Implorando a Jesus para sair

Implorando a Jesus para sair
Texto: Marcos 5:1-20

Texto: Três vezes no nosso texto, um indivíduo ou grupo implora / roga Jesus para sair - cada um por uma razão diferente. Há lições que podemos aprender de cada um deles.

1. Os demônios imploraram a Jesus para deixá-los sair e entrar nos suínos (Marcos 5:11-13)

A. Mostra o poder de Jesus sobre os demônios (Marcos 5:7) - nossa luta é contra "forças espirituais da iniquidade" (Efésios 6:12); Jesus é vitorioso (Apocalipse 17:14) e nós "esmagadoramente conquistaremos por meio dele" (Romanos 8:37); mas devemos vestir a armadura de Deus (Efésios 6:11-17)
B. Mostra o reconhecimento dos demônios da autoridade de Jesus - chamou-o de "Filho do Deus Altíssimo" (Marcos 5:7); implorou-Lhe "por Deus" para não os atormentar (não havia autoridade superior à que pudessem recorrer)
C. Mostra o temor dos demônios do Senhor - isso demonstra um grau de fé (Tiago 2:19); mas era uma fé salvadora (Tiago 2:24, 26); muitos hoje têm fé como os demônios
D. Mostra que Jesus e os demônios não eram aliados - mais cedo Jesus foi acusado de expulsar demônios pelo governante dos demônios (Marcos 3:22-27); mas isso não poderia ser (Marcos 3:25-26); Jesus disse: "o príncipe deste mundo, e ele nada tem em mim" (João 14:30, ver 2 Coríntios 6:15)

2. O povo implorou a Jesus para deixar sua região (Marcos 5:14-17)

A. Eles viram o que aconteceu com o homem e os porcos e ficaram assustados (Marcos 5:15) - não era temor piedoso, mas terror; caso contrário, nenhuma razão para pedir a Jesus para sair; também estranho que eles não se alegraram que o homem fora curado
B. Eles valorizaram o status quo sobre o bem-estar espiritual de outras pessoas - muitas pessoas temem a mudança; eles ignoraram o bem que tinha vindo, preferindo ter as coisas como estavam (ver Mateus 23:13)
C. Eles valorizavam coisas materiais sobre a lei de Deus - os porcos eram animais impuros para os judeus (Levítico 11:7); se os proprietários eram judeus, eles valorizavam coisas materiais sobre a lei de Deus (Mateus 6:24); mesmo que os proprietários fossem gentios, os judeus locais ainda imploravam a Jesus para sair, mostrando rejeição a Cristo, embora Ele provasse que Ele era de Deus (Lucas 8:37)

3. O homem que foi curado implorou a Jesus que ele pudesse sair com ele (Marcos 5:18-20)

A. Compreensível que ele queria estar com Jesus depois de ser curado - louvável também, já que seguir Jesus não era fácil (Mateus 8:19-20)
B. Mas não era o seu lugar - Jesus chamou alguns para viajar com Ele (Marcos 3:13-15); nos fornece uma lição de respeito aos papéis (Efésios 4:11-12, 1 Coríntios 12:27-29)
C. O Senhor tinha outra obra para ele (Marcos 5:19) - embora não fosse o que ele inicialmente queria fazer, ele cumpriu bem seu dever (Marcos 5:20); não importa o papel que temos no reino do Senhor, devemos deixar nossa luz brilhar (Mateus 5:16)

Conclusão

A. Infelizmente, muitos não querem estar com Jesus - eles correm dEle ou imploram que Ele saia
B. Devemos querer estar com Ele - não que estejamos na presença física dEle aqui; mas se seguirmos Sua palavra, podemos estar com Ele no céu pela eternidade

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem