Introdução: Se Abraão é caracterizado pela frase "amigo de Deus", Ló seria caracterizado pela frase "amigo do mundo”. Neste capítulo, nós registramos os tristes acontecimentos de declínio espiritual e moral de Ló.
Há muitos contrastes entre estes dois homens. Observe:
1. Quando o Senhor e os anjos vieram visitar no último capítulo que estudamos, Abraão estava sentado na porta de sua tenda enquanto Ló estava sentado à porta de Sodoma.
2. Abraão era um peregrino e estrangeiro só de passagem por este mundo, mas Ló saiu de sua tenda e se estabeleceu em Sodoma.
3. Abraão estava à procura de uma cidade construída por Deus, enquanto Ló se estabeleceu em uma cidade que se opôs a Deus.
4. Deus tinha comunhão com Abraão, mas Ló habitava o lugar de juízo.
5. A mensagem de Deus a Abraão foi motivo de alegria, mas Sua mensagem a Ló foi assustadora.
Hoje à noite, eu quero meditar com vocês em alguns versos-chave que nos revelam ainda maiores diferenças entre estes dois homens.
I. Ló não tomou posição contra o pecado. V. 1-1
A. Sentado a porta indica que Ló estava em um lugar de importância no governo da cidade. (v. 1-3)B. A homossexualidade era galopante na cidade. (v. 4-5)
C. Ló chamava os homens de Sodoma de "irmãos" (v. 6-7).
D. Ele ofereceu suas duas filhas para esta perversa multidão fazer "a elas o que bem lhes parecer" (v. 8)
E. Estes "irmãos”, em seguida, ameaçaram levar Ló e fazer mais mal a ele do que o que tinha planejado fazer com os anjos. (v. 9)
F. Os anjos não permitiram que tal coisa acontecesse e feriram a máfia com cegueira. (v. 10-11)
II. Ló não tinha nenhuma influência com sua família.
A. Ele recebeu a mensagem do juízo vindouro. (v. 12-13)B. Quando ele foi avisar sua família, ele foi ridicularizado. (v.14)
C. Por causa de sua fidelidade e obediência, Abraão seria uma bênção para o mundo inteiro, mas Ló só se tornaria um exemplo.
III. Ló e sua família não tinha nenhum desejo de deixar a cidade. V. 15-26
A. Os anjos tiveram que literalmente arrastar Ló e sua família para fora da cidade.B. Ló pediu autorização para entrar em outra cidade.
C. Você pode tirar o porco para fora do chiqueiro, mas ele ainda continuará sendo um porco!
D. Sua esposa foi transformada em uma estátua de sal, porque ela não pode resistir a uma última olhada.
IV. Ló não tinha frutos por todos os seus anos de trabalho. V. 27-29
A. Abraão observou a uma distância como tudo virou fumaça.B. Toda a riqueza e ganho material que Ló havia acumulado foram embora.
C. A maioria de sua família foi destruída.
D. Anos desperdiçados... mais nada !
V. Ló não mostrou arrependimento em absoluto. V. 30-38
A. Ele deixou Zoar por medo, não por arrependimento!B. O resto do capítulo conta a história de sua embriaguez e o relacionamento incestuoso com suas duas filhas.
C. Que imagem vívida da verdade: O pecado irá levá-lo mais longe do que você quis ir, mantê-lo mais tempo do que você quis ficar, e vai custar-lhe mais do que você está disposto a pagar!
Conclusão: Que tragédia! A tragédia de uma vida desperdiçada. A vida desperdiçada de Ló serve como um contraste gritante com o amigo de Deus. Em vez disso, ele era um amigo deste mundo. Ele tinha tudo... sucesso, família, amigos ... O problema, porém, foi que ele deixou Deus fora de sua vida.
A lição para nós hoje não é difícil de entender. Devemos manter nosso coração reto com Deus. Não podemos permitir a atração de este mundo nos cegar para a verdade da Palavra de Deus. Anos após este evento, Deus usou o apóstolo Paulo a escrever: "Tudo o que o homem semear... Isso também ceifará!”.