A Glória De Sua Presença - Eles Viram A Sua Glória

A Glória De Sua Presença - Eles Viram A Sua Glória
Texto: Mateus 17:1-8
Introdução: Seis dias antes da transfiguração de Jesus, Pedro fez a grande declaração: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo" (Mateus 16:16) Lucas afirma que, após a confissão de Pedro, Jesus prediz sua morte e ressurreição. "É necessário que o Filho do homem padeça muitas coisas, que seja rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e escribas, que seja morto, e que ao terceiro dia ressuscite" (Lucas 9:22) Jesus levou Pedro, Tiago e João para um alto monte. Lucas nos diz que Jesus estava orando quando foi transfigurado enquanto os discípulos dormiam. Quando acordaram, viram a sua glória (Lucas 9:32). Esta experiência foi com eles ao longo do seu futuro ministério.

I. A Transfiguração

A. O rosto de Cristo. A palavra transfigurar é uma tradução da palavra da qual nós temos a nossa palavra metamorfose. "A palavra metamorfose significa uma mudança, uma mudança externa, uma mudança que vem de dentro"
1. A glória interior.
a. "o seu rosto resplandeceu como o Sol" Mateus 17:2
b. "e foi transfigurado diante deles" Marcos 9:2
c. "mudou-se a aparência do seu rosto" Lucas 9:29
2. O brilho exterior.
a. "as suas vestes tornaram-se brancas como a luz" Mateus 17:2
b. "as suas vestes tornaram-se resplandecentes, extremamente brancas, tais como nenhum lavandeiro sobre a terra as poderia branquear" Marcos 9:3
c. "Vestes tornaram-se branca e resplandecente" Lucas 9:29
B. A companhia de Cristo.
1. A importância de Moisés e Elias. v. 3
2. A discussão com Moisés e Elias. Lucas 9:30-31
C. Comentários a Cristo. Mateus 17:4
1. Pedro não sabia o que dizer. Marcos 9:6 "não sabia o que havia de dizer"
2. Pedro não sabia o que ele disse. Lucas 9:33 "não sabendo o que dizia"
Os discípulos tiveram muito medo quando acordaram para ver a glória de Jesus. Ninguém em Israel tinha visto a glória shekinah durante quase 600 anos.
        
II. O Testemunho

A. Voz do Pai. v. 5
B. A confirmação do filho. v. 5
"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai" João 1:14
"Porque não seguimos fábulas engenhosas quando vos fizemos conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, pois nós fôramos testemunhas oculares da sua majestade. Porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando pela Glória Magnífica lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; e essa voz, dirigida do céu, ouvimo-la nós mesmos, estando com ele no monte santo" 2 Pedro 1:16-18

III. O Toque

A. O toque reconfortante. vv. 6-7
B. O toque confirmador. v. 8 "não viram a ninguém senão a Jesus somente"

Conclusão e lições

1. A transfiguração de Jesus foi uma prévia da sua vinda gloriosa como Rei dos Reis. Jesus reinará sobre Seu reino. Você tem que aceitar o Rei para estar no reino. Você já confiou em Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor?
2. Os discípulos foram fortalecidos e encorajados ao ver a glória de Jesus. Esta os preparou para seu futuro ministério e morte. Você deseja sua presença?
3. A presença de Moisés e Elias nos dá a certeza da vida após a morte. Os salvos estão com Jesus na glória. Você já recebeu Jesus como Salvador e Senhor?
4. A transfiguração de Jesus é uma imagem da transformação futura do crente.
5. Os discípulos viram Jesus em pé só diante deles após a experiência. Jesus é tudo que precisamos para a vida agora e toda a eternidade. Para o que ou quem você está olhando hoje?

Pr. Aldenir Araujo

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem