O desafio de Josué ao povo

O desafio de Josué ao povo
Texto: Josué 24:14-25

Introdução: Lembremo-nos da famosa declaração de Josué: "eu e a minha casa serviremos ao Senhor". Mas o que servir ao Senhor incluía? O que ele estava desafiando as pessoas a fazer? Este sermão examina o desafio de Josué para com o povo e mostra como esse desafio se aplica a nós.

1. Temer ao Senhor

A. Reverência para com Deus - respeito por quem Ele é (Salmo 33:8-11); compreender o nosso lugar diante dEle (Salmo 8:3-4); Reconhecer Sua capacidade e disposição para destruir os desobedientes (Mateus 10:28, Hebreus 10:31)
B. O temor é mencionado primeiro por Josué porque é o fundamento - o temor é o princípio da sabedoria / conhecimento (Provérbios 1:7; 9:10); o temor está ligado à obediência (Eclesiastes 12:13); não podemos agradar a Deus sem temor (Hebreus 12:28)

2. Servir em sinceridade e verdade

A. Semelhante à declaração de Jesus à mulher samaritana (João 4:24) - para agradar a Deus, precisamos da atitude correta e das ações certas
B. Sinceridade – deve se ter a motivação certa para servir a Deus; não para parecer justos perante os outros (Mateus 23:27-28), mas porque Deus é digno de nosso servir (Apocalipse 4:11)
C. Verdade - deve se servir a Deus da maneira que Ele quer que nós façamos; não fazer o que queremos no serviço a Deus (Colossenses 2:20-23), mas devemos respeitar a Sua vontade (Mateus 7:21-23)

3. Abandonar os outros deuses

A. Deus espera que Seu povo o sirva exclusivamente (Êxodo 20:3; 1 João 5:21) - não podemos dividir nossa fidelidade entre Ele e qualquer outro deus (Mateus 6:24)
B. Eles foram avisados para não servir os deuses cultuados por seus pais - a verdade é baseada no padrão de Deus, não na história da família (Mateus 10:37); devemos estar dispostos a fazer o que é certo, independentemente do que nossos pais fizeram (Ezequiel 18:14-18)
C. Eles também foram avisados para não servir os deuses das pessoas ao seu redor - muitas vezes, o povo de Deus é influenciado pela palavra em torno deles (2 Coríntios 6:14-17); Deus espera que sejamos diferentes (Romanos 12:2)

Conclusão

A. Muitas vezes falamos sobre a escolha que Josué apresentou ao povo (Josué 24:15) - mas não bastava escolher servir ao Senhor; eles precisavam saber como servir ao Senhor
B. Eles tinham que levar isto a sério (Josué 24:16-24) - devemos levar nosso compromisso seriamente também

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem