O Que Há No Nome De Jesus

O Que Há No Nome De Jesus
Texto: Mateus 1:21
Introdução: O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma virgem chamada Maria. Ele anunciou-lhe que ela seria a mãe do Filho de Deus. Seu nome seria "Jesus". Ninguém tem causado tanta controvérsia na história como Jesus. Ele é amado por Seus seguidores e odiado por seus inimigos.

O nome de Jesus é o nome mais doce falado pelo homem mortal e o nome mais temível em todo o universo.

I. Jesus: O Nome Celestial

A. O anúncio do nome. (Lucas 1:26; 2:21)    
B. A adequação do nome. "Jeová é salvação". " Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”. (Lucas 19:10)
C. A autoridade do nome.
1. A autoridade sobre os demônios. "Voltaram depois os setenta com alegria, dizendo: Senhor, em teu nome, até os demônios se nos submetem" (Lucas 10:17)
2. Autoridade sobre as doenças. "Disse-lhe Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda” (Atos 3:6)
3. Autoridade para perdoar pecados. "este nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos. A ele todos os profetas dão testemunho de que todo o que nele crê receberá a remissão dos pecados pelo seu nome" (Atos 10:42-43).

II. Jesus: O Nome Honrado

A. Nome Exaltado.
1. Exaltado pelo Pai. (Filipenses 2:9-11) "Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai"
2. Exaltado pelos anjos. (Lucas 2:13-14; Hebreus 1:6; Apocalipse 5:11) "E olhei, e vi a voz de muitos anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos; e o número deles era miríades de miríades; e o número deles era miríades de miríades e milhares de milhares, que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor” (Apocalipse 5:11-12)
3. Exaltado pelos redimidos. "E saiu do trono uma voz, dizendo: Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis, assim pequenos como grandes. Também ouvi uma voz como a de grande multidão, como a voz de muitas águas, e como a voz de fortes trovões, que dizia: Aleluia! porque já reina o Senhor nosso Deus, o Todo-Poderoso". (Apocalipse 19:5-6)
B. Nome Exclusivo. "E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos" (Atos 4:12) - "Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Romanos 10:13)

III. Jesus: O Nome Odiado

A. Exemplo dos que o odiaram.
1. Herodes. (Mateus 3:16-18)
2. Os líderes religiosos (Mateus 27:20-23).
3. Mundo. (João 15:18) "Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim" (João 15:18) - "E, chamando-os, ordenaram-lhes que absolutamente não falassem nem ensinassem em nome de Jesus" (Atos 4:18)
B. A exposição dos que odiaram. " O mundo não vos pode odiar; mas ele me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras são más" (João 7:7). - "E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas" (João 3:19-20). - "Se eu não viera e não lhes falara, não teriam pecado; agora, porém, não têm desculpa do seu pecado. Aquele que me odeia a mim, odeia também a meu Pai" (João 15:22-23)
C. O erro dos que odiaram. "Odiaram-me sem causa" (João 15:25) - " Aqueles que me odeiam sem causa são mais do que os cabelos da minha cabeça; poderosos são aqueles que procuram destruir-me, que me atacam com mentiras; por isso tenho de restituir o que não extorqui”. (Salmo 69:4; 35:19) - "Eu, que sou a luz, vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas" (João 12:46) - "E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os pecados; e nele não há pecado" (1 João 3:5)

Conclusão:
1. A menção do nome de Jesus traz esperança ao pecador; "porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos"
2. O nome de Jesus abre a porta do céu para que os santos de Deus possam se achegar "ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça e socorro em ocasião oportuna"
3. O nome de Jesus traz conforto para os tristes e força para aqueles que estão sofrendo.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem