Contagem regressiva para o julgamento Parte 3: A prova final

Contagem regressiva para o julgamento Parte 3: A prova finalTexto: 1 Coríntios 3:5-15

Introdução: Você sabia que todos nós temos mais uma prova para enfrentar?

Esta prova final será avaliar a qualidade do trabalho que temos feito para o Senhor.

1. O plano de Deus é recompensar seus seguidores.

A. Exemplos do Antigo Testamento: Foi prometida a Abraão uma grande recompensa (Gênesis 15:1). E o salmista fala dos benefícios colhidos por guardar os mandamentos de Deus (Salmo 19:7-8, 11).
[post_ad]
B. Exemplos do Novo Testamento: A perseguição nos fará ganhar uma grande recompensa (Mateus 5:10-12). Jesus advertiu que se fizermos o nosso trabalho para ser louvado pelos homens, não teremos a recompensa de Deus Pai. Por causa da motivação errada, a honra que recebemos na terra é a nossa plena recompensa (Mateus 6:1-4).

2. O plano de Deus é nos recompensar individualmente.

A. Paulo sabia que embora ele e Apolo tivessem trabalhado com o mesmo objetivo, cada homem seria recompensado de acordo com o trabalho que tinha feito.
B. Deus não vai reconhecer o trabalho das igrejas como um todo, mas sim vai honrar os membros individualmente. Toda vez que realizamos uma boa ação com um motivo piedoso, ganhamos recompensas celestiais (1 Coríntios 4:5).

3. O plano de Deus é que construamos uma vida digna de recompensa.

A. O fundamento da nossa vida é a salvação em Cristo (1 Coríntios 3:11). Exemplos: as estacas de aço de um edifício alto, uma base teológica forte para o ministério.
B. A estrutura é construída com os nossos atos.
C. Os materiais de construção podem variar em qualidade (Hebreus 9:27). Atos dignos são como ouro, prata e pedras preciosas. Estas são ações que fazem parte de uma vida cristã piedosa. Atos inúteis são como madeira, feno e palha. Estes incluem escolhas pecaminosas, oportunidades perdidas de ser amável, e os atos realizados com motivos impuros.

4. O plano de Deus é por a prova as nossas obras (Apocalipse 1:12-17, 2:18-23).

A. A nossa salvação é garantida, mas nossas obras serão avaliadas (1 Coríntios 3:13-15). Nós vamos estar diante do Senhor e dar conta de nossas vidas.
B. Jesus vai nos julgar à luz de três coisas:
- Quanta verdade nós conhecemos?
- Quantas oportunidades nós tivemos?
- O que fizemos com o que Deus nos deu?
C. O objetivo do fogo divino é destruir nossas obras sem valor. Então Deus enxugará as lágrimas dos nossos olhos e nos recompensará pelas boas obras.

Conclusão: A maioria das pessoas sabe a importância do planejamento para o futuro. Infelizmente, muitos não conseguem ajuntar os tesouros celestes que um viver piedoso produz. Não espere até que seja tarde demais.

Peça a Deus para direcionar seus pensamentos e ações diariamente.

Procure honrá-Lo em tudo que você faz. Então, no dia da prova final, você vai passar no teste e receber recompensas eternas.

Veja também: 


Pr. Aldenir Araújo

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem