Texto: Mateus 26:27-28
Introdução: Jesus reuniu os discípulos para a Última Ceia. Quando estes homens se reúnem em torno dele, ele segura o cálice e começa a explicar lhes que seu sangue é a Nova Aliança, e que seu sangue é suficiente. Haja vista que o sangue de bodes e touros por 4000 anos, não cumpriu os requisitos para o cumprimento da lei, o seu sangue é suficiente. Este é o que Ele estava falando quando ele disse que tinha vindo para cumprir a lei e não acabar com ela. Mateus 5:17 “Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim para destruir, mas cumprir”.
Ele que em um ato de amor desinteressado faria o que nenhum outro sacrifício tinha sido capaz de fazer e iria começar uma nova aliança com o Deus da Criação. Um testamento de sangue que se alguém confiasse no poder deste sangue, receberia REDENÇÃO – EXPIAÇÃO - CURA - LIBERTAÇÃO – PROTEÇÃO – PODER - TRANSFORMAÇÃO.
É maravilhoso o poder eficaz do precioso sangue do Cordeiro de Deus, poder para tirar os pecados do mundo.
I. Seu sangue tem o poder de redimir
"Pelo sangue, pelo sangue, somos redimidos sim, pelo sangue carmesim...”. Harpa CristãGálatas 3:13 “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós: porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro”
A. A lei foi dura, era quase uma maldição sobre a humanidade. Ninguém poderia ser puro o suficiente, bom o suficiente, santo o suficiente para obedecer toda a lei.
B. A lei colocou os homens detidos em cativeiro, e mostrou cada imperfeição da humanidade. C. Mas o sangue de Jesus nos libertou da maldição do pecado e da morte.
Romanos 8:15 “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai”.
D. A lei não teve nenhuma conclusão - Hoje um cordeiro, amanhã uma pomba, próxima semana um bode, na próxima um touro.
- Isto nunca parou, sempre tentando cobrir os pecados de uma nação.
- O sacerdote tinha que entrar no Santo dos Santos uma vez por ano, para cada ano espargir o sangue sobre o propiciatório da Arca da Aliança para expiar os pecados da nação de Israel.
I Pedro 1:18-19 “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata e ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha”
- Mas um grito de Jesus e Deus e já não estava mais separado do homem por um véu, quando ele gritou "Está consumado" o véu foi rasgado de cima para baixo e agora o homem pode ser resgatado pela Nova Aliança do Sangue de Jesus.
- E agora o homem já não está separado da presença de Deus por esse sangue.
Hebreus 10:16-19 “Este é o concerto que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seu coração e as escreverei em seus entendimentos, acrescenta: E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades. Ora, onde há remissão destes, não há mais oferta pelo pecado. Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,”
II. Seu sangue tem o poder de transformar
A. É o sangue de Jesus que, quando aplicado à nossa vida faz com que o principal, mais vil dos pecadores, seja transformado, a alma o corpo e o espírito em uma nova criatura formada à imagem da santidade de Deus.Hebreus 9:14 “Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno, se ofereceu a si mesmo sem mácula a Deus, purificará a vossa consciência das obras mortas, para servirmos ao Deus vivo?”
B. Saulo, um assassino, que tentou destruir a igreja do Deus vivo teve um encontro com o poder do sangue e foi transformado para sempre em "Paulo, apóstolo de Cristo"
C. O ladrão na cruz teve um encontro com o poder do sangue de Jesus, e foi transformado de um homem condenado em um santo habitante do Paraíso.
II Coríntios 5:17 “Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”
D. Não há uma alma que tenha ido tão longe que o poder do sangue de Jesus não pode transformar sua natureza pecaminosa para o desejo da santidade de Deus
Isaías 1:18 “Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR: ainda que vossos pecados sejam como escarlata, eles se tornarão brancos como a neve, ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã”.
III. Seu sangue tem o poder de dar vida
A. O sangue é a nossa fonte de vida, sem ele correndo em nossas veias, deixará de ter vida neste corpo físico.B. Você não pode sobreviver sem sangue.
C. Sem o sangue de Cristo aplicado ao nosso espírito e alma estamos condenados à morte
Apocalipse 21:8 “Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, aos abomináveis, e aos homicidas, aos impuros, aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; que é a segunda morte”.
D. Vida, mais abundante só pode ser encontrada no poder do sangue de Jesus. João 10:10 “O ladrão não vem senão para roubar, matar, e destruir: Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância”.
IV. Seu sangue tem o poder de curar e proteger
A. Sempre que um vírus ataca o nosso corpo físico e começa a fazer-nos doentes, nosso sangue começa a lutar com tudo o que ele tem, ele ataca esse vírus com as células brancas do sangue.B. Quando o inimigo de sua alma se levanta contra você, o sangue de nosso Senhor e Salvador nos cobre como um escudo e o inimigo que destruiria nossa alma é expulso.
C. Por quê? Porque é maravilhoso e poderoso a eficácia do sangue do Cordeiro.
D. Quando o corpo sofre uma lesão, um corte, o sangue faz algo maravilhoso para protegê-lo da infecção, formando uma crosta.
E. Muitas vezes nesta vida que vivemos sofremos diversos tipos de ataques contra nosso espírito.
- Uma palavra dita que corta como uma faca no coração
- Um ato egoísta que quase te destrói emocionalmente
- Um ataque de Satanás sobre sua vida, acusando-o e condenando-o por pelo seu passado.
F. É ai que, o sangue de Jesus envolve o nosso espírito e alma para proteger e trazer a cura para as feridas das nossas vidas.
G. A ferida pode durar um pouco e pode dar um susto, mas o sangue de Jesus está sempre trabalhando no centro das feridas da nossa vida trazendo proteção e cura.
V. Seu sangue tem o poder de libertar
A. É o poder do sangue de Jesus que quebra o jugo da servidão do pecado em nossas vidas.B. Ele não apenas nos perdoa e nos deixa nas garras de Satanás, mas pelo poder do sangue de Cristo, experimentamos a libertação do pecado.
Gálatas 5:1 “Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão”.
C. Parece que Satanás envolveu em torno de sua vida e parece estar bloqueando a sua vida... - O sangue de Cristo pode quebrar e fazer você livre
D. Mas não apenas libertar, mas para vencer, triunfar.
Colossenses 1:13-14 “Ele nos libertou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado: Em quem temos redenção pelo seu sangue, a remissão dos pecados;”
Apocalipse 12:11 “E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela a palavra do seu testemunho; e não amaram a sua vida até à a morte”.
VI. Seu sangue ainda é poderoso hoje
A. Seu sangue ainda salva os pecadores, Torna os cativos livres.B. Seu sangue ainda é suficiente.
Conclusão: O amor, o sacrifício, o dom da vida, o sangue.
Você já experimentou o maravilhoso trabalho do poder do sangue do Cordeiro?
Tags:
Esboços de Sermões
Amigo Aldenir Araújo parabéns pelo texto.Abraços
ResponderExcluir@ROBERTO LIMA
ResponderExcluirObrigado amigo.
Valeu pela participação
Abraços