No seminário, aprendi a fazer a exegese de um texto para pregar. Infelizmente, esse é apenas um lado do processo da pregação. O outro lado, se você quer que sua pregação seja prática e relevante, é preciso fazer a exegese da sua audiência. Veja como:
Quando você vê pessoas diante de você que têm mágoas, problemas, dúvidas, medos e ansiedades que corroem a fé delas; quando você vê os nós dos dedos de um punho cerrado, um rosto lutando contra as lágrimas, um coração que está sofrendo e o espírito que não tem alegria porque não tem esperança; quando você vir essas coisas e pregar para elas e a elas, então sua pregação será relevante e prática.
1. Entenda sua cultura.
A cultura refere-se ao estilo de vida e a mentalidade da sociedade. Tem a ver com o que as pessoas estão sentindo, o que lhes interessa, o que elas valorizam, o que as aflige e o que elas temem. Se você fosse enviado para outro país como missionário; primeiro procuraria entender a cultura daquele país. No ambiente secular de hoje, é muito importante você entender a cultura da qual sua congregação se reúne. Algumas das maneiras de entender sua cultura é observar o mundo ao seu redor, conversar com pessoas de todas as esferas da vida, ler jornais e revistas de notícias. Você não precisa concordar com a cultura ao seu redor, mas se quiser que sua pregação se conecte, é melhor que você entenda.2. Conheça o seu público.
No mundo dos negócios, esse princípio é chamado de “conhecer seu cliente”. Esse é um princípio bíblico. Cada um dos quatro evangelhos foi escrito para um público diferente. Jesus e Paulo conheciam o público deles. Você conhece seu público por meio de pesquisas, estudos, dados demográficos e ferramentas psicográficas. Quando sua pregação é baseada em informações recentes e precisas sobre os ouvintes, então sua mensagem chegará em casa. Leia também: Como ser eficaz na pregação3. Faça o perfil do seu participante típico.
Em outras palavras, pegue as informações coletadas sobre a cultura e a comunidade e desenvolva um perfil do participante típico de sua igreja. Pinte uma imagem deles em sua mente. Identifique a idade, educação, gostos e desgostos, preferências recreativas, problemas financeiros, expectativas, salário e status de família. Na verdade, tente conhecê-los melhor do que eles mesmos.4. Faça a pergunta certa.
Tipicamente, os pregadores se perguntam antes de um sermão: “Sobre o que falarei? ”. A melhor pergunta a fazer é: “A quem eu estou falando? ”. Esta questão não sacrifica o conteúdo e a verdade bíblica; em vez disso, permite que o conteúdo do sermão atinja seu alvo. Leia também: Como se Preparar para Pregar5. Pregue do coração para o coração.
A intenção de sua pregação não é preencher um horário designado na ordem de adoração. Você não sobe no púlpito para se ouvir falar, mas para entregar uma mensagem do coração de Deus para o coração dos ouvintes. É uma tarefa nobre e assustadora.Quando você vê pessoas diante de você que têm mágoas, problemas, dúvidas, medos e ansiedades que corroem a fé delas; quando você vê os nós dos dedos de um punho cerrado, um rosto lutando contra as lágrimas, um coração que está sofrendo e o espírito que não tem alegria porque não tem esperança; quando você vir essas coisas e pregar para elas e a elas, então sua pregação será relevante e prática.
Tags:
Pregação e Pregador