Sansão e o alto preço da desobediência

Sansão e o alto preço da desobediência
Texto: Juízes 13-16

Introdução: Alguns nascem para privilégios, com muitas vantagens, e não conseguem ter sucesso, e outros são o oposto, nascidos para nada e sem nada, e se elevam acima de tudo para grande sucesso. Sansão foi um exemplo do primeiro caso. 
 
Ele nasceu em um momento especial na história de Israel. 7 vezes esta nação havia se rebelado em apostasia. Desta vez são os filisteus que Deus usou para punir e oprimir Israel por 40 anos. Eram seu pior inimigo.
 
Sansão significa "luz do sol". E nos dias mais sombrios da história de sua nação, o sol veio ao mundo. 
 
Ele era um nazireu, o que significa diferente, separado ou reservado. Ele não podia beber vinho nem fruto da videira. Ele não podia se aproximar ou tocar um corpo morto, de animal ou humano. E ele não podia cortar seu cabelo. Por quê?

1 Coríntios 11:14 “Não vos ensina a própria natureza que se o homem tiver cabelo comprido, é para ele uma desonra”

Era um ato de humildade e auto humilhação tomar sobre si esta vergonha. 
 
Bem, Sansão tinha recebido grande força do Senhor. Em uma ocasião ele matou 1.000 filisteus com a mandíbula de um jumento. Em outro, ele ergueu os portões da cidade e carregou para uma colina sobre seus ombros. Em seguida, houve o momento em que ele foi confrontado por um leão selvagem, e destruiu-o com suas mãos. 
 
Como ele era? Como Schwarzenegger? Não. Provavelmente era como a maioria. Como nós sabemos? Porque Dalila lhe perguntou o segredo de sua força. Não era óbvio ... Era uma força sobrenatural.
 
14: 5-6, 15:14-15 Em cada caso, “o Espírito do Senhor veio sobre ele”.
 
Ele não era apenas forte no corpo, mas na mente e no espírito. Ele era perspicaz. Ele adorava enigmas e tinha um grande senso de humor. Não é de admirar que seu nome fosse sol ... ele era um pacote de potencial. E ainda assim esta não é uma história feliz, é uma tragédia. Ele passou de herói a zero, de vencedor para vítima. Desobediência, derrota, desgraça e destruição são suas descrições. 
 
Ele era ousado diante dos homens, mas fraco diante das mulheres. Ele tinha o Espírito de Deus sobre ele, mas vivia para os apetites da carne. Ele foi chamado para declarar guerra aos inimigos de Deus, mas muitas vezes o encontramos confraternizando com os inimigos de Deus. Ele lutava as batalhas do Senhor durante o dia, e quebrava os mandamentos do Senhor à noite.
 
Sol era seu nome, que fala de luz, mas ele terminou sua vida na escuridão tendo seus olhos perfurados. Às vezes ele se elevava a alturas incríveis, mas também afundava em profundidades incríveis. 
 
Se você tivesse dito a Sansão, no início de sua vida, o que faria no final, ele não teria se julgado capaz de ir tão longe. 
Isso nos lembra que há 3 pessoas em seu assento agora.
 
A pessoa que você é agora, aquela que você poderia ser para Deus, e aquela que você poderia ser para o diabo.

Sansão foi salvo. Sim! Hebreus 11 menciona-o como um herói da fé. Assim, mesmo Sansão não perdeu a sua salvação. É aí que os oponentes da segurança eterna dizem: "Então, você está ensinando que pode ser salvo e fazer o que quiser?" Praticamente, mas você não pode escolher as consequências. Sansão pagou um alto preço por viver em desobediência.

1. Sansão desonrou seus pais. 14:1-3

O primeiro passo em sua jornada descendente. Ele tinha pais piedosos que imploravam para que ele fizesse o que era certo e evitasse o jugo desigual de 2 Coríntios 6.
 
Um cordão de 3 dobras não é facilmente quebrado [marido / esposa / Deus]. Mas quando Deus não está sustentado os outros 2, é muito fácil se desatar.
 
Êxodo 20:12 “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”.
Sansão ignorou os conselhos de seus pais, e morreu jovem!

2. Sansão abandonou a sua promessa.

Ele violou o voto nazireu. 
 
14:5 “Desceu” é um termo geográfico, mas tem mais significado do que isso para mim. Quando você corre de Deus ... você está indo para baixo! Leia a história de Jonas ... ele desceu uma e outra vez até que ele seguiu o caminho de Deus. 
 
“Vinhas” = ele foi para um lugar que não deveria ir. Você diz, isso é só uma coisinha ... sim! São as pequenas raposas que estragam as vinhas. É quando estamos apenas flertando com o pecado é que o declive escorregadio acontece. 
 
14:6-9 “Cadáver” = mais desobediência. Ele continua violando seus votos. Ele está perdendo o foco. Ele está pecando em alta velocidade! E é uma espiral descendente. 
 
Sansão me lembra de Ló em Gênesis. No final da história de Ló está cometendo incesto com suas filhas, dando à luz nações perversas que ainda hoje afligem a terra. No entanto, no início Ló era um cristão que ninguém pensava ser capaz de tais coisas. Como começou para Ló? Ele ergueu os olhos para Sodoma. Ele apenas olhou essa direção! Então ele encabeçou essa direção, lançando sua tenda para que ele pudesse olhar para ela, e eventualmente ele estava bem ali nos portões. 
 
Quanto mais fundo você entrar em pecado, mais cego você fica! Sansão ficou cego muito antes de seus olhos serem arrancados!

3. Sansão distorceu seu propósito. 14:10-14

Este era o casamento, e todos os convidados eram filisteus. Ele estava com a multidão errada.
 
Provérbios 13:20 “Quem anda com os sábios será sábio; mas o companheiro dos tolos sofre aflição”
 
O enigma que ele deu foi baseado em sua experiência com o leão. Não havia nenhuma maneira de eles saberem a resposta do enigma. Então eles vão para sua esposa para levá-la a seduzi-lo a desistir da resposta. Eles a ameaçam nos versículos 15-16. Foi quando ela se virou sobre as lágrimas, e no v. 17 ela conseguiu a resposta. 
 
Sansão podia estar diante de qualquer exército, mas não diante de uma mulher chorando. 
 
V. 18 Nota para si mesmo: chamar sua esposa de novilha é um grande erro. 
 
Mais importante ainda, observe que Sansão está brincando com o inimigo. Ele não está lutando as batalhas de Deus, mas a sua própria. Ele distorceu seu propósito. E o Brasil já não está lutando contra o verdadeiro inimigo, mas estamos lutando nossas próprias batalhas internamente, brincando com o inimigo.
 
Deus nos dá bons dons e habilidades ... então não devemos nos prostituir e usá-los para propósitos errados, mas somente para Deus.

4. Sansão profanou sua pureza.

Ele continua piorando. O pecado leva você mais longe que você quer ir, vai mantê-lo mais tempo do que você planejou ficar, e vai custar-lhe muito mais do que você planejava pagar.
 
16:1-4 Olhe como o enredo engrossa. Ele está procurando mulheres prostitutas, e elas não são difíceis de encontrar.
Provérbios 5:3-5 “Porque os lábios da mulher licenciosa destilam mel, e a sua boca e mais macia do que o azeite; mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes. Os seus pés descem à morte; os seus passos seguem no caminho do Seol”
 
O diabo nunca nos mostra o fim da história. 
 
O pecado tem um efeito que cega e dessensibilizante.
 
Provérbios 6:32-33 “O que adultera com uma mulher é falto de entendimento; destrói-se a si mesmo, quem assim procede. Receberá feridas e ignomínia, e o seu opróbrio nunca se apagará”
 
Quão únicos são os pecados sexuais! As consequências seguem e seguem. O perdão ainda é possível, mas as consequências continuam.

5. Sansão deludiu seu poder.

Agora ele está sentado no salão de beleza de Dalila, e ela tenta aprender o segredo de sua força. Ele brinca com ela, dizendo-lhe mentiras [amarre-me com sete cordas de nervos/ teça as sete tranças da minha cabeça com os liços da teia]. Observe que ele está se aproximando da verdade. O diabo tenta nos fazer dar apenas pequenos passos na direção dele.
 
Finalmente, ele chega ao fundo e diz-lhe a verdade. Ele quebra a parte final de seu voto nazireu. Agora é tarde demais, o ponto de não retorno. E aqui está o verso mais triste ...
 
16:20 “E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão! Despertando ele do seu sono, disse: Sairei, como das outras vezes, e me livrarei. Pois ele não sabia que o Senhor se tinha retirado dele”. Ele perdeu o seu poder, e nem sabia disso. Alguns aqui nem sequer sabem quão frio eles se tornaram, e quão longe de Deus eles se tornaram lentamente. 
 
A grande lição deste livro é que Deus preferiria perdoar do que julgar. Ao longo do caminho Sansão cometeu erros, mas poderia ter feito as coisas corretamente e ser restaurado, mas ele seguiu todo o caminho com o pecado. 
 
V. 21 “Então os filisteus pegaram nele, arrancaram-lhe os olhos e, tendo-o levado a Gaza, amarraram-no com duas cadeias de bronze; e girava moinho no cárcere”.
 
Há esperança. Deus preferiria perdoar do que julgar. E se insistimos em Seu julgamento, ainda poderia haver uma grande vitória na tragédia, multidões poderiam ser salvas se passarmos por um poderoso julgamento, e Deus ainda pode obter uma grande vitória. 
 
Vv. 22-30 “Todavia o cabelo da sua cabeça, logo que foi rapado, começou a crescer de novo: Então os chefes dos filisteus se ajuntaram para oferecer um grande sacrifício ao seu deus Dagom, e para se regozijar; pois diziam: Nosso deus nos entregou nas mãos a Sansão, nosso inimigo. Semelhantemente o povo, vendo-o, louvava ao seu deus, dizendo: Nosso Deus nos entregou nas mãos o nosso inimigo, aquele que destruía a nossa terra, e multiplicava os nossos mortos. E sucedeu que, alegrando-se o seu coração, disseram: Mandai vir Sansão, para que brinque diante de nós. Mandaram, pois, vir do cárcere Sansão, que brincava diante deles; e fizeram-no estar em pé entre as colunas. Disse Sansão ao moço que lhe segurava a mão: Deixa-me apalpar as colunas em que se sustém a casa, para que me encoste a elas. Ora, a casa estava cheia de homens e mulheres; e também ali estavam todos os chefes dos filisteus, e sobre o telhado havia cerca de três mil homens e mulheres, que estavam vendo Sansão brincar. Então Sansão clamou ao Senhor, e disse: Ó Senhor Deus! Lembra-te de mim, e fortalece-me agora só esta vez, ó Deus, para que duma só vez me vingue dos filisteus pelos meus dois olhos. Abraçou-se, pois, Sansão com as duas colunas do meio, em que se sustinha a casa, arrimando-se numa com a mão direita, e na outra com a esquerda. E bradando: Morra eu com os filisteus! Inclinou-se com toda a sua força, e a casa caiu sobre os chefes e sobre todo o povo que nela havia. Assim foram mais os que matou ao morrer, do que os que matara em vida”

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Graça e paz, muito bom estudo,só uma importante observação. A palavra de Deus diz que os homicidas e suicidas não herdaram o reino dos ceus. O fato de sansão ser citado em hebreus não lhe coloca na condição de salvo ali relata suas obras pela FÉ nada haver com salvação.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem