O primeiro versículo do Evangelho de João é absolutamente repleto de significado, e refuta uma série de erros populares. Lê-se:
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus".Vamos considerar vários elementos importantes dessa passagem.
Em primeiro lugar, de acordo com a afirmação de Gênesis 1:1, o versículo nega que o Universo é eterno - houve um princípio. A evidência científica tem confirmado esta verdade que até mesmo um agnóstico como o Dr. Robert Jastrow é forçado a admitir que “a ciência moderna nega uma existência eterna para o Universo".
Em segundo lugar, o apóstolo defende a existência eterna do Verbo (posteriormente identificado como o Cristo pé-encarnado - verso 14). O verbo (três vezes traduzido como "estava" em 1:1) é uma forma imperfeita que sugere a "existência atemporal contínua" da Segunda Pessoa da Trindade. Isto é diretamente oposto à afirmação dos Testemunhas de Jeová de que Cristo era um ser criado.
Em terceiro lugar, o Cristo pé-encarnado é caracterizado neste contexto como "o Verbo". O termo "Verbo" implica comunicação. Jesus Cristo é o revelador da verdade para a humanidade (João 1:18; Hebreus 1:1-2), e sem ele não há acesso ao Pai (João 14: 6). Isto contradiz a filosofia do deísmo, que alega que, enquanto pode haver um Criador em algum canto remoto do universo, ele não se comunicou com a humanidade.
Em quarto lugar, o Verbo estava "com" Deus. A preposição ("com") significa, literalmente, frente, e revela uma distinção entre as duas pessoas que, no Novo Testamento, são identificados como Pai e Filho. Esta linguagem está em desacordo com a doutrina "Unicidade Pentecostal" que alega que o Pai e o Filho são a mesma pessoa, só se manifesta em diferentes formas.
Em quinto lugar, o Verbo é identificado como "Deus", que significa simplesmente divindade. O Verbo eterno possui a natureza de um ser divino (Filipense 2:6.). Isso anula o dogma das Testemunhas de Jeová que afirmam que Cristo não era nada mais "do que um homem perfeito".
Marque estes cinco pontos em relação a João 1:1, e faça anotações apropriadas na margem de sua Bíblia.
Pr. Aldenir Araújo