O Bom Nome e Muitas Riquezas

O bom nome e muitas riquezas
Texto: Provérbios 22:1

Introdução: Quando Salomão falou sobre "o bom nome", ele estava se referindo à reputação de alguém. Isto é; pelo que uma pessoa é conhecida.

Como somos conhecidos? Por quais adjetivos somos conhecidos?

Quão importante é ter um bom nome? Qual é mais importante; muitas riquezas ou o bom nome?

1. A comparação entre o bom nome e muitas riquezas

A. Salomão fez uma comparação entre "o bom nome" e "muitas riquezas" - se só podemos ter uma dessas duas coisas; é muito mais importante ter o "bom nome"
B. Por que Salomão fez essa comparação? - não apenas porque ambos têm valor, embora seja certamente verdade que ambos têm grande valor.
C. Ele fez a comparação porque ambos são obtidos, mantidos e conservados da mesma maneira

2. Como ter muitas riquezas?

A. Esteja disposto a trabalhar (2 Tessalonicenses 3:10) - o trabalho leva a uma recompensa (Provérbios 14:23; 1 Timóteo 5:18)
B. Faça trabalho que seja proveitoso (Provérbios 28:19) - parte de trabalhar com sabedoria (Eclesiastes 2:21); nosso trabalho deve ser valioso para os outros (Deuteronômio 28:68)
C. Não desperdice sua riqueza (Lucas 15:11-14) - devemos ser bons mordomos das bênçãos que recebemos de Deus (Provérbios 3:9-10; 13:22)
D. Invista sabiamente (Mateus 25:14-28) - diferentes investimentos produzem retornos diferentes

3. Como ter um bom nome?

A. Trabalhe para isso - a reputação é baseada na ação; a diferença entre o que se diz e o que se faz (Provérbios 20:6); as palavras sozinhas não têm sentido (1 João 3:18)
B. Certifique-se de que você está fazendo um bom trabalho - assim como nem todo o trabalho é rentável, nem todas as ações levam a um bom nome; as pessoas devem ver "boas obras" em nós (Mateus 5:16); não como o mundo define o que é "bom"; devemos ser conhecidos por seguir a palavra de Deus (2 Timóteo 3:16-17, Provérbios 3:1-4)
C. Não perca a sua reputação - podemos anular anos de nosso exemplo positivo através de um pecado; nós podemos sempre ser perdoados (1 João 1:9), mas pode demorar muito tempo antes que outros confiem em nós; quando perdemos nossa reputação, perdemos a confiança (Atos 13:13; 15:36-39) e a influência (2 Coríntios 6:3)
D. Seja consistente ao longo de sua vida - uma boa reputação crescerá com o tempo (1 Timóteo 3:7); se tivermos uma reputação merecidamente ruim, sempre podemos nos arrepender e fazer o que é certo, mas "o bom nome" leva tempo para construir; portanto, precisamos comprometer agora para desenvolver "o bom nome"

Conclusão

A. O valor da riqueza é universalmente reconhecido - mas "o bom nome" é muito mais valioso
B. Devemos nos esforçar para fazer o que é necessário para construir e manter nossa reputação - não apenas para que os outros nos vejam de determinada maneira, mas para que possamos ser aprovados por Deus.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem