Ló: No Mundo, Não Do Mundo

No Mundo, Não Do Mundo
Texto: Gênesis 19:15-17
Introdução: Este é um trecho da Escritura que estamos todos familiarizados. É uma passagem que não é muito tratada por causa da verdade que ela revela. Estamos vivendo em uma época onde a verdade é muitas vezes rejeitada e ignorada, especialmente quando não está de acordo com os nossos desejos e comportamentos.
 
Antes de entrar na mensagem, precisamos considerar os eventos que levaram até a posição atual. Ló era o sobrinho de Abraão e foi levado para fora da terra de Ur para a terra de Canaã com ele. As coisas estavam indo bem até que os rebanhos de Abraão e Ló aumentaram até o ponto de haver contenda e discórdia entre os pastores de Ló e Abraão. Eles chegaram ao lugar que eles tiveram que separar e Abraão ofereceu a Ló a escolha em relação à direção. Ló escolheu a terra para Sodoma. Gênesis 13:10-11 – “Então Ló levantou os olhos, e viu toda a planície do Jordão, que era toda bem regada (antes de haver o Senhor destruído Sodoma e Gomorra), e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, até chegar a Zoar. E Ló escolheu para si toda a planície do Jordão, e partiu para o oriente; assim se apartaram um do outro”. Este foi o início da queda de Ló.
 
Agora precisamos entender onde Ló estava espiritualmente. Ele não era um homem que não tinha ouvido falar e recebido a verdade. Na verdade, podemos estar certos de que Ló era um filho de Deus. 2 Pedro 2:7-8 – “e se livrou ao justo Ló, atribulado pela vida dissoluta daqueles perversos (porque este justo, habitando entre eles, por ver e ouvir, afligia todos os dias a sua alma justa com as injustas obras deles) ”. A Bíblia é clara no que diz respeito ao relacionamento de Ló com o Senhor, mas também revela seu desejo de permanecer entre o mundo. Observe o verso 16 novamente: “Ele, porém, se demorava; pelo que os homens lhe pegaram pela mão a ele, à sua mulher, e às suas filhas, sendo-lhe misericordioso o Senhor. Assim o tiraram e o puseram fora da cidade”. Ló pertencia a Deus e, no entanto, havia uma forte ligação com o mundo.
 
Muitos em nossos dias enfrentam a mesma situação. Eles são salvos e ainda permanecem no mundo e se agarram ao que ele oferece. Eu quero que nós consideremos os princípios revelados no texto relativo ao perigo de permanecer no mundo enquanto eu prego sobre o pensamento: No mundo, não do mundo.

Gênesis 19:15 – “E ao amanhecer os anjos apertavam com Ló, dizendo: levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças no castigo da cidade”. Os anjos apertaram a Ló; eles literalmente exigiram, eles pressionaram e insistiram para que ele os seguisse. Nós também precisamos sentir a urgência revelada no texto. Estas não são opções a considerar, mas ordens a obedecer. Primeiro, vemos que:

I. É Hora De Levantar

- Este é o primeiro comando que os anjos deram; “Levanta-te”. Isto tem a ideia de "elevar, ressurgir, para ser estabelecido ou provado, para cumprir ou confirmar". Os anjos enfatizaram a necessidade de Ló se levantar para as coisas de Deus. Era hora de estabelecer quem ele era, aos olhos do mundo, para provar sua fé e confirmá-la a eles. Era hora de tomar uma posição!
1. É tempo de a Igreja e o corpo de Cristo se levantar em nossos dias. Nós precisamos nos levantar e ser diferentes para fazer a diferença. Precisamos estabelecer quem somos e onde estamos e provar a nossa postura pela vida que vivemos. É o momento que devemos cumprir as obrigações que o Senhor nos deu.
2. Temos permanecido em silêncio por muito tempo. Não podemos esperar que o mundo mude ou ter a vitória em nossas vidas se não estivermos dispostos a nos levantar. Isso não vai ser fácil e eu posso garantir que não vai ser popular, mas temos de nos levantar. Salmo 1: 1 – “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”.
3. Nós nunca vamos ganhar a vitória sobre o mundo enquanto nós estivermos sentados contentes entre o mundo. É hora de levantar-se e ser contados entre os fiéis!

II. É Hora De Reunir

“levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão”. Esta não era uma obrigação somente para Ló. Ele deveria reunir sua família com ele. Ele era responsável por eles e ele precisava levá-los juntos para fugir do mundo. Ele os havia levado para lá e agora era hora de levá-los para fora.
1. Precisamos sentir a urgência de reunir em nossos dias. Precisamos de pais que assumam a responsabilidade por seus filhos. É uma época triste em que vivemos. Muitas vezes, os professores da escola dominical ou pastor, recebe a culpa, mas a responsabilidade em última instância, cai dentro de casa.
2. Se você está esperando seus filhos triunfar neste mundo escuro com base exclusivamente no que eles recebem na casa de Deus, você está redondamente enganado. Eles precisam ser cercados pela verdade de Deus em uma base diária. Não podemos esperar que nossos filhos triunfem quando não há nenhuma justa instrução dentro da casa. Oxalá que mães e pais em nossos dias reúnam suas famílias e incutam as verdades da Palavra de Deus neles. Vivam a sua fé diante deles. A maçã geralmente não cai muito longe da árvore.
3. Efésios 5:23; 25 – “porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela”. Efésios 6:4 – “E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor”.
4. Tito 2:3-5 – “as mulheres idosas, semelhantemente, que sejam reverentes no seu viver, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras do bem, para que ensinem as mulheres novas a amarem aos seus maridos e filhos, a serem moderadas, castas, operosas donas de casa, bondosas, submissas a seus maridos, para que a palavra de Deus não seja blasfemada”.
5. Precisamos ficar longe do egoísmo dentro de nossas igrejas também. Muitas vezes, nós nos tornamos complacentes quando nossa família é salva e fazendo bem espiritualmente, mas precisamos sentir a urgência e obrigação para com os outros também.

III. É Hora De Admitir

“para que não pereças no castigo da cidade”. As coisas estavam desesperadas para Ló. Era hora de ele admitir onde ele estava com o Senhor. Se ele não saísse, o juízo era tudo o que restava.
1. Não estamos jogando jogos aqui hoje. Isso é muito sério. Perturba-me ver a atitude indiferente e irreverente que muitos têm em nossos dias a respeito do Senhor e seu relacionamento com ele. Estamos vivendo em dias de desespero e é hora de nós admitirmos onde estamos com o Senhor. Sabemos onde estamos e o que precisamos fazer, mas temos atitude de mudança; não enfrentamos a realidade. Nós simplesmente ignoramos, em vez de admitir.
2. Por que é que as pessoas vêm à igreja semana após semana e ainda não há nenhuma mudança em suas vidas? É simples: elas não estão dispostas a admitir que existem áreas em suas vidas que precisam ser trabalhadas. O primeiro passo para lidar com os problemas da vida é admitir que há um problema! Deus já sabe e você também; por que não o admitir, para que você possa lidar com ele?

IV. É Hora De Agir. V. 17

“Quando os tinham tirado para fora, disse um deles: Escapa-te, salva tua vida; não olhes para trás de ti, nem te detenhas em toda esta planície; escapa-te lá para o monte, para que não pereças”. Aqui descobrimos que Ló tinha uma decisão a tomar. Era hora de agir. Os dias de vida entre o mundo tinha acabado e com ele o juízo estava chegando a menos que ele escolhesse agir a fim de escapar. A palavra “escapar” significa "escapulir, para salvar ou se livrar." Isso era algo que Ló não podia mais ignorar ou ser passivo.
1. Não precisamos olhar muito longe para determinar que é hora de ação entre o povo de Deus. Temos sido complacentes com as necessidades dos nossos dias por muito tempo. Nós nos tornamos uma vida confortável entre o mundo e temos chegado ao lugar que nos recusamos a lidar com isso.
2. Sabemos o que a Bíblia diz e nós sabemos o que precisa ser feito. A pergunta é: o que vamos fazer sobre isso? Será que vamos continuar vivendo entre o mundo e, em muitos casos, participando do mundo, ou vamos agir e escapar do mundo?
3. Você nunca vai encontrar libertação e vitória em sua vida espiritual, enquanto você se contentar em morar em Sodoma. É tolice continuar fazendo as mesmas velhas coisas e esperar um resultado diferente! É tempo de a igreja do Deus vivo agir quando se trata do pecado em nossas vidas e da condição do nosso mundo. Você está disposto a fazer esse movimento para o Senhor hoje?

V. É Hora De Abandonar

“Escapa-te, salva tua vida; não olhes para trás de ti”. Foi dito a Ló não só para escapar de Sodoma, mas abster-se de olhar para trás quando ele saísse. Ele ia afastar-se da vida que ele conhecia e nunca olharia para trás. Não ia ser nada para voltar.
1. Este é um problema que parece afetar a muitos em sua jornada cristã. Eles vêm para o lugar que eles estão dispostos a admitir sua necessidade, e até mesmo fazem algo sobre essa necessidade, mas demasiadas vezes eles estão olhando para trás. Eles questionam se eles fizeram a decisão certa. Os desejos da carne se levantam novamente e eles querem voltar para seus prazeres.
2. Se quisermos superar e suportar, devemos completamente e totalmente abandonar a carne. Não podemos adivinhar nossas ações. Não podemos continuar a olhar para as coisas antigas e pensar que foram melhores.
3. O mundo não tem nada para voltar. Ele oferece nada além de sofrimento, destruição e dor. A vida que agora vivo não pode ser comparada com a vida que eu vivi lá. Houve momentos em que eu questionei e me afastei de Deus, mas naqueles tempos eu nunca fui feliz. Eu não trocaria o que tenho em comunhão com Jesus por tudo o que o mundo pode oferecer.
4. Você está disposto a se afastar do mundo sem olhar para trás? Isto é muito mais fácil dizer do que fazer. O adversário vai tentar colocar dúvida, dentro de seu coração. Ele vai dizer que você cometeu um erro grave. Você não deve ouvir suas mentiras, mas abandonar o mundo para o poder de Deus.
5. Lucas 9:62 - E Jesus disse-lhe: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus. Filipense 3:13-14 – “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus”.

VI. É Hora De Subir

“Escapa-te, salva tua vida; não olhes para trás de ti, nem te detenhas em toda esta planície; escapa-te lá para o monte, para que não pereças”. Claramente Ló era deveria fazer uma viagem para cima. Deus não queria que ele ficasse nas planícies que cercam Sodoma, mas fugir para a segurança das montanhas.
1. Há uma grande aplicação espiritual aqui. Precisamos estar subindo mais para o Senhor em vez de manter uma altitude constante. Muitos cristãos estão contentes em habitar entre as planícies e não têm qualquer desejo de alcançar alturas ainda maiores para o Senhor.
2. É tempo de a igreja subir em nossa geração. Habitamos em terras baixas, entre o mundo, o tempo suficiente. Precisamos buscar um pico mais alto para o Senhor.
3. Esta não será uma jornada fácil. Ló argumentou com o Senhor a respeito de sua capacidade de fazer a viagem. Nós também colocamos uma luta quando chamados para subir mais alto. Estou convencido de que Deus tem mais para nós do que aquilo que desfrutamos atualmente. Há muito mais do que poderíamos experimentar em nossa caminhada com Deus, e só nós nos comprometermos a fazer a subida.
4. O fator decisivo é saber se estamos contentes nas planícies do mundo ou, se queremos subir mais alto. Eu certamente quero subir mais alto; e você?
 
Conclusão: Esta não foi uma passagem fácil de lidar, mas revela grandes verdades sobre nossas vidas. Estou convencido de que o Espírito Santo tem falado aos nossos corações hoje. Você está disposto a fazer um movimento em direção ao Senhor e o que Ele deseja para você ou você vai ser como Ló foi e resistir ao chamado de Deus? Este altar está aberto se você estiver disposto a receber o Senhor e obter a vitória.
 
Pr. Aldenir Araujo

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem