Texto: II Coríntios 5:15
Introdução: Muitas pessoas professam ser cristãos, mas na verdade, não vivem a vida cristã. Seu cristianismo consiste, principalmente, em entrar e sair da igreja no domingo e nos dias especiais. Amado, vir à igreja não faz de você um cristão, assim como ir a uma casa funerária não faz de você um cadáver!
Forma religiosa e aparência exterior não são suficientes! Um cristão é alguém que ama o Senhor com todo seu coração, alma, mente e força. E ele também ama o próximo como ama a si mesmo. No texto de hoje, existem quatro princípios que ajudarão os bons cristãos passo a passo a prática daquilo em que acreditam.
1. Os cristãos devem viver em Cristo. II Coríntios 5:17.
Os pecados do cristão foram lavados e perdoados pelo sangue de Cristo (Apocalipse 1:5b; Colossenses 1:14). Cristo compartilha sua vida nos cristãos mediante a limpeza e renovação. Cristo está neles e eles em Cristo (Colossenses 1:27, João 15:4). Os que estão em Cristo são filhos de Deus. Eles vivem em Cristo e são dirigidos pelo Espírito Santo de Deus e fortalecidos para enfrentar os desafios da vida diária (João 16:13, 14:17). Fora de Cristo, estamos sem esperança e sem Deus no mundo (Efésios 2:12).2. Os cristãos devem viver como Cristo. I Pedro 2:21.
Um cristão segue o modelo de Cristo em: pensar, falar e agir - Cristo é o Mestre e exemplo do cristão (Hebreus 12:2 - I Coríntios 11:1 - Filipenses 3:17). Ele segue após a bondade de Cristo, compaixão, amor, santidade e sacrifício. Pratica a oração diária, a leitura da Bíblia e aplica o que aprende, pois viver pela fé em Deus nos ajuda a amadurecer mais e tornar-se progressivamente como o Senhor Jesus Cristo (II Coríntios 4:11).Um cristão deve ser um "exemplo" de Cristo. A semelhança mais próxima ao povo de Cristo pode ver na terra deve ser o cristão. Infelizmente, o cristianismo é uma marca, que está recebendo tanta publicidade ruim entre aqueles que levam o nome de Cristo! Cristãos desobedientes fazem mal a si e trazem descrédito à causa de Cristo (II Timóteo 2:19b).
3. Os cristãos devem viver para Cristo. II Coríntios 12:10.
Um bom soldado vive e às vezes morre para seu país. Ele vai enfrentar dificuldades. Ele irá esquecer o conforto pessoal apenas para proteger a sua nação e conterrâneos. Uma dos retratos do cristão é a de um soldado de Cristo (II Timóteo 2:3-4).Como um bom soldado de Cristo, o cristão deve estar pronto para servir, sofrer e se sacrificar. Cristo deu Sua vida por nós. Ele morreu por nós para que não devemos mais servir a Satanás e ao pecado (Romanos 6:6; I Pedro 4:2). Devemos viver para Cristo porque Ele pagou um alto preço pela nossa liberdade e redenção da pena e do poder do pecado (Gálatas 5:24 - I Coríntios 6:20).
Um dos piores estados na vida é ser chamado de cristão no nome, e não viver para Cristo! Amigo cristão, você está trabalhando para o mestre com quem você um dia vai prestar conta de sua vida?
4. Os cristãos devem viver com Cristo. I Tessalonicense 4:17.
Os cristãos são abençoados por viver com a presença de Cristo na terra, pois Ele prometeu estar sempre com eles (Hebreus 13:5). Os cristãos são ainda mais abençoados por terem a promessa da volta de Cristo. Ele irá levá-los para onde Ele está (João 14:2-3). À luz das profecias bíblicas se cumprindo diante de nossos olhos, não vai demorar muito. Cristo está voltando e os cristãos irão viver eternamente com Ele em glória - onde não há tristeza, sofrimento, pecado, vergonha e morte!Deve preceder a morte o glorioso aparecimento de Cristo, temos a garantia de que nossa alma estará presente com o Senhor após a nossa morte física (II Coríntios 5:8 - Filipenses 1:21).
Conclusão: Meus amados, a Bíblia deixa muito claro que um verdadeiro cristão é aquele que deve viver: em Cristo, como Cristo, por Cristo e, em seguida, com Cristo! Amigo, de acordo com o que temos estudado brevemente com as escrituras, você é um cristão bíblico? Você pode honestamente dizer que você está vivendo para servir e agradar ao Senhor? Você tem uma garantia de 100% que, se você fosse morrer amanhã, você vai estar com o Senhor?
Tags:
Esboços de Sermões
irmao muito edificante esse sermao; este blog e uma bencao. deus continue vos ebencoando. ass. ir. eudes
ResponderExcluirObrigado querido. Sua participação é de suma importância para continuação deste trabalho.
ResponderExcluirUm forte abraço.