Texto: 1 Samuel 2-4
Introdução: Hoje queremos falar sobre um homem pouco conhecido no Antigo Testamento. Eli era o Sumo Sacerdote de Deus que, na maior parte, o servia fielmente. Mas Eli é provavelmente mais conhecido pelo fracasso em sua vida. Esse fracasso tem a ver com como ele criou seus filhos, Hofni e Finéias.
Junto com Eli, eles estavam no sacerdócio. Mas nos é dito em 1 Samuel 2:12 que eles não conheciam o Senhor e agiam de forma corrupta, levando mais do que eram designados como sacerdotes das ofertas. De fato, se as pessoas protestassem, elas as ameaçariam. Ficou tão ruim que o povo começou a abominar a oferta do Senhor.
O problema com Eli era que ele sabia o que eles estavam fazendo e os repreendeu como resultado disso, mas ele não os parou ou os conteve. O relato é encontrado em 1 Samuel 2:22-25. Então o Senhor responsabilizou Eli por declarar que sua casa não continuaria, e como sinal ambos os seus filhos morreriam em um dia (2:27-36). Neste sermão, queremos observar algumas lições que podemos aprender com esse relato sobre o fracasso do sacerdote Eli.
B. Os líderes têm uma responsabilidade maior. Quer seja certo ou errado, a conduta, a atitude e a competência dos líderes afetam aqueles que os seguem.
1. Tiago 3:1 observa que os líderes (principalmente mestres) receberão um julgamento mais estrito.
2. Muitas vezes, durante a história de Israel, a nação foi julgada pela conduta de seu rei e dos sacerdotes.
3. Levítico 30:3 depois que Nadabe e Abiu foram devorados por oferecer “fogo estranho”, o Senhor disse a Arão seu pai: “Serei santificado naqueles que se chegarem a mim, e serei glorificado diante de todo o povo”.
4. Moisés foi proibido de entrar na Terra Prometida por causa de um pecado cometido diante do povo (Números 20:12).
5. Em Ezequiel 34:1-3, 9-10) o Senhor condena os pastores de Israel (os líderes) porque pensavam apenas em si mesmos e não no rebanho. Depois de descrever como o rebanho se desviou como resultado de seus fracassos, ele os responsabiliza.
6. Estas são apenas algumas passagens e exemplos da importância da liderança dentro da palavra de Deus.
C. Quem são os líderes?
1. Pais - enquanto Eli era sacerdote, ele também era pai. Uma ocupação não desculpa responsabilidades em outras áreas. Os pais têm uma responsabilidade incrível. Efésios 6:4 encarrega o pai de ensinar seus filhos e não provocá-los.
a. Deuteronômio 6:6-9 confirma essa responsabilidade em Israel. Estas são palavras que todos nós devemos dar atenção.
2. Líderes no corpo do Senhor - eles também têm uma responsabilidade incrível.
a. Timóteo foi instruído a conduzir-se adequadamente como líder e pregador. Em 1 Timóteo 4:12, Paulo disse para ele não deixar ninguém desprezar sua juventude, mas sim ser um líder. De fato, os livros de 1 e 2 Timóteo e Tito foram escritos para instruir pregadores (e pastores) sobre algumas de suas responsabilidades.
b. Já mencionamos mestres - eles são líderes (Efésios 4:11). É por isso que eles são responsáveis pelo que ensinam.
c. Os anciãos são os pastores do rebanho (1 Pedro 5:2-4). Devemos nos submeter a eles como pastores porque, como Hebreus 13:17 diz: "pois eles cuidam de suas almas, como aqueles que devem prestar contas". É por isso que somos ordenados a segui-los e honrá-los e NÃO lhes causar tristeza.
3. Sacerdotes - somos todos sacerdotes (1 Pedro 2:9). Assim como os sacerdotes da Antiga Lei eram líderes, assim nós, por nossa influência, podemos levar outros a Cristo (1 Pedro 2:12).
1. A palavra é definida no Novo Testamento como “taxar (cobrar) com culpa… censurar severamente”. Foi dito a Timóteo que em sua pregação deveria: admoestar, repreender, exortar, com toda longanimidade (2 Timóteo 4:2). O ponto é que existe um tempo para identificar ESPECIFICAMENTE onde existem problemas.
a. Há muitos exemplos disso tanto no Antigo como no Novo Testamento.
b. Por exemplo, quando Natã confrontou Davi com seus pecados, encontramos uma repreensão, especialmente quando ele disse: “Você é o homem!” (2 Samuel 12:7)
c. Pedro repreendeu Jesus quando disse que todos O negariam (Marcos 8:32-33). Jesus, por sua vez, repreendeu Pedro também.
d. Balaão foi repreendido por um burro mudo a caminho de se encontrar (2 Pedro 2: 15-16)
2. A repreensão é absolutamente necessária hoje?
a. Provérbios 13:18: "Pobreza e afronta virão ao que rejeita a correção; mas o que guarda a repreensão será honrado".
b. Provérbios 28:23: “O que repreende a um homem achará depois mais favor do que aquele que lisonjeia com a língua”
c. Mas quando precisamos repreender?
d. Toda vez que há pecado, isso parece estar sendo ignorado. 1 Timóteo 5:20.
e. Quando há perigo (físico ou espiritual) e estamos nos tornando complacentes.
f. Às vezes, mesmo depois de reconhecermos errado, merecemos uma boa “palestra” para ajudar a levar a questão para casa.
3. Mas a pergunta a responder é: Somente repreender é suficiente!
B. Os filhos de Eli precisavam ser repreendidos.
1. Embora a palavra nunca seja encontrada no relato de Eli e seus filhos, a repreensão é exatamente o que Eli fez. Ele identificou ações erradas e até fez uma aplicação adequada. (1 Samuel 2:22-25). Ele estava certo em fazer isso.
2. Como seus filhos reagiram? Verso 25 nos diz que eles o ignoraram.
1. Quando os pregadores pregam todo o conselho de Deus, eles estão contando com sua repreensão e exortações para serem suficientes.
2. Já ouvimos falar de crianças que só precisavam de “uma boa conversa” para que se endireitassem.
3. A instrução dada a Timóteo acima de tudo tratou de apresentar as palavras do evangelho, MAS, às vezes, só repreender não é suficiente!
B. Mas às vezes a repreensão só é bem-sucedida se for seguida de ação ADEQUADA. Ouvimos a expressão “falar é barato”. Essa é uma afirmação verdadeira. Enquanto as palavras podem ser poderosas e, portanto, precisamos pesar cuidadosamente as nossas palavras, o fato é que elas precisam ser acompanhadas de ação. As palavras podem não ser boas, se não as respaldamos!
C. O problema que Eli teve foi que ele não fez o suficiente. Tudo o que ele fez foi expressar desaprovação das ações pecaminosas de seu filho. Como sacerdote com altas responsabilidades, ele deveria ter agido para preservar o sacerdócio e o serviço a Deus. Ele deveria ter se cansado de impedi-los de praticar seus atos pecaminosos. E certamente ele não deveria ter deixado QUALQUER impressão de aprovação. Somos informados em nosso texto que um homem de Deus disse a Eli: “Por que desprezais o meu sacrifício e a minha oferta, que ordenei se fizessem na minha morada, e por que honras a teus filhos mais do que a mim, de modo a vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo Israel?” (1 Samuel 2:29). Observe quem engordou das ofertas.
1. A punição que ele enfrentaria era resultado de seu fracasso em conter seus filhos. Note 1 Samuel 3:11-14 onde o Senhor aparece a Samuel quando ainda criança para revelar uma mensagem a Eli. Verso 13 menciona especificamente sua falha nisso.
2. COMO PAI, ele deveria ter agido. Provérbios 29:15 diz: “A vara e a repreensão dão sabedoria; mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe”.
D. E hoje? Há momentos em que a repreensão simplesmente não é suficiente!
1. Quando uma criança pequena está indo em direção a um fogão quente, às vezes você tem que agir, arrastando-o. O processo de abordar o pecado em Mateus 18:15-17 confirma isso. No começo você repreende a pessoa em pecado, mas se isso não funcionar, você precisa fazer mais.
2. Expor falsos mestres envolve mais do que repreender. Você precisa remover o câncer antes de infectar outras pessoas. Tito 1:10-11 diz aos anciãos que parem as bocas dos insubordinados, faladores ociosos e enganadores.
3. Se uma igreja não está crescendo como deveria, repreender os irmãos não é suficiente. Devem ser tomadas medidas para reacender o fogo e, possivelmente, orientar os irmãos na direção certa para serem mais produtivos.
1. Quantos problemas simplesmente desapareceriam ou pelo menos seriam reduzidos se as pessoas tivessem apenas cuidado para repreendê-las em vez de ignorá-las ou reagir de maneira ímpia?
B. A Bíblia é clara sobre o fato de que quando você estiver diante de Deus, o único a quem você vai dar a resposta final é VOCÊ! O que você fez ou não fez para os outros será levado em conta, mas, no final, mesmo nesse caso, seu julgamento será baseado em SUAS ações.
1. Romanos 14:10-12: “10 Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Deus. 11 Porque está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua louvará a Deus.12 Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus”.
C. Você está pronto para comparecer diante dele?
Assim, podemos ver algumas lições que podemos aprender com a tragédia do fracasso do sacerdote Eli. Temos notado a importância da influência dos líderes, a necessidade de repreensão e os momentos em que precisamos ir ainda mais longe. Concluímos observando que em todas as coisas - no final das contas, você responderá por si mesmo quando estiver diante de Deus.
A conclusão do relato de Eli e seus filhos é encontrada em 1 Samuel 4. Como resultado dos pecados de Hofni e Finéias, um profeta é enviado a Eli para condenar sua falha em agir. Essa condenação é encontrada em 2:27-36. Essa profecia incluía o seguinte:
O capítulo 4 registra que Israel foi à batalha contra os filisteus. Para ajudar a favorecer a Deus, eles levaram a Arca da Aliança para a batalha com eles. Mas em vez de ajudar, Israel perdeu a batalha e fugiu em desgraça. Dizem-nos que 30.000 soldados israelitas morreram nesse dia (4:10). Mas ainda mais trágico foi que a Arca da Aliança foi capturada pelos filisteus e os filhos de Eli morreram na batalha (4:11). Quando chegou a notícia de Eli que seus filhos estavam mortos e que a Arca foi capturada, ele caiu de seu assento em choque e quebrou o pescoço e morreu (4:12-18). Além disso, em 1 Reis 2:27 observa que Salomão removeu Abiatar, um descendente de Eli e assim completou o cumprimento da profecia a respeito dele.
Conclusão: A tragédia vem quando deixamos de obedecer a tudo o que Deus nos ordena a fazer ou se não o fazemos com todo a nossa força. E você? Você obedece a Deus?
Introdução: Hoje queremos falar sobre um homem pouco conhecido no Antigo Testamento. Eli era o Sumo Sacerdote de Deus que, na maior parte, o servia fielmente. Mas Eli é provavelmente mais conhecido pelo fracasso em sua vida. Esse fracasso tem a ver com como ele criou seus filhos, Hofni e Finéias.
Junto com Eli, eles estavam no sacerdócio. Mas nos é dito em 1 Samuel 2:12 que eles não conheciam o Senhor e agiam de forma corrupta, levando mais do que eram designados como sacerdotes das ofertas. De fato, se as pessoas protestassem, elas as ameaçariam. Ficou tão ruim que o povo começou a abominar a oferta do Senhor.
O problema com Eli era que ele sabia o que eles estavam fazendo e os repreendeu como resultado disso, mas ele não os parou ou os conteve. O relato é encontrado em 1 Samuel 2:22-25. Então o Senhor responsabilizou Eli por declarar que sua casa não continuaria, e como sinal ambos os seus filhos morreriam em um dia (2:27-36). Neste sermão, queremos observar algumas lições que podemos aprender com esse relato sobre o fracasso do sacerdote Eli.
I. A Influência Dos Líderes (tanto para o bem quanto para o mal)
A. O exemplo de Eli é um exemplo do fracasso da liderança com seus filhos. Eli era um sacerdote e, como tal, um líder do povo diante de Deus. E pelo que lemos, ele era bastante eficaz em seu trabalho. Mas enquanto ele poderia ter sido um bom sacerdote na maioria das coisas, ele falhou como pai de seus filhos. E seu fracasso em lidar com eles prejudicavam o sacerdócio e o povo em geral porque eles eram parte disso.B. Os líderes têm uma responsabilidade maior. Quer seja certo ou errado, a conduta, a atitude e a competência dos líderes afetam aqueles que os seguem.
1. Tiago 3:1 observa que os líderes (principalmente mestres) receberão um julgamento mais estrito.
2. Muitas vezes, durante a história de Israel, a nação foi julgada pela conduta de seu rei e dos sacerdotes.
3. Levítico 30:3 depois que Nadabe e Abiu foram devorados por oferecer “fogo estranho”, o Senhor disse a Arão seu pai: “Serei santificado naqueles que se chegarem a mim, e serei glorificado diante de todo o povo”.
4. Moisés foi proibido de entrar na Terra Prometida por causa de um pecado cometido diante do povo (Números 20:12).
5. Em Ezequiel 34:1-3, 9-10) o Senhor condena os pastores de Israel (os líderes) porque pensavam apenas em si mesmos e não no rebanho. Depois de descrever como o rebanho se desviou como resultado de seus fracassos, ele os responsabiliza.
6. Estas são apenas algumas passagens e exemplos da importância da liderança dentro da palavra de Deus.
C. Quem são os líderes?
1. Pais - enquanto Eli era sacerdote, ele também era pai. Uma ocupação não desculpa responsabilidades em outras áreas. Os pais têm uma responsabilidade incrível. Efésios 6:4 encarrega o pai de ensinar seus filhos e não provocá-los.
a. Deuteronômio 6:6-9 confirma essa responsabilidade em Israel. Estas são palavras que todos nós devemos dar atenção.
2. Líderes no corpo do Senhor - eles também têm uma responsabilidade incrível.
a. Timóteo foi instruído a conduzir-se adequadamente como líder e pregador. Em 1 Timóteo 4:12, Paulo disse para ele não deixar ninguém desprezar sua juventude, mas sim ser um líder. De fato, os livros de 1 e 2 Timóteo e Tito foram escritos para instruir pregadores (e pastores) sobre algumas de suas responsabilidades.
b. Já mencionamos mestres - eles são líderes (Efésios 4:11). É por isso que eles são responsáveis pelo que ensinam.
c. Os anciãos são os pastores do rebanho (1 Pedro 5:2-4). Devemos nos submeter a eles como pastores porque, como Hebreus 13:17 diz: "pois eles cuidam de suas almas, como aqueles que devem prestar contas". É por isso que somos ordenados a segui-los e honrá-los e NÃO lhes causar tristeza.
3. Sacerdotes - somos todos sacerdotes (1 Pedro 2:9). Assim como os sacerdotes da Antiga Lei eram líderes, assim nós, por nossa influência, podemos levar outros a Cristo (1 Pedro 2:12).
II. A Necessidade de Repreensão
A. O que é repreender?1. A palavra é definida no Novo Testamento como “taxar (cobrar) com culpa… censurar severamente”. Foi dito a Timóteo que em sua pregação deveria: admoestar, repreender, exortar, com toda longanimidade (2 Timóteo 4:2). O ponto é que existe um tempo para identificar ESPECIFICAMENTE onde existem problemas.
a. Há muitos exemplos disso tanto no Antigo como no Novo Testamento.
b. Por exemplo, quando Natã confrontou Davi com seus pecados, encontramos uma repreensão, especialmente quando ele disse: “Você é o homem!” (2 Samuel 12:7)
c. Pedro repreendeu Jesus quando disse que todos O negariam (Marcos 8:32-33). Jesus, por sua vez, repreendeu Pedro também.
d. Balaão foi repreendido por um burro mudo a caminho de se encontrar (2 Pedro 2: 15-16)
2. A repreensão é absolutamente necessária hoje?
a. Provérbios 13:18: "Pobreza e afronta virão ao que rejeita a correção; mas o que guarda a repreensão será honrado".
b. Provérbios 28:23: “O que repreende a um homem achará depois mais favor do que aquele que lisonjeia com a língua”
c. Mas quando precisamos repreender?
d. Toda vez que há pecado, isso parece estar sendo ignorado. 1 Timóteo 5:20.
e. Quando há perigo (físico ou espiritual) e estamos nos tornando complacentes.
f. Às vezes, mesmo depois de reconhecermos errado, merecemos uma boa “palestra” para ajudar a levar a questão para casa.
3. Mas a pergunta a responder é: Somente repreender é suficiente!
B. Os filhos de Eli precisavam ser repreendidos.
1. Embora a palavra nunca seja encontrada no relato de Eli e seus filhos, a repreensão é exatamente o que Eli fez. Ele identificou ações erradas e até fez uma aplicação adequada. (1 Samuel 2:22-25). Ele estava certo em fazer isso.
2. Como seus filhos reagiram? Verso 25 nos diz que eles o ignoraram.
III. Reação Adequada
A. Às vezes, só repreender é uma ferramenta eficaz. Quando Natan repreendeu Davi, foi o suficiente.1. Quando os pregadores pregam todo o conselho de Deus, eles estão contando com sua repreensão e exortações para serem suficientes.
2. Já ouvimos falar de crianças que só precisavam de “uma boa conversa” para que se endireitassem.
3. A instrução dada a Timóteo acima de tudo tratou de apresentar as palavras do evangelho, MAS, às vezes, só repreender não é suficiente!
B. Mas às vezes a repreensão só é bem-sucedida se for seguida de ação ADEQUADA. Ouvimos a expressão “falar é barato”. Essa é uma afirmação verdadeira. Enquanto as palavras podem ser poderosas e, portanto, precisamos pesar cuidadosamente as nossas palavras, o fato é que elas precisam ser acompanhadas de ação. As palavras podem não ser boas, se não as respaldamos!
C. O problema que Eli teve foi que ele não fez o suficiente. Tudo o que ele fez foi expressar desaprovação das ações pecaminosas de seu filho. Como sacerdote com altas responsabilidades, ele deveria ter agido para preservar o sacerdócio e o serviço a Deus. Ele deveria ter se cansado de impedi-los de praticar seus atos pecaminosos. E certamente ele não deveria ter deixado QUALQUER impressão de aprovação. Somos informados em nosso texto que um homem de Deus disse a Eli: “Por que desprezais o meu sacrifício e a minha oferta, que ordenei se fizessem na minha morada, e por que honras a teus filhos mais do que a mim, de modo a vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo Israel?” (1 Samuel 2:29). Observe quem engordou das ofertas.
1. A punição que ele enfrentaria era resultado de seu fracasso em conter seus filhos. Note 1 Samuel 3:11-14 onde o Senhor aparece a Samuel quando ainda criança para revelar uma mensagem a Eli. Verso 13 menciona especificamente sua falha nisso.
2. COMO PAI, ele deveria ter agido. Provérbios 29:15 diz: “A vara e a repreensão dão sabedoria; mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe”.
D. E hoje? Há momentos em que a repreensão simplesmente não é suficiente!
1. Quando uma criança pequena está indo em direção a um fogão quente, às vezes você tem que agir, arrastando-o. O processo de abordar o pecado em Mateus 18:15-17 confirma isso. No começo você repreende a pessoa em pecado, mas se isso não funcionar, você precisa fazer mais.
2. Expor falsos mestres envolve mais do que repreender. Você precisa remover o câncer antes de infectar outras pessoas. Tito 1:10-11 diz aos anciãos que parem as bocas dos insubordinados, faladores ociosos e enganadores.
3. Se uma igreja não está crescendo como deveria, repreender os irmãos não é suficiente. Devem ser tomadas medidas para reacender o fogo e, possivelmente, orientar os irmãos na direção certa para serem mais produtivos.
IV. A Responsabilidade de Hofni e Finéias
A. Os filhos de Eli não estavam inconscientes. Nos é dito em 2:25 que eles não ouviram Eli. Assim, embora o pai não fizesse o suficiente, os filhos sabiam que o que estavam fazendo era errado e, portanto, eles tinham total responsabilidade por sua própria conduta. Eles deveriam ter escutado a repreensão.1. Quantos problemas simplesmente desapareceriam ou pelo menos seriam reduzidos se as pessoas tivessem apenas cuidado para repreendê-las em vez de ignorá-las ou reagir de maneira ímpia?
B. A Bíblia é clara sobre o fato de que quando você estiver diante de Deus, o único a quem você vai dar a resposta final é VOCÊ! O que você fez ou não fez para os outros será levado em conta, mas, no final, mesmo nesse caso, seu julgamento será baseado em SUAS ações.
1. Romanos 14:10-12: “10 Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Deus. 11 Porque está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua louvará a Deus.12 Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus”.
C. Você está pronto para comparecer diante dele?
Assim, podemos ver algumas lições que podemos aprender com a tragédia do fracasso do sacerdote Eli. Temos notado a importância da influência dos líderes, a necessidade de repreensão e os momentos em que precisamos ir ainda mais longe. Concluímos observando que em todas as coisas - no final das contas, você responderá por si mesmo quando estiver diante de Deus.
A conclusão do relato de Eli e seus filhos é encontrada em 1 Samuel 4. Como resultado dos pecados de Hofni e Finéias, um profeta é enviado a Eli para condenar sua falha em agir. Essa condenação é encontrada em 2:27-36. Essa profecia incluía o seguinte:
- Sua linhagem como sumo sacerdote seria cortada.
- Um inimigo deveria habitar em seu lugar
- Todos os seus descendentes morreriam na flor da idade
- Hofni e Finéias morreriam no mesmo dia
- Um sumo sacerdote fiel seria levantado.
O capítulo 4 registra que Israel foi à batalha contra os filisteus. Para ajudar a favorecer a Deus, eles levaram a Arca da Aliança para a batalha com eles. Mas em vez de ajudar, Israel perdeu a batalha e fugiu em desgraça. Dizem-nos que 30.000 soldados israelitas morreram nesse dia (4:10). Mas ainda mais trágico foi que a Arca da Aliança foi capturada pelos filisteus e os filhos de Eli morreram na batalha (4:11). Quando chegou a notícia de Eli que seus filhos estavam mortos e que a Arca foi capturada, ele caiu de seu assento em choque e quebrou o pescoço e morreu (4:12-18). Além disso, em 1 Reis 2:27 observa que Salomão removeu Abiatar, um descendente de Eli e assim completou o cumprimento da profecia a respeito dele.
Conclusão: A tragédia vem quando deixamos de obedecer a tudo o que Deus nos ordena a fazer ou se não o fazemos com todo a nossa força. E você? Você obedece a Deus?
Tags:
Esboços de Sermões