Considere Seu Chamado

Considere seu chamado
Texto: 1 Coríntios 1:26

Introdução: Paulo falou aos coríntios da "palavra da cruz" (1 Coríntios 1:18) e disse que muitos a rejeitaram, mas eles a aceitaram. No entanto, eles precisavam permanecer fiéis. Para encorajá-los a permanecerem fiéis, ele lhes disse: "Considerai o vosso chamado" (1 Coríntios 1:26). Devemos fazer o mesmo se esperamos agradar ao Senhor e sermos salvos no final.

1. Qual é o nosso chamado?

A. Somos chamados pelo evangelho (2 Tessalonicenses 2:14) - o evangelho seria pregado em todo o mundo (Marcos 16:15); é o poder de Deus para a salvação (Romanos 1:16)

B. No entanto, para o mundo, o evangelho é loucura (1 Coríntios 1:18) - mas para os que estão sendo salvos é o poder de Deus; a diferença é a nossa reação a ele

C. Como fomos chamados pelo evangelho (2 Tessalonicenses 2:14), somos chamados a nos conformarmos com o evangelho - o fundamento do evangelho é a morte, sepultamento e ressurreição de Cristo (1 Coríntios 15:3-4); devemos nos conformar com isso (Romanos 6:3-6)

D. Esta é a nossa vocação - crer em Cristo, obedecê-Lo, e andar de tal maneira a agradá-Lo; alguns responderão a este chamado, mas muitos o rejeitarão

2. Aqueles que rejeitam o chamado

A. Os que são sábios segundo a carne - seguem a sabedoria do mundo; não podemos conhecer Deus através da sabedoria mundana (1 Coríntios 1:21, Jeremias 10:23); o conhecimento torna arrogante (1 Coríntios 8:1); querem o que os outros não têm e não podem obter

B. Os que são poderosos segundo a carne – a palavra significa poderoso ou forte; é a ideia de que o indivíduo, devido à sua força, não precisa de nada (Apocalipse 3:17); ele pensa muito de si mesmo (Romanos 12:3) e não pensa que precisa de Deus (2 Crônicas 26:16)

C. Os que são nobres segundo a carne - significa nascer de uma família nobre; os judeus se orgulhavam de sua herança, mas ser descendente de Abraão não é suficiente (Mateus 3:9); este orgulho na herança não se limita aos judeus (orgulho de família, raça, nação, status econômico, etc.); qualquer razão para nos gloriarmos na carne é inútil (Filipenses 3:4-8)

3. Aqueles que atendem o chamado

A. Aqueles que aceitam a sabedoria de cima – a sabedoria de Deus (Provérbios 8:22); pode ser obtida seguindo a verdade da palavra de Deus (Provérbios 8:32-33; 23:23); devemos andar como aqueles que são sábios (Efésios 5:15); feito por obedecer à palavra de Deus (Tiago 3:13, 1:22)

B. Aqueles que são fortes no Senhor - podemos fazer todas as coisas através de Cristo que nos fortalece (Filipenses 4:13); fortalecei-vos no Senhor, tomai toda a armadura de Deus (Efésios 6:10-17); nós estamos lutando contra um poderoso inimigo (Efésios 6:12), mas nós esmagadoramente conquistamos através de Cristo (Romanos 8:36-37)

C. Aqueles que nasceram de novo como filhos de Deus – o grande privilégio de serem Seus filhos (1 João 3:1); aqueles que creem em Cristo têm o direito de se tornarem filhos de Deus (João 1:12), embora nem todos exerçam esse direito (João 12:42-43); podemos nascer de novo (João 3:3-5); Isso nos permite obter uma herança eterna (1 Pedro 1:2-4)

Conclusão

A. Paulo disse aos irmãos em Corinto para considerar o chamado - Nós também devemos considerar o nosso chamado

B. Fomos chamados pelo evangelho - chamados a viver de acordo com o padrão de Deus encontrado no evangelho

C. Muitos rejeitam o chamado do evangelho - aqueles que valorizam as coisas do mundo

D. Não seja como eles - lembre-se de como é melhor em Cristo (sabedoria, poder, nobreza)

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem