis; 21 porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. 22 Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos, 23 e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. 24 Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si; 25 pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém. 26 Pelo que Deus os entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à natureza; 27 semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para como os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro. 28 E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm; 29 estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade; 30 sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pais; 31 néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, sem misericórdia; 32 os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam"

Paulo explica nossa crise de identidade. Esses versículos revelam a sentença de morte que Deus revelou a Adão e Eva no Éden em forma de cápsula. Deus disse: “No dia em que comer desta árvore, você certamente morrerá”. Quando morremos para Deus, perdemos nossa identidade.

Nosso mundo natural procura nos recriar com uma nova identidade. Fomos criados para viver de acordo com a ordem sobrenatural das coisas de Deus. Nós vivemos em um mundo sobrenatural. Nós certamente temos instintos naturais, mas somos chamados por Deus para governar esses instintos naturais enquanto defendemos seus decretos sobrenaturais.

Deus nos fez homem e mulher. Muitos foram levados a negar como Deus os fez sexualmente. Paulo diz que este é o resultado de se recusar a reconhecer a Deus. Não parece errado, porque Deus nos leva às nossas próprias escolhas. Quando isso acontece, começa a parecer natural. É o caminho natural para viver.
Judas 17-19 17 Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo; 18 os quais vos diziam: Nos últimos tempos haverá escarnecedores, andando segundo as suas ímpias concupiscências. 19 Estes são os que causam divisões; são sensuais, e não têm o Espírito”.

É fácil trocar o certo pelo errado. Apenas faça o errado por tempo suficiente até parecer primeira natureza. É aqui que os instintos carnais levam quando as leis sobrenaturais de Deus não as governam.

As histórias da Bíblia tornam-se poderosas quando permitimos que elas nos modelem e moldem. Adoramos apenas ensinar a verdade proposicional, mas as histórias geralmente revelam verdades de maneiras mais poderosas do que simplesmente declarar fatos.

As narrativas bíblicas nos contam sobre as coisas que aconteceram - mas não apenas as coisas. Seu propósito é nos mostrar Deus trabalhando em sua criação entre o seu povo. As narrativas o glorificam, ajudam-nos a compreendê-lo e apreciá-lo, e nos dão uma imagem de sua providência e proteção.

Em última análise, as narrativas criam a imagem de Deus formada em nossas mentes. As narrativas do Antigo Testamento nem sempre ensinam diretamente. Eles enfatizam a natureza e a revelação de Deus de maneiras especiais que partes jurídicas ou doutrinárias da Bíblia nunca podem, ao permitir que vivamos eventos e experiências em vez de simplesmente aprender sobre as questões envolvidas nesses eventos e experiências.

Este é o desenho das narrativas da Bíblia. As narrativas bíblicas dão a você um tipo de conhecimento sobre como Deus trabalha em nosso mundo. Essas histórias nem sempre ensinam diretamente. Elas são mais um tipo implícito de ensino projetado para ilustrar o que é explicitamente ensinado. A história de Davi não contém tal declaração que diz: “Ao cometer adultério, Davi errou”. Espera-se que você saiba disso pelo que é explicitamente ensinado em outros lugares.

É surpreendente quantas verdades são ensinadas através de uma simples história ou filme. É uma maneira poderosa de educar. Isto é o que a televisão e os filmes estão fazendo para o nosso mundo. Eles estão moldando o mundo nas imagens vistas na tela. Eles nos fazem rir de piadas sujas, pois tornam a vida ímpia mais atraente através do uso da comédia. É inacreditável o quão poderosos são os filmes de Hollywood para moldar nossas vidas. Nada moldou nossos valores morais mais do que Hollywood.

Hollywood está fazendo uma reforma extrema do nosso mundo. Somos vicariamente atraídos para a história através do riso, simpatia, empatia, raiva, erotismo, etc. Somos atraídos para o enredo para abraçar os sentimentos dos personagens da história quando nos identificamos com a história. Como fazemos, muitas vezes nos encontramos abraçando o ensino ético implícito e explícito.

Hollywood trouxe o inominável de algumas décadas atrás para ser uma prática comum. Nós fomos comprados tão profundamente que parece natural. Na verdade, nós apreciamos suas seduções divertidas.

A Necessidade de Transformação

Nosso mundo precisa de transformação. Romanos 12:1-2 1 Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”.

As vozes de nossos corações pecaminosos frequentemente nos colocam uns contra os outros para afirmar nossa identidade pecaminosa. Ouça Paulo novamente.

Romanos 1:28-32 28 E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm; 29 estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade; 30 sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pais; 31 néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, sem misericórdia; 32 os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam”.

É assim que o mundo nos pressiona em seu molde, à medida que procura acomodar todas as pessoas iradas que não conseguiram o que querem.

Conclusão:

É incrível como nosso mundo pecaminoso procura estampar sua imagem profundamente em cada coração. O desejo de Deus é muito diferente. Um eu melhor não começa com uma autoimagem melhor. Começa com a recuperação de nossa imagem original - a imagem de Deus. Há uma velha canção que costumávamos cantar que descreve como reivindicamos nossa identidade original.
Ser como tu!
Ser como tu!
Santíssimo Redentor, puro como Tu és;
Venha em Tua doçura, venha em tua plenitude
Selar Tua própria imagem no fundo do meu coração.
Este é o plano de Deus para salvar todas as vidas. Jesus veio para recriar você de novo. Você deve nascer de novo. Para nascer de novo, você deve morrer a morte de Cristo.

Perguntas Para Estudo Bíblico

  1. O que você acha de todos os programas de televisão de transformação extrema?
  2. O que Deus fez por Ester?
  3. Como a extrema transformação de Deus difere de nossos planos de transformação?
  4. Qual é a chave para entender a transformação de que precisamos?
  5. Que influência os deuses do Egito exerceram sobre os escravos hebreus?
  6. O que Gênesis 1:26-28 diz sobre nossa identidade original?
  7. Como a identidade de Adão e Eva foi prejudicada por Satanás?
  8. Como Paulo explica a morte que sofremos por causa do pecado? (Romanos 8:16-32)
  9. Qual é o desenho das histórias Bíblicas? Como elas nos ensinam?
  10. Como Hollywood usa suas histórias para nos dar uma nova identidade?
  11. Como a transformação de Deus é diferente?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem