Texto: Apocalipse 3:14-22
Introdução: Já faz algum tempo desde que este assunto foi abordado aqui, então hoje eu quero tomar algum tempo para perceber alguns perigos que a igreja está enfrentando hoje. Nós como igreja enfrentamos muitos perigos. Às vezes, os perigos vêm de fora e outras vezes vêm de dentro. Mas, independentemente da fonte, precisamos estar em guarda contra eles e fazer o que pudermos para evitá-los. No meu sermão desta noite, quero abordar alguns perigos que enfrentamos dentro da igreja.
Todos nós entendemos a importância da igreja. É o corpo de Cristo (Efésios 1:23) e descrito como aqueles que são salvos (Atos 2:47).
O fato de como igreja enfrentarmos perigos não é novidade. No primeiro século, houve numerosos avisos sobre o que a igreja enfrentaria pela frente. Paulo advertiu Timóteo que “... virá tempo em que não suportarão a sã doutrina…” (2 Timóteo 4:3).
B. Deus sempre se preocupou com o conhecimento. Isaías 5:13 observa que Judá estava em cativeiro “por falta de entendimento”
1. Oséias 4: 6: “Meu povo é destruído por falta de conhecimento”
2. Ao longo do Novo Testamento há advertências sobre os falsos mestres, “cujas bocas devem ser detidas”
3. Tito 1:11 (Uma das responsabilidades dos anciãos é expô-los).
4. Atos 20:28-30 emite um aviso semelhante.
5. 2 Pedro 2:1-2 - avisos sobre falsos mestres - muitos seguirão seus caminhos destrutivos
C. A indiferença é igualmente advertida contra.
1. Apocalipse 3:15-17 fala de Laodicéia, uma igreja morna.
2. Mateus 12:30 adverte que aquele que não está com Ele está contra Ele e se dispersa.
D. Uma das maneiras mais rápidas de uma igreja morrer espiritualmente, e eventualmente fisicamente também, é enchê-la com membros que são intencionalmente ignorantes e que não se importam.
B. Embora tenhamos uma melhor compreensão da palavra de Deus sobre os papéis das pessoas dentro de uma congregação (desde que tenhamos conhecimento), o que geralmente acontece é que damos aos nossos líderes títulos apropriados, mas, na prática, agimos de forma diferente. Ainda nos voltamos para o pregador para a nossa orientação e esperamos que ele faça o trabalho dos outros e nosso trabalho. Os presbíteros são em muitos lugares relegados a nada mais do que “exemplos qualificados” que precisamos seguir.
C. A palavra de Deus é específica sobre os papéis dos líderes
1. Os anciãos são os pastores - Atos 20:28, 1 Pedro 5:1-4, COM autoridade.
2. Diáconos são servos qualificados nomeados para tarefas específicas sob a direção dos pastores - 1 Timóteo 3:9-13.
3. Os pregadores devem pregar a palavra de Deus (2 Timóteo 2:2) sob a direção dos pastores. Eles pregam a congregação e trabalham para promover suas fronteiras.
D. Quando mudamos esses papéis, estamos mudando a organização da igreja do Senhor (Filipenses 1:1) e colocamos a igreja em perigo de sermos rejeitados por Deus e nos tornando algo diferente do que Deus pretendia que ela fosse.
B. É uma preocupação entre os irmãos também. Muitas vezes cedendo à sociedade, as igrejas começam a tomar uma posição mais fraca em questões morais. Isto levará uma congregação a fracassar espiritualmente e permitir a imoralidade em seu meio. Há muitos que viram igrejas não mais condenarem a imoralidade como costumavam. Eles caíram para acalmar os membros. O que é caiada? Um pregador descreveu isso como “pintura barata”. Às vezes, eu me refiro a isso como “mundanidade respeitável”.
C. Enquanto a embriaguez é condenada, a bebida social não é.
1. A modéstia pode ser pregada condenando “shorts curtos”, mas não biquínis.
2. O jogo de cartas é exposto como mal, mas a loteria ou o jogo casual não é tão ruim assim.
3. A dança em clubes e danceterias é condenada por causa do ambiente, mas as danças escolares ou em retiros são aceitáveis porque “elas são acompanhadas”.
4. Muitas vezes, os padrões estabelecidos para determinar quais filmes vemos ou o que assistimos na televisão em casa também são reduzidos.
D. Os cristãos vivem de acordo com um padrão que NÃO é estabelecido pelo mundo.
1. Devemos nos precaver contra deixar os “cuidados deste mundo” sufocarem a palavra de Deus (Marcos 4:18-19)
2. Nunca devemos esquecer que não devemos nos conformar com este mundo, mas transformá-lo - Romanos 12: 1-2. Nós devemos "Abster-se de toda forma de mal".
3. Somos santificados a Deus, o que significa “separado” - 2 Coríntios 6:14-18.
E. Com o tempo, permitir a moralidade enfraquecida enfraquecerá a igreja também.
B. A palavra de Deus é clara sobre a importância do lar na criação de filhos.
1. Provérbios 22:6 resume bem, “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele”.
2. Por que Timóteo era tão fiel aluno de Paulo? Considere 2 Timóteo 3:15 e 1:5 - sua fé primeiro habitou em sua mãe e avó.
3. Efésios 6:4 ordena que os pais não provoquem seus filhos, mas os criem na “disciplina e admoestação do Senhor”.
C. Há muitos jovens que abandonam o Senhor quase imediatamente depois de sair de casa, não por causa do que lhes ensinaram “na igreja”, mas por causa do que viram em casa.
1. Os pais enfatizavam a ida à igreja e quando eles estão lá, agiam com justiça e louvavam o ensino e a pregação que era forte e moral. Mas quando eles chegam em casa, eles baixam a guarda e não vivem uma vida demonstrando que Cristo é o primeiro.
2. A Bíblia não é estudada, orações não são oferecidas juntos.
3. Os pais continuamente criticam a todos e a tudo associado à igreja.
4. Eles podem mentir em certas circunstâncias. Eles podem fofocar sobre os outros.
5. Suas vidas se tornam embrulhadas em posses materiais.
6. Eles toleram entretenimento imoral.
7. Os filhos percebem essas coisas e veem através da hipocrisia. Eles veem pais que dizem uma coisa e fazem algo diferente. O que isso lhes diz é que servir a Deus o tempo todo NÃO é realmente tão importante. E muitas igrejas estão morrendo ou morreram por causa disso.
D. Honestamente, pergunte a si mesmo: “Como está minha vida em casa?” “Estou vivendo a vida que professo viver diante de meus irmãos da mesma maneira diante de meus filhos?” Se não, precisamos nos arrepender e resolver fazer melhor. Se você achar que é culpado, arrependa-se e ore a Deus pedindo perdão.
B. Pregação desequilibrada. Existem igrejas hoje que evitam assuntos específicos (como santidade, algumas das questões morais mencionadas acima, comunhão bíblica, disciplina, etc.) Outras se tornam obcecadas com um assunto ou objetivo específico, excluindo outras coisas que são igualmente necessárias, às vezes mais necessário.
1. Ouvi falar de congregações que convidaram um pregador sob a condição de ele NÃO falar sobre um assunto específico. Nesses casos, quase sempre garanto que o que ele não deve pregar é o que é mais necessário!
2. Precisamos pregar “todo o conselho de Deus” (Atos 20:27).
3. 2 Timóteo 3:16-17 nos diz que “toda escritura” é proveitosa para completar o homem. Qualquer coisa menor que "tudo" não é suficiente.
C. Pregação indireta. Algumas igrejas apresentam lições sobre “tópicos controversos” sem nenhuma convicção real. Ou eles identificam algum pecado, mas não conseguem fazer o aplicativo que é mais necessário. (Por exemplo - Ao lidar com o jogo, eles dizem que é errado, mas não identificam especificamente a loteria ou o “jogo casual” como um tipo de jogo. As pessoas ficam com uma compreensão falsa ou incompleta do tópico).
1. Embora haja tempo para generalizações, também há tempo para ser MUITO específico. Embora possa não ser agradável, às vezes precisamos nomear o pecado específico e lidar com ele.
2. Considere Natã confrontando Davi em 2 Samuel 12:7 e disse: "Você é o homem"
3. Há um momento de citar nomes. Tanto Jesus quanto Paulo expuseram os falsos mestres especificamente citando os nomes os criadores de problemas - Himeneu e Fileto (2 Timóteo 2:18), Demas (2 Timóteo 4:10), Alexandre, o Latoeiro (2 Timóteo 4:14). Jesus se referiu aos fariseus às vezes com nomes antagônicos (Mateus 23)
4. Atos 2:36 - Pedro pregou que eles haviam crucificado Jesus.
5. Se um pregador não faz isso, ele não está fazendo o seu trabalho. Gálatas 4:16: “Tornei-me acaso vosso inimigo, porque vos disse a verdade?”
D. O movimento da “pregação positiva”. Alguns querem “Acentuar o positivo, eliminar o negativo”. O que isso significa é não dizer nada que possa fazer alguém se sentir mal ou ser ofendido. Alguns púlpitos de hoje nunca identificam doutrinas falsas e gastam todo o seu tempo lidando com como fazer você “se sentir bem consigo mesmo”. Embora seja necessário pregar sobre uma atitude positiva, não podemos evitar abordar os comportamentos pecaminosos que muitas vezes são a causa das atitudes negativas
1. Jeremias 1:10 - ele foi ordenado como profeta para pregar o que era necessário. Foi-lhe dito para "arrancares e derribares, para destruíres e arruinares; e também para edificares e plantares”.
2. 2 Timóteo 4:2 - Foi dito a Timóteo que pregasse a palavra: “admoesta, repreende, exorta”.
3. De que adianta você se sentir bem consigo mesmo se for baseado em uma mentira que poderia condenar sua alma ao inferno?
E. Em todas estas coisas existe o perigo de abuso. Há alguns que usam o púlpito para intimidar os membros, promover suas próprias agendas, fazer acusações falsas ou ignorantes e criticar constantemente sem construir. Tal pregação é tão errada quanto as outras coisas que acabamos de mencionar. Mas isso não muda o fato de que uma doutrina forte e sadia precisa ser pregada. E negligenciar tais coisas representa um sério perigo para a igreja do Senhor.
Conclusão: Assim, podemos ver alguns perigos enfrentados pelas igrejas em nossos dias hoje. Vamos decidir em tudo o que fazemos ser a igreja de Cristo sobre a qual lemos na Bíblia em TODAS as coisas que dizemos e fazemos. Uma igreja que crescerá primeiro para mais perto de Deus e depois, em todas as outras formas. Pense nisso.
Introdução: Já faz algum tempo desde que este assunto foi abordado aqui, então hoje eu quero tomar algum tempo para perceber alguns perigos que a igreja está enfrentando hoje. Nós como igreja enfrentamos muitos perigos. Às vezes, os perigos vêm de fora e outras vezes vêm de dentro. Mas, independentemente da fonte, precisamos estar em guarda contra eles e fazer o que pudermos para evitá-los. No meu sermão desta noite, quero abordar alguns perigos que enfrentamos dentro da igreja.
Todos nós entendemos a importância da igreja. É o corpo de Cristo (Efésios 1:23) e descrito como aqueles que são salvos (Atos 2:47).
O fato de como igreja enfrentarmos perigos não é novidade. No primeiro século, houve numerosos avisos sobre o que a igreja enfrentaria pela frente. Paulo advertiu Timóteo que “... virá tempo em que não suportarão a sã doutrina…” (2 Timóteo 4:3).
I. Ignorância e Indiferença
A. Um grande perigo que a igreja enfrenta são os membros que não consideram a igreja tão importante quanto ela é. Eles a veem apenas como um aspecto comportamental de suas vidas, e não como parte daquilo que os está impulsionando. Como resultado, eles não estudam tanto quanto deveriam (para que possam garantir que é tudo o que deveria ser, Efésios 4:11-16). Eles também abordam sua saúde e crescimento espiritual com uma atitude de indiferença - isto é, eles não se importam com isso, eles não estão dispostos a fazer muito ou nenhum esforço para vê-la prosperar da maneira que deveria.B. Deus sempre se preocupou com o conhecimento. Isaías 5:13 observa que Judá estava em cativeiro “por falta de entendimento”
1. Oséias 4: 6: “Meu povo é destruído por falta de conhecimento”
2. Ao longo do Novo Testamento há advertências sobre os falsos mestres, “cujas bocas devem ser detidas”
3. Tito 1:11 (Uma das responsabilidades dos anciãos é expô-los).
4. Atos 20:28-30 emite um aviso semelhante.
5. 2 Pedro 2:1-2 - avisos sobre falsos mestres - muitos seguirão seus caminhos destrutivos
C. A indiferença é igualmente advertida contra.
1. Apocalipse 3:15-17 fala de Laodicéia, uma igreja morna.
2. Mateus 12:30 adverte que aquele que não está com Ele está contra Ele e se dispersa.
D. Uma das maneiras mais rápidas de uma igreja morrer espiritualmente, e eventualmente fisicamente também, é enchê-la com membros que são intencionalmente ignorantes e que não se importam.
II. Confusão Sobre os Papéis Dos Líderes
A. O mundo denominacional confundiu os papéis dos líderes da igreja. Seu conceito de “pastor” é o pregador que basicamente dirige a igreja. Enquanto em algumas igrejas, ele é responsável perante os membros em geral (não todos) - ele ainda toma todas as decisões importantes. Presbíteros e diáconos são frequentemente mais um “conselho de administração” com tarefas específicas. O termo “ministro” é frequentemente um termo especializado que descreve a pessoa encarregada de um aspecto específico do trabalho da igreja (por exemplo, música, jovens, dança, solteiros, idosos, doentes, etc.).B. Embora tenhamos uma melhor compreensão da palavra de Deus sobre os papéis das pessoas dentro de uma congregação (desde que tenhamos conhecimento), o que geralmente acontece é que damos aos nossos líderes títulos apropriados, mas, na prática, agimos de forma diferente. Ainda nos voltamos para o pregador para a nossa orientação e esperamos que ele faça o trabalho dos outros e nosso trabalho. Os presbíteros são em muitos lugares relegados a nada mais do que “exemplos qualificados” que precisamos seguir.
C. A palavra de Deus é específica sobre os papéis dos líderes
1. Os anciãos são os pastores - Atos 20:28, 1 Pedro 5:1-4, COM autoridade.
2. Diáconos são servos qualificados nomeados para tarefas específicas sob a direção dos pastores - 1 Timóteo 3:9-13.
3. Os pregadores devem pregar a palavra de Deus (2 Timóteo 2:2) sob a direção dos pastores. Eles pregam a congregação e trabalham para promover suas fronteiras.
D. Quando mudamos esses papéis, estamos mudando a organização da igreja do Senhor (Filipenses 1:1) e colocamos a igreja em perigo de sermos rejeitados por Deus e nos tornando algo diferente do que Deus pretendia que ela fosse.
III. Moralidade Caiada
A. Todos nós temos algum tipo de padrão moral. Infelizmente, para alguns, não é muito alto. O padrão do mundo certamente não é tão alto quanto deveria ser, especialmente em certas áreas. Estou convencido de que a decadência da moral será um dos fatores que derrubarão essa grande nação - assim como o Império Romano.B. É uma preocupação entre os irmãos também. Muitas vezes cedendo à sociedade, as igrejas começam a tomar uma posição mais fraca em questões morais. Isto levará uma congregação a fracassar espiritualmente e permitir a imoralidade em seu meio. Há muitos que viram igrejas não mais condenarem a imoralidade como costumavam. Eles caíram para acalmar os membros. O que é caiada? Um pregador descreveu isso como “pintura barata”. Às vezes, eu me refiro a isso como “mundanidade respeitável”.
C. Enquanto a embriaguez é condenada, a bebida social não é.
1. A modéstia pode ser pregada condenando “shorts curtos”, mas não biquínis.
2. O jogo de cartas é exposto como mal, mas a loteria ou o jogo casual não é tão ruim assim.
3. A dança em clubes e danceterias é condenada por causa do ambiente, mas as danças escolares ou em retiros são aceitáveis porque “elas são acompanhadas”.
4. Muitas vezes, os padrões estabelecidos para determinar quais filmes vemos ou o que assistimos na televisão em casa também são reduzidos.
D. Os cristãos vivem de acordo com um padrão que NÃO é estabelecido pelo mundo.
1. Devemos nos precaver contra deixar os “cuidados deste mundo” sufocarem a palavra de Deus (Marcos 4:18-19)
2. Nunca devemos esquecer que não devemos nos conformar com este mundo, mas transformá-lo - Romanos 12: 1-2. Nós devemos "Abster-se de toda forma de mal".
3. Somos santificados a Deus, o que significa “separado” - 2 Coríntios 6:14-18.
E. Com o tempo, permitir a moralidade enfraquecida enfraquecerá a igreja também.
IV. Lares Hipócritas
A. Não pode ser afirmado com força suficiente: a igreja de amanhã está sendo moldada pelos lares de hoje. O que as crianças veem e fazem em seus lares fará mais para moldar a direção de suas vidas do que qualquer outra influência.B. A palavra de Deus é clara sobre a importância do lar na criação de filhos.
1. Provérbios 22:6 resume bem, “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele”.
2. Por que Timóteo era tão fiel aluno de Paulo? Considere 2 Timóteo 3:15 e 1:5 - sua fé primeiro habitou em sua mãe e avó.
3. Efésios 6:4 ordena que os pais não provoquem seus filhos, mas os criem na “disciplina e admoestação do Senhor”.
C. Há muitos jovens que abandonam o Senhor quase imediatamente depois de sair de casa, não por causa do que lhes ensinaram “na igreja”, mas por causa do que viram em casa.
1. Os pais enfatizavam a ida à igreja e quando eles estão lá, agiam com justiça e louvavam o ensino e a pregação que era forte e moral. Mas quando eles chegam em casa, eles baixam a guarda e não vivem uma vida demonstrando que Cristo é o primeiro.
2. A Bíblia não é estudada, orações não são oferecidas juntos.
3. Os pais continuamente criticam a todos e a tudo associado à igreja.
4. Eles podem mentir em certas circunstâncias. Eles podem fofocar sobre os outros.
5. Suas vidas se tornam embrulhadas em posses materiais.
6. Eles toleram entretenimento imoral.
7. Os filhos percebem essas coisas e veem através da hipocrisia. Eles veem pais que dizem uma coisa e fazem algo diferente. O que isso lhes diz é que servir a Deus o tempo todo NÃO é realmente tão importante. E muitas igrejas estão morrendo ou morreram por causa disso.
D. Honestamente, pergunte a si mesmo: “Como está minha vida em casa?” “Estou vivendo a vida que professo viver diante de meus irmãos da mesma maneira diante de meus filhos?” Se não, precisamos nos arrepender e resolver fazer melhor. Se você achar que é culpado, arrependa-se e ore a Deus pedindo perdão.
V. Pregação Fraca
A. Existem muitas igrejas que diluem o evangelho ou simplesmente evitam certas partes dele. Tal procedimento enfraquecerá uma igreja piedosa ao longo do tempo. Isso levará à corrupção e ao comprometimento, já que seus membros não são treinados para lidar com todas as formas do mal.B. Pregação desequilibrada. Existem igrejas hoje que evitam assuntos específicos (como santidade, algumas das questões morais mencionadas acima, comunhão bíblica, disciplina, etc.) Outras se tornam obcecadas com um assunto ou objetivo específico, excluindo outras coisas que são igualmente necessárias, às vezes mais necessário.
1. Ouvi falar de congregações que convidaram um pregador sob a condição de ele NÃO falar sobre um assunto específico. Nesses casos, quase sempre garanto que o que ele não deve pregar é o que é mais necessário!
2. Precisamos pregar “todo o conselho de Deus” (Atos 20:27).
3. 2 Timóteo 3:16-17 nos diz que “toda escritura” é proveitosa para completar o homem. Qualquer coisa menor que "tudo" não é suficiente.
C. Pregação indireta. Algumas igrejas apresentam lições sobre “tópicos controversos” sem nenhuma convicção real. Ou eles identificam algum pecado, mas não conseguem fazer o aplicativo que é mais necessário. (Por exemplo - Ao lidar com o jogo, eles dizem que é errado, mas não identificam especificamente a loteria ou o “jogo casual” como um tipo de jogo. As pessoas ficam com uma compreensão falsa ou incompleta do tópico).
1. Embora haja tempo para generalizações, também há tempo para ser MUITO específico. Embora possa não ser agradável, às vezes precisamos nomear o pecado específico e lidar com ele.
2. Considere Natã confrontando Davi em 2 Samuel 12:7 e disse: "Você é o homem"
3. Há um momento de citar nomes. Tanto Jesus quanto Paulo expuseram os falsos mestres especificamente citando os nomes os criadores de problemas - Himeneu e Fileto (2 Timóteo 2:18), Demas (2 Timóteo 4:10), Alexandre, o Latoeiro (2 Timóteo 4:14). Jesus se referiu aos fariseus às vezes com nomes antagônicos (Mateus 23)
4. Atos 2:36 - Pedro pregou que eles haviam crucificado Jesus.
5. Se um pregador não faz isso, ele não está fazendo o seu trabalho. Gálatas 4:16: “Tornei-me acaso vosso inimigo, porque vos disse a verdade?”
D. O movimento da “pregação positiva”. Alguns querem “Acentuar o positivo, eliminar o negativo”. O que isso significa é não dizer nada que possa fazer alguém se sentir mal ou ser ofendido. Alguns púlpitos de hoje nunca identificam doutrinas falsas e gastam todo o seu tempo lidando com como fazer você “se sentir bem consigo mesmo”. Embora seja necessário pregar sobre uma atitude positiva, não podemos evitar abordar os comportamentos pecaminosos que muitas vezes são a causa das atitudes negativas
1. Jeremias 1:10 - ele foi ordenado como profeta para pregar o que era necessário. Foi-lhe dito para "arrancares e derribares, para destruíres e arruinares; e também para edificares e plantares”.
2. 2 Timóteo 4:2 - Foi dito a Timóteo que pregasse a palavra: “admoesta, repreende, exorta”.
3. De que adianta você se sentir bem consigo mesmo se for baseado em uma mentira que poderia condenar sua alma ao inferno?
E. Em todas estas coisas existe o perigo de abuso. Há alguns que usam o púlpito para intimidar os membros, promover suas próprias agendas, fazer acusações falsas ou ignorantes e criticar constantemente sem construir. Tal pregação é tão errada quanto as outras coisas que acabamos de mencionar. Mas isso não muda o fato de que uma doutrina forte e sadia precisa ser pregada. E negligenciar tais coisas representa um sério perigo para a igreja do Senhor.
Conclusão: Assim, podemos ver alguns perigos enfrentados pelas igrejas em nossos dias hoje. Vamos decidir em tudo o que fazemos ser a igreja de Cristo sobre a qual lemos na Bíblia em TODAS as coisas que dizemos e fazemos. Uma igreja que crescerá primeiro para mais perto de Deus e depois, em todas as outras formas. Pense nisso.
Tags:
Esboços de Sermões