Gostaria que examinássemos mais de perto a preparação de um tipo textual de sermão. Eu defini anteriormente este método como uma análise e exposição de uma breve parte da Escritura, geralmente um único verso ou texto.
Vantagens de ter um texto…
Ter um texto em particular - e um contexto do qual você tirou o seu assunto - ajuda a evitar tais andanças, e ajuda a manter o interesse ativo de seus ouvintes.
Por outro lado, se o seu tema anunciado é diferente de tema bíblico - seja psicológico, social, cultural, etc. - então a substância para o seu tema geralmente será obtida a partir de uma fonte semelhante. Isso não é bom. É-nos ordenado a "Pregar a Palavra!" (2 Timóteo 4:2).
As declarações tiradas diretamente da Bíblia podem ser apresentadas com grande sentimento e convicção. Isto é porque você não está apresentando suas próprias ideias; você está dizendo ao povo o que Deus tem a dizer sobre o assunto. Isso carrega enorme peso e autoridade quando você declara: "A Bíblia diz!" E depois ler ou compartilha o verso e apresenta o significado.
Foi quando os discípulos foram "pregar a Palavra" que Deus trabalhou com eles, confirmando a Palavra com os sinais que os acompanhavam. O Senhor "confirmou a palavra" (Marcos 16:20).
Vantagens de ter um texto…
1. Captura interesse
O anúncio de um texto interessante capta imediatamente o interesse do seu público, dando-lhe assim uma congregação atenciosa. Eles ficam intrigados para ver como você vai lidar com ele. Eles querem saber quais pensamentos e implicações você trará para fora do seu texto. A mente de seus ouvintes é estimulada e alertada, proporcionando-lhe uma congregação interessada.2. Evita divagar
Um texto específico ajuda a impedir que o pregador se desvie de seu assunto. É difícil uma audiência manter o interesse ativo em um orador que vagueia em sua apresentação. Nesse artigo eu falei sobre três tipos de preparação de sermãoTer um texto em particular - e um contexto do qual você tirou o seu assunto - ajuda a evitar tais andanças, e ajuda a manter o interesse ativo de seus ouvintes.
3. Mantém o Sermão Bíblico
Centrar a sua palestra sobre uma parte específica da Escritura ajuda a manter você (pregador) bíblico. Ao apresentar um texto diretamente da Bíblia, sua mensagem é, obviamente, baseada na Bíblia. A tendência é então fundamentar seu tema de outras partes relevantes da Bíblia.Por outro lado, se o seu tema anunciado é diferente de tema bíblico - seja psicológico, social, cultural, etc. - então a substância para o seu tema geralmente será obtida a partir de uma fonte semelhante. Isso não é bom. É-nos ordenado a "Pregar a Palavra!" (2 Timóteo 4:2).
4. Aumenta a ousadia
Pregar diretamente da Bíblia aumenta a ousadia e a autoridade da proclamação. Quando você prega especificamente a Palavra de Deus, há uma unção especial do Espírito sobre ela. Deus unge Sua Palavra.As declarações tiradas diretamente da Bíblia podem ser apresentadas com grande sentimento e convicção. Isto é porque você não está apresentando suas próprias ideias; você está dizendo ao povo o que Deus tem a dizer sobre o assunto. Isso carrega enorme peso e autoridade quando você declara: "A Bíblia diz!" E depois ler ou compartilha o verso e apresenta o significado.
Foi quando os discípulos foram "pregar a Palavra" que Deus trabalhou com eles, confirmando a Palavra com os sinais que os acompanhavam. O Senhor "confirmou a palavra" (Marcos 16:20).
5. Ajuda a fixar a mensagem
Um bom texto ajuda a fixar a mensagem nas mentes de seus ouvintes. Eles vão se lembrar muito depois. Quando eles relembrarem sua mensagem, será frequentemente a Escritura na qual você baseou sua palestra que será lembrada mais vividamente.
Tags:
Pregação e Pregador